Talento, realização e SUCESSO na vida APÓS os 50…!

Talento, realização e SUCESSO na vida APÓS os 50…!

Você está chegando ou já chegou aos 50 anos? Então é certo que precisa ter planos e estruturar a sua vida para a terceira idade e a aposentadoria, para não correr o risco de desperdiçar esse período que tem tudo para ser a melhor etapa da sua vida. Com experiência acumulada, mais sabedoria e tempo livre, você tem condições muito mais favoráveis para realizar alguns dos seus sonhos que estavam postergados, resgatar antigas idéias e planos não iniciados, mostrar o seu talento e, em suma, alcançar o seu sucesso, literalmente.

Aliás, será que você acredita que depois de certa idade é quase impossível alcançar sucesso, superar desafios e ter o talento valorizado? Espero, sinceramente, que não. O tempo tem nos mostrado que não há limite de idade para esse êxito pessoal e até mesmo profissional. Não existe freio cronológico para o sucesso e a felicidade. Tudo só depende do tamanho da sua vontade, das suas crenças e da sua atitude!

Nunca se deve perder de vista esta frase célebre, atribuída ao poeta francês Jean Cocteau, por uns, e ao escritor americano Mark Twain, por outros:

“Não sabendo que era impossível, foi lá e fez!”

Para ilustrar o raciocínio aqui defendido, além de servir de inspiração adicional para o seu projeto de vida, fiz adaptação de um texto que li ano passado, “Tarde demais para começar a perseguir seus sonhos? Melhor rever seus conceitos”, publicado no site ‘valoresreais.com’, com o propósito de demonstrar para você seis casos de notório sucesso alcançado por pessoas após os 50 anos, em diferentes áreas de atuação, algumas das quais com idade bem avançada (relacionados por ordem crescente de idade):

Drauzio-VarellaO famoso médico brasileiro Drauzio Varella tornou-se dedicado corredor e virou um maratonista aos 50 anos. A partir de então passou a ser respeitado como atleta amador e um dos ícones de atenção para com a qualidade de vida e a saúde.

Ray KrocA rede de lanchonetes McDonald’s, fenômeno surgido nos Estados Unidos em 1955, originalmente para vender hamburges, foi fruto da imaginação de um vendedor, Ray Kroc, que colocou a sua idéia em ação quando estava com 52 anos.

John_PembertonA Coca-Cola se transformou na bebida de estrondoso sucesso e na marca mais valorizada do mundo graças ao invento de John Pemberton, que após retornar da guerra civil dos Estados Unidos, em 1886, desenvolveu uma bebida refrescante, que servia para incômodos estomacais, logo transformada no refrigerante Coca-Cola. Pemberton colocou a sua idéia em ação quando estava com 55 anos.

CartolaO excelente Cartola, compositor, instrumentista e cantor carioca, somente obteve reconhecimento nacional quando gravou o seu primeiro disco, um LP, em 1974. Naquela altura estava com 65 anos.

helena meirellesOutro exemplo impressionante é o da tocadora de viola, de Mato Grosso do Sul, a internacionalmente premiada Helena Meirelles, chamada a Dama da Viola. Seu reconhecimento público ganhou vulto em  1993, então com 69 anos, quando a revista norte-americana Guitar Player a escolheu como Instrumentista Revelação do Ano, com o Prêmio Spotlight. O seu primeiro disco foi gravado aos 70 anos.

Cora coralinaComplementando essa série, vejam que a fantástica poetisa goiana Cora Coralina somente começou a publicar os seus escritos quando estava com 75 anos, em 1965. Mais ainda, ganhou projeção nacional e internacional após os 80 anos, ao publicar a segunda edição do seu“Poemas dos becos de Goiás”.

Com esses exemplos, fica evidente não haver limitação, muito menos pela idade, para a concretização de sonhos, para que se demonstrem os talentos pessoais e para que se alcance a verdadeira realização.

Pense nisso, incorpore a crença de que você pode transformar idéias e projetos guardados e acalentados por muito tempo nessa sua segunda etapa da vida, como cinquentenário, sexagenário, “sexalescente”, aposentado, pessoa da terceira idade, não importa o rótulo que se dê. E ao ingressar nessa nova jornada do tempo a seu favor, vá com a mente e o coração abertos, pois muitas e belas descobertas e oportunidades se apresentarão para você. Não subestime o seu potencial e a sua capacidade de fazer e ser feliz.

Em reforço, valho-me do pensamento da artista plástica alagoana Edla Soares, que começou a expôs suas obras após os 50 anos:

“A maioria de nós consegue delinear claramente objetivos, mas nem todos dão o primeiro passo, e a maioria dos que dão desiste no primeiro obstáculo. Conseguem seguir adiante aqueles que usam como combustível a fé, mas só a fé não basta. É preciso ter também coragem para avançar. Mas de pouca serventia são coragem e fé se seus passos não forem pautados em fundamentos sólidos, fruto da experiência, do conhecimento, das lições da vida e da história.”

Assim, prepare-se, elabore o seu plano de voo para que seja o mais adequado, ouvindo os seus reclamos e desejos mais íntimos, tendo presente o que você tiver assumido como seu propósitode vida, suas crenças e valores e, claro, sem descuidar dos seus entes queridos, que, nessa etapa da vida, são ainda mais importantes do que antes. Com inspiração e planejamento consistente, você verá como é bom chegar à senioridade e poder desfrutar desse segundo tempo da existência com plenitude e apto pra ser feliz!

Dattoli J. Clovis Dattoli    

Palestrante e Coach – http://www.clovisdattoli.com.brjcdattoli@dattoli.com.br

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Talento, realização e SUCESSO na vida APÓS os 50…!

  1. Acho também que nunca é tarde para se realizar um sonho. Afinal corremos atrás dele a vida inteira. Belos exemplos! Talvez nunca se consiga realizar, mas fica pelo menos o consolo de que tentamos.

  2. elizabethjmaria disse:

    Meu Amigo Clovis Dattoli, excelente artigo, replicarei no meu blog e facebook do Coaching+50. Temos mesmo muitos exemplos que é possível sim revelar verdadeiros talentos depois dos 50 anos e é isso que temos que fazer brotar no coração de tantas pessoas que estão nessa fase, precisamos mostrar-lhes que os sonhos não devem ficar esquecidos, pelo contrário, devem ser vividos intensamente em qualquer fase da Vida, e eles estão apenas começando a viver a suas Segunda Melhor Metade de suas Vidas! Estamos juntos para fazer voltar o brilho no olhar e a paixão no coração de nossos Amigos+50.

    • JCDattoli disse:

      Joia, amiga Bette. Obrigado pelas palavras e pelo comentário. Sei o quanto você tem feito para esse público-alvo (+50). Com certeza, estamos juntos nesse jornada e espero que a sinergia das nossas ações frutifique por bastante tempo.
      Abração.

  3. Sandra Fayad disse:

    Não sei se são sonhos ou projetos que devem ser acalentados depois dos cinquenta. Acho que cinquenta não é mais a metade da vida. Minha tia, que viveu 92 anos dizia que só se vive intensamente dos 15 aos 50 anos. Eu não concordo. Acho há muito para fazer depois disso. É só a gente descobrir quais são os nossos talentos e praticá-los.

    • JCDattoli disse:

      Sim, Sandra, conforme observamos e segundo os cientistas, as pessoas vão viver cada vez mais e o próprio conceito de idoso, de velho etc.sofrerá continuamente revisão, para cima. Então, estilo de vida, crenças, paradigmas serão igualmente modificados e desafiados. É bola pra frente e seguir o chão que a estrada é longa!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s