Reconheça suas CRENÇAS – Vale a pena estar atento!

 estagiovida.com

Volto hoje a falar sobre  CRENÇAS, assunto já tratado aqui em algumas oportunidades (https://obemviver.blog.br/2014/08/20/crescimento-pessoal-e-realizacao-texto-iii/), sobre a importância das coisas nas quais acreditamos e que influenciam decisivamente no nosso jeito de ser, porque são orientadoras da maneira como vemos e percebemos as coisas, as pessoas, o mundo. Aliás, segundo o admirável coach, canadense, Brian Tracy, “talvez a mais importante de todas as leis mentais seja a Lei da Crença. Segundo esta lei, tudo aquilo em que se acredita com convicção torna-se real.”!

Não se pode perder de vista, entretanto, que as crenças podem ser positivas (fortalecedoras) ou negativas (limitantes). Isso vale para qualquer pessoa.

Você já parou para pensar sobre isso? Está atento às suas crenças?

Para lhe ajudar nessa reflexão, replico artigo bastante elucidativo, Reconheça suas Crenças, da master coach Bette Maria, publicado ontem no site Coaching+50. Acompanha a publicação mais um vídeo sensacional do coach Gustavo Carvalho, com o título Quem Você Pensa Que É? (leiam e vejam a seguir):

“Reconheça suas Crenças!

crenças_coaching.mais50.com.br

Você sabe o que são Crenças e como elas interferem nas nossas vidas?

Uma Crença é um estado mental em que a pessoa acredita, com todas as suas fibras, que é algo é verdade. A pessoa envia sinais congruentes para o cérebro, sem deixar nenhuma dúvida. É um estado de certeza total.

Crenças são afirmações ou convicções limitantes, puros paradigmas, padrões que se repetem. Não se baseiam numa estrutura lógica e não se pode esperar que coincidam com a realidade, a “verdade”, mesmo que você, inconscientemente e erroneamente, as tenha tomado pra si como verdade absoluta.

Crenças são como muralhas, que você construiu dentro de você ou que provavelmente escutou desde criança e assumiu como suas, lhe programando de tal forma que a auto sabotagem está no piloto automático e você nem percebe.

Nossas Crenças fortalecedoras ou limitantes determinam nossas vidas em todos os aspectos, nossas percepções, escolhas, ideias, comportamentos, sentimentos, saúde, relacionamentos, etc.  Determinam passado, presente e futuro.

A base do sistema de Crenças é formado ainda na infância, por tudo o que ela viu, ouviu e sentiu até a chegada da puberdade, depois disso, o indivíduo está programado e conduzirá sua vida neste sentido, até que por decisão própria e madura ou pela dor busque mudanças. Porém, o que poucas pessoas sabem é que essa programação VAS (visão, audição e sines-tesia) se dá pela repetição e pela emoção.

O Sistema de Crenças se Subdivide em 5 grupos:

 1) CRENÇAS DE IDENTIDADE: Eu sou…

2) CRENÇAS DE PRINCÍPIOS E VALORES:O que é certo e errado

3) CRENÇAS DE RECONHECIMENTO: O mundo e as pessoas são….

4) CRENÇAS ESPIRITUAIS: Deus é….

5)  CRENÇAS TRAUMÁTICAS: Aprendizados dolorosos que danificam as crenças.

Uma Crença limitante é aquele tipo de crença (ou vários tipos) que nos bloqueia de maneira inconsciente, sem que prestemos atenção nas consequências que ela pode nos proporcionar.

A maioria das Crenças limitantes foi formada com base em informações que recebemos de terceiros quando ainda estávamos criando um sistema que nos informava o que todas as nossas experiências significavam, porque não tínhamos idade suficiente e nem referências para tomarmos decisões por conta própria.

Então, para facilitar o processo, fomos ensinados por pessoas ao nosso redor: parentes, professores, pais, amigos e colegas de escola etc. A sociedade também contribui para que criássemos algumas ideias vagas e limitantes.

Elas foram construídas de maneira inconsciente, porque muitas vezes, nós não parávamos para questionar aquilo que acreditávamos. E dessa forma, fomos nos tornando adultos, e sem percebermos o impacto negativo que estas Crenças foram causando em nossa vida e devido à nossa necessidade emocional de certeza, muitas vezes preferimos continuar acreditando em nossas crenças limitantes, do que mudá-las.

De um modo geral, a maioria das pessoas tem Crenças limitantes em relação à:

  •  Dinheiro;
  • Pessoas;
  • Oportunidades;
  • Aprendizado;
  • Capacidades;
  • Identidade (crenças limitantes sobre si mesmas);
  • Situações;
  • Tempo;
  • Vida;
  • Passado/Presente/Futuro.

Algumas Crenças limitantes:

– Eu não tenho tempo suficiente para nada.

– Eu tenho muito medo.

– Eu não faço nada direito.

– Ah se eu tivesse dinheiro, minha vida seria melhor.

– Eu não sou capaz.

– Eu sou cabeça dura mesmo.

– Eu nunca vou ganhar dinheiro.

– Jamais vou ser promovido.

– Sempre fui muito esquecido.

– Estou velho demais para isso.

– Agora é tarde.

– Agora é cedo demais.

– Nada de bom acontece para mim.

– Não tenho sorte.

– Ah… Isso eu não consigo fazer de jeito nenhum.

– Sou assim mesmo, não vou mudar nunca.

– Só ganho pra pagar as contas.

– Isso não é pra mim, só para os outros.

– Ah… Se eu tivesse uma chance.

– O problema é dos outros.

– Ah… Depois, agora não… Mas o ano que vem…

– Dinheiro não traz felicidade.

– Homem/Mulher não presta.

– Rico não entra no reino dos céus.

– Não dá para confiar em ninguém.

etc, etc, etc

As Crenças criam nossas gaiolas de vidro e pensamos que esta é  a realidade. Na verdade é apenas aquilo em que nós acreditamos… Quase todos nós temos uma história, e nos rotulamos

Dica: Assista ao vídeo do Coach Gustavo Carvalho sobre Crenças e o que a Neurociência fala sobre elasQuem você pensa que é? “

Fonte – http://coachingmais50.com.br/2015/08/11/reconheca-suas-crencas/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Reconheça suas CRENÇAS – Vale a pena estar atento!

  1. Algumas dessas crenças limitantes eu tenho e infelizmente, não consigo rompê-las. Gostei muito de ler.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s