Sites para divulgar bons exemplos e boas notícias – Conheça e compartilhe!

As coisas andam tão esquisitas, as notícias negativas pululam e predominam, dos diversos meios de comunicação às redes sociais, nos quais ganham absoluto destaque notícias sobre violência, corrupção, dificuldades na economia e problemas de toda ordem que, convenhamos, se a pessoa não estiver atenta e bem consciente pode ficar facilmente desanimada, com baixo astral e com visão negativa sobre tudo e sobre todos.

Mas, felizmente, existem pessoas que se dedicam a garimpar e trazer para o público boas notícias, divulgando iniciativas concretas de um mundo que também é real, apesar desse cotidiano nada amigável, representado por ações positivas que acontecem por aí afora, consequência da generosidade de muita gente. E nessa linha, recordo-me do trabalho que há bastante tempo vem fazendo o jornalista Gilberto Dimenstein, com o seu Catraca Livre, site que utilizo periodicamente como uma das fontes de informações para este blog!

No dia de hoje, em especial, faço referência a duas outras iniciativas, interessantes e dignas de elogios, que foram implementadas por cidadãos comuns e de bons propósitos:

www.suinofest.com.br

Primeiramente, destaco o virtuoso site Caçadores de Bons Exemplos, que até ganhou cobertura da mídia anos atrás, mas que segue firme, divulgando a ação – e aventuras – do casal Iara e Eduardo, iniciada em 2011. Eles viajam por aí, pelo Brasil e por outros países, para identificar boas ações sociais, bons exemplos. Visitam, catalogam a iniciativa e registram no site. Já são mais de 1.100 projetos registrados.

O projeto ganhou monta e atualmente já conta com a participação de muitos milhares de colaboradores e informantes por meio das redes sociais. Eis a motivação e uma síntese do projeto, segundo os seus idealizadores:

“Tudo começou com o casal Iara e Eduardo, que cansados de ouvir notícias ruins resolveram tomar uma atitude…sem patrocínio e nenhum vínculo religioso ou político, venderam o apartamento e saíram em uma viagem durante 5 anos (2011/2015) pelo mundo em busca de bons exemplos. Pessoas que fazem a diferença na comunidade que vivem, executando algum projeto social. Eles acreditam que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo.

Nossos Objetivos:

1- MUDAR O OLHAR
Mostrar que em todos os lugares existem pessoas indo em buscas de soluções e não somente dos problemas. Mostrar que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo. Todos precisam saber quem são os assassinos, ladrões e as tragédias, mas além disso, também precisamos saber quem está construindo um mundo melhor. Olhar o lado luminoso do ser humano. (Formando assim outros Caçadores de bons exemplos)

2- INSPIRAR
Sensibilizar outras pessoas á fazerem o mesmo que os bons exemplos, que encontramos, estão fazendo (Formando assim Multiplicadores de ações positivas)

3- CONECTAR
Se não quiserem ou não puderem fazer o mesmo, que ajudem quem já está fazendo (Formando assim uma rede de ajuda)

4- VALORIZAR
Motivar os bons exemplos que encontramos, para continuarem neste caminho do bem.

Vale a pena visitar o site – http://www.cacadoresdebonsexemplos.com.br/ e, quem sabe, engajar-se como um dos agentes e parceiros da iniciativa. Confiram quanta gente do bem vem fazendo tanta coisa boa, abrangendo pessoas das diversas classes sociais e dos mais distintos lugares. É a viva demonstração de que, independentemente de ações governamentais (ou institucionais), podemos fazer muita coisa. Eis, portanto, uma rica fonte de inspiração, que motiva e traz alento!

 O outro exemplo, a destacar nesta oportunidade, diz respeito à criação do site Só Notícia Boa, que tomei conhecimento recentemente, apesar de ter sido lançado em 2011. No contra-fluxo dos meios de comunicação e dos grandes portais de notícias, esse site procura divulgar apenas notícias positivas, e isso é mais do que louvável, até porque, assim como gentileza gera gentileza, não tenho dúvida de que notícia boa atrai coisa positiva!

O site foi criado por dois jornalistas, baseados em Brasília, tendo o seguinte propósito e linha de atuação:

“O site:

Quem disse que notícia tem que ser ruim?

O SóNotíciaBoa.com.br mostra que é possível fazer um jornalismo diferenciado, apenas com informações positivas.

O site seleciona diariamente acontecimentos bons, do Brasil e do mundo, em diversas áreas: saúde, negócios, tecnologia, variedades, sustentável e boas ações, feitas por homens e animais.

E tem muita notícia boa nesse mundo – com pouca visibilidade – feita por gente que planeja, estuda, cria, pesquisa, investe e fomenta projetos e ações, pra melhorar a vida do planeta, do homem e da natureza.

Objetivo:

O site foi criado em agosto de 2011 para ser uma alternativa de leitura positiva, para melhorar o dia das pessoas, que andam cansadas de tanta “noticia ruim” na mídia.

O SóNotíciaBoa.com.br preenche uma lacuna no jornalismo brasileiro, que dá mais de 90% de seu espaço – e destaque – para tragédias, crimes e escândalos.

Linha editorial

Somos contrários à alienação e não achamos o mundo “cor de rosa”.

Acreditamos que notícia boa atrai mais notícia boa e anima a vida do leitor.

Fazemos parte do processo de segmentação da mídia, que criou canais/sites especializados em esporte, politica, economia, variedades…  Um processo que abriu espaço para o jornalismo positivo, do SóNotíciaBoa.com.br.

“A internet é lugar de tudo. Inclusive de notícia boa”, disse o apresentador Marcelo Tas, a respeito da criação do SóNotíciaBoa.com.br.

Conteúdo:

O SóNotíciaBoa apresenta notícias e reportagens positivas do Brasil e do mundo.

São boas novas feitas pelos nossos jornalistas e colunistas e outras que vêm de agências de notícias nacionais e internacionais.

Recomendo, pois, uma visita regular ao site – http://sonoticiaboa.com.br. Espaços e iniciativas dessa natureza precisam ser prestigiados, com audiência, participação e apoios, para que se consolidem e prosperem!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Ações sociais e humanitárias, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Sites para divulgar bons exemplos e boas notícias – Conheça e compartilhe!

  1. luci machado disse:

    Boas notícias são muito bem vindas e deveriam ocupar maior espaço na mídia. A meu ver, proporcionariam mais leveza aos jornais e ao dia a dia dos ouvintes e leitores. Parabéns ao casal Iara e Eduardo pela coragem e a eles e aos jornalistas de Brasília pela iniciativa e exemplo. Me parece que 2.011 foi “o ano”.

    • JCDattoli disse:

      Com certeza, Luci. A massificação de notícia negativa é a tônica. Somente trabalhando na conscientização das pessoas as boas notícias ganharão espaço na mídia. Vamos nessa!
      Abraço e obrigado.

  2. Bela iniciativa! Os bons exemplos deveriam estar mais presentes em todos os meios de comunicação. Parabéns aos idealizadores do projeto!

  3. Kalyna Cristina Martins Santos disse:

    Realmente uma iniciativa necessária e tão atual. Há alguns anos ouvi falar algo sobre propagar bons exemplos, que muitas vezes passam despercebidos. A ideia de buscar, focar e dar visibilidade a tais iniciativas nos trás esperança, consolo e uma grande vontade de que sejamos mais humanos em busca de humanidade. Sabemos que a grande mídia massifica, controla e direciona notícias de acordo com questões políticas e econômicas, etc. Temos que apoiar e buscar propagar esse tipo de iniciativa. Parabéns!!!!!

    • JCDattoli disse:

      Muito grato pelo gentil e incentivador comentário, Kalyna. Vamos seguindo nessa linha. O meu propósito de vida, replicado no blog, pressupõe compromisso com o bom, o belo e o bem!
      Seja sempre bem-vinda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s