Dormir bem e acordar sentindo-se ótimo! – Dicas interessantes

Algumas dicas sobre dormir bem e acordar melhor ainda, na matéria que divulgo abaixo, “Como Acordar Sentindo-se Ótimo!”, publicada no site Tudo Por E-mail. Gostei de algumas delas e não custa nada prestar atenção. É tema que, sem dúvida, interessa para o nosso bem viver! 

 

Como Acordar Sentindo-se Ótimo!

Nossas manhãs muitas vezes definem como será o nosso dia – especialmente a maneira como as começamos. Às vezes estamos sonolentos, outras vezes mal-humorados. Às vezes nos perguntamos se temos a energia para passar o dia, ou temos tanta que é impossível dormir bem. Então, aqui estão 14 dicas que podem mudar o seu dia para melhor, a partir do momento em que você acorda.

Como Acordar Sentindo-se Ótimo!

1. Não durma até mais tarde.
Escolher e manter uma hora para despertar é uma das melhores coisas que você pode fazer para o seu ciclo de sono. Ter um horário fixo para acordar irá definir o seu ritmo circadiano (o cronograma de sono/vigília do seu corpo) e trazer um sentimento bom quando você acordar. Se você dormir além desse ponto, vai se sentir um pouco sonolento, mesmo se tiver dormido mais que o de costume.
2. Consistência, Consistência e… Consistência!
Tão importante quanto ter uma hora para acordar, é ter uma hora para ir dormir. Se você vai dormir mais ou menos na mesma hora todos os dias, às 23h, por exemplo, e certo dia vai dormir às 2h da manhã, você não vai dormir bem e vai se sentir muito mais cansado, mesmo que durma mais. O corpo anseia por hábito e rotina.
Como Acordar Sentindo-se Ótimo!

3. Medite antes de dormir.
Apenas 20 a 30 minutos de meditação são suficientes para eliminar todo o estresse de um dia longo e difícil. Esquecer o problema e se concentrar em seu bem-estar faz o seu sono ser revigorante e ajudará a evitar pesadelos e estresse.
4. Prepare-se para dormir.
Isto pode soar estranho, mas uma das razões pelas quais ficamos acordados à noite é porque passamos de forma muito brusca do estar totalmente acordado para a tentativa de adormecer. Se você quer adormecer facilmente, passe a hora antes de dormir lentamente se preparando. Desligue o telefone, escove os dentes, leia um capítulo de um livro e, em nome de tudo que é sagrado, DESLIGUE A TV!

Como Acordar Sentindo-se Ótimo!

5. Acabe com todo o ruído de fundo.
De acordo com a publicação New Scientist Magazine, os ruídos de fundo – como a televisão e os sons que vêm da rua – roubam-nos vários anos de vida. Assuma o controle do nível de ruído em sua casa: desligue a televisão e qualquer outro dispositivo que faça som.
6. Encontre a temperatura ambiente ideal para você.
Calor demais provoca suores noturnos, pesadelos e sono inquieto – isso se você conseguir adormecer. Muito frio faz você acordar várias vezes durante a noite, mesmo que não se lembre pela manhã. Encontre a temperatura certa para você – aquela que faz você se sentir melhor quando está tentando adormecer.
Como Acordar Sentindo-se Ótimo!

7. Não coma logo antes de dormir. 
Seu corpo precisa de tempo para digerir a comida que você acabou de comer. Portanto, comer logo antes de dormir pode causar problemas de estômago e fazer pressão sobre o seu intestino – o que impede que você entre no sono mais profundo, aquele no qual você realmente recarrega as baterias.
8. Faça 5 minutos de Yoga pela manhã.
A Yoga pode fazer maravilhas. Ela é conhecida por reduzir a pressão arterial, diminuir a inflamação e relaxar músculos e articulações. Tem melhor maneira de começar o dia?
Como Acordar Sentindo-se Ótimo!

9. Invista no travesseiro certo.
Poucos investimentos são tão importantes como o travesseiro certo. Você pode até seguir as outras 13 dicas dessa lista e ainda não vai dormir bem o suficiente se não tiver o melhor travesseiro – Você precisa de um que suporte e alinhe a sua coluna, evitando dores cervicais e no pescoço.
10. Mude o toque do seu despertador.
Um despertador alto e irritante pode até funcionar para lhe acordar de manhã, mas estudos mostram que a vontade de continuar dormindo é muito maior com eles. Escolha um despertador mais suave ou um que comece com um alarme fraco e vá ficando cada vez mais alto, o que lhe permite desligá-lo antes que chegue aos volumes realmente irritantes.
Como Acordar Sentindo-se Ótimo!

11. Beba um copo inteiro de água antes do café-da-manhã.
É apenas um copo de água, mas ele dá um pontapé no seu metabolismo, refresca e ajuda acordar.
12. Deixe a cortina aberta.
Nosso corpo é programado para levantar-se com o sol. Mesmo quando seus olhos ainda estão fechados, a luz que entra no quarto vai sinalizar para o seu corpo que é hora de acordar e começar o dia.
Como Acordar Sentindo-se Ótimo!

13. Reduza o consumo de café.
Muitos de nós bebemos café todas as manhãs. No entanto, isso vai tornar o seu corpo viciado em cafeína, exigindo mais e mais dela para obter o mesmo efeito. Além disso, o aumento repentino de energia irá acabar em torno do meio-dia, deixando-o sonolento e irritado.
14. Alongue-se e faça exercícios.
Se a Yoga não é o seu forte, pelo menos faça um pouco de aquecimento para o seu corpo, alongue suas articulações e relaxe os músculos. Você vai se sentir muito mais confortável durante o dia.
Fonte – http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=3970&memberid=129172
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Dormir bem e acordar sentindo-se ótimo! – Dicas interessantes

  1. luci machado disse:

    Muito boas dicas.

  2. O pior problema a eliminar é o ruído que vem da rua. Muitas vezes carros param na praça, com sons altos demais. Ou, muitas vezes, durante a madrugada, eles surgem com sons ensurdecedores e nos acordam assustados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s