Da série “Não escorregue na Língua”: Quando usar ‘dentre’ ou ‘entre’?

Comunicação e expressão www.abrecom.orghttp://www.abrecom.org

Volto hoje à nossa série Não Escorregue na Língua e vou direto ao ponto: Você sabe quando utilizar a expressão ‘dentre‘? Muita gente a utiliza como sinônimo de ‘entre’. Como parece existir muita confusão a esse respeito, fui buscar ajuda.

Para não deixar dúvida, trago esclarecimento do servidor do Banco Central Ronan Pelegrini*, publicado no Conexão Real, informativo eletrônico daquela Autarquia, de 17 de agosto de 2015, na coluna Você sabia?, a seguir transcrito:

“Dentre”, aglutinação das preposições “de” e “entre”, significa “do meio de”. Em geral, seu emprego se dá com verbos que pedem a preposição “de” e indicam movimento: “sair”, “surgir”, “emergir”, “retirar”, “romper”, “saltar”. Apresento alguns exemplos entre (não “dentre”) tantos que guardei. Emergiu dentre os canteiros floridos linda flor, era entre (não “dentre”) todas a mais bela. A artista retirava a matéria-prima para suas obras dentre montes de sucata. Dentre a vasta estatuaria, saltava aos olhos uma deusa grega, que se mostrava a mais imponente entre (não “dentre”) todas. Entre (não “dentre”) os beneficiados pelo novo programa estão os olericultores que se dedicam ao cultivo orgânico.

*Ronan Pelegrini é chefe de divisão na Secre/Sucon.
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Língua portuguesa. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Da série “Não escorregue na Língua”: Quando usar ‘dentre’ ou ‘entre’?

  1. Muito bom! Afinal, temos inúmeras dúvidas e nossa gramática é complexa, cheia de regrinhas, que são verdadeiras armadilhas.

  2. Sandra Fayad disse:

    Muito bom! Aprendividamento a lição.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s