“Os dez erros na gestão do tempo” – Dicas que podem lhe ajudar!

É sempre desafiador para qualquer pessoa fazer boa administração do seu tempo, este bem tão precioso. Quem sabe cuidar do tempo de que dispõe tem facilitada a execução dos seus planos, projetos, atividades e tarefas que precisa realizar, minimiza a natural fonte de pressão (“escassez de tempo”) e, em síntese, contribui para o bem viver!

Sobre isso, vejam matéria que reproduzo a seguir, publicada no site A Mente Maravilhosa, com comentários e dicas úteis:

“Os dez erros na gestão do tempo

A gestão do tempo é um dos grandes cavalos de batalha de muitas pessoas. Em muitas ocasiões, não saber fazer a gestão do tempo disponível de forma adequada gera estresse e insatisfação. No entanto, gerenciando o tempo adequadamente, é possível cumprir com todas as obrigações e incluir outras atividades complementares.

Na hora de organizar o tempo, muitas pessoas cometem uma série de erros comuns, cuja solução ajuda a melhorar a gestão do tempo disponível. Todos somos capazes de lidar com o tempo de forma eficaz, mas para isso é necessário identificar primeiro o que estamos fazendo de errado.

Erro no. 1 – Não manter uma lista de tarefas pendentes

Se alguma vez você já teve a sensação de ter deixado de fazer algo importante, você entende a necessidade de ter uma lista de tarefas pendentes bem feita. É importante que esta lista esteja organizada por prioridades e que mostre também os prazos de cada pendência. Existem muitas ferramentas tecnológicas que nos ajudam a fazer isso.

Erro no. 2 – Não ter metas pessoais

É importante ter uma meta, por mais simples que seja. O estabelecimento de metas pessoais é essencial para o bom gerenciamento do tempo, porque os objetivos oferecem um destino ao qual chegar. Quando sabemos onde queremos ir, podemos administrar as nossas prioridades, o nosso tempo e nossos recursos para chegar ali. As metas também nos ajudam a decidir no que vale a pena empregar o tempo e diferenciar o que é apenas uma distração.

Erro no. 3 – Não estabelecer prioridades

Nem sempre é fácil estabelecer prioridades, principalmente quando nos encontramos com uma grande quantidade de tarefas que parecem urgentes. Contudo, é essencial para aprender a priorizar as tarefas com eficácia para administrar melhor o tempo.

Erro no. 4 – Não saber dominar as distrações

Identificar quais são as ações ou circunstâncias que nos distraem é fundamental para poder dominá-las. O e-mail, o telefone, os aplicativos de mensagens instantâneas, a televisão ou o rádio são algumas das circunstâncias que nos distraem e nos fazem perder a concentração. Com elas, perdemos uma grande quantidade de tempo.

Para administrar o tempo de forma eficaz é necessário minimizar as distrações e administrar as interrupções de forma eficaz. Por exemplo, delimitar um tempo diário para a leitura e respostas de e-mails, desligando os chats e mensagens dinâmicas, e inclusive desligando o celular ou rejeitando as chamadas quando não for uma questão inadiável. Administrar as interrupções melhora a concentração e, portanto a produtividade.

Erro no. 5 – Atraso ou procrastinação

O atraso ou procrastinação acontecem quando as tarefas que devem ser feitas são adiadas e se fazem outras pensando que se está fazendo algo útil quando na verdade não é assim. Muitas vezes o problema é que existe receio de começar a tarefa, e a pessoa dá voltas sem fazer realmente nada. acabando por perder muito tempo.

Erro no. 6 – Querer fazer coisas demais

Quando você não sabe dizer que “não”, o número de tarefas e de compromissos só faz crescer. Isto pode levar a obtenção de maus resultados, a padecer de estresse e ter uma baixa moral. É fundamental que cada pessoa seja dona do seu próprio tempo e que aprenda a dizer “não” ou, pelo menos, a dizer quando.

Erro no. 7 – Necessidade de estar sempre ocupado

Algumas pessoas precisam estar sempre ocupadas e com muito agito ao seu redor, mas isso não é sinônimo de eficácia e provoca um grande estresse. É preciso reduzir a velocidade do dia a dia.

Erro no. 8 – Multitarefa

Esta palavra que está tão na moda é o símbolo do dia a dia de muita gente: escrever um e-mail enquanto fala por telefone, preparar a comida enquanto responde uma mensagem ou comer enquanto lê algo urgente em um dispositivo móvel são alguns exemplos. Mas ainda que você pense que assim você aproveita melhor o tempo, a verdade é que a sua produtividade e a eficiência caem. Em muitos casos, o tempo de execução das tarefas aumenta porque você não está dedicando 100% dos recursos a cada uma delas. Além disso, em muitos casos, acabamos cometendo erros por falta de atenção e perdemos ainda mais tempo.

Portanto, o melhor é esquecer de ser multitarefa e se concentrar nas tarefas uma a uma.

Erro no. 9 – Não descansar

É impossível se concentrar e ser produtivo no trabalho ou no estudo sem se permitir um tempo para descansar e recarregar as energias. O descanso permite pensar de forma criativa e trabalhar com eficiência.

Erro no. 10 – Programar as tarefas de forma ineficaz

É preciso se conhecer para saber quais são os momentos de maior rendimento e aceitar o próprio ritmo para organizar as tarefas.

Você ama a vida? Então se você ama a vida não desperdice o tempo, porque o tempo é o bem do qual a vida é feita.Benjamin Franklin

Por: Daniela Corcuera

Fonte – http://amenteemaravilhosa.com/os-dez-erros-na-gestao-do-tempo/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

2 respostas para “Os dez erros na gestão do tempo” – Dicas que podem lhe ajudar!

  1. Sandra Fayad disse:

    Meus maiores erros são 4,6 e 7. Se for analisar direitinho vou achar mais uns dois. Que tristeza, hein? Há muito trabalho pela frente para melhorar essa performace. Para não perder horários e compromissos importantes, estou usando agenda do telefone com musiquinha. O problema é que às vezes esqueço o telefone ou o coloco no silencioso. Ai.ai. Tá difícil.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s