Não descuide da sua autoestima e da autoconfiança – Boas dicas!

 eusouagora.com

Replico texto interessante sobre autoestima e autoconfiança, publicado no site Clube do Optimismo (de Portugal). As dicas apresentadas deixam claro que podemos – e devemos – trabalhar pela elevação do nosso astral. São posturas e comandos mentais simples, mas que funcionam efetivamente!

Leiam a transcrição a seguir:

AUTO-ESTIMA E AUTO-CONFIANÇA

No meio dos variadíssimos aspectos psicológicos que integram uma personalidade humana funcional, equilibrada e feliz, a auto-estima e a auto-confiança têm um papel muito relevante.

Quando a auto-estima se eleva a percepção de amor próprio, valor pessoal e bem-estar é elevada. O equilíbrio, a funcionalidade e eficácia no trabalho, na vida social e na vida afectiva sobem para o “next level” que tanto desejamos.

A auto-estima e auto-confiança estão correlacionados com o sucesso. A nossa intuição é clara sobre este facto, não precisaria de confirmação cientifica.

Todos sabemos que é muitas vezes a nossa auto-estima e auto-confiança que nos inibem, repetidamente, de nos aproximarmos de um ambiente social que receamos e que nos poderia trazer oportunidades que melhorariam muito a nossa vida a muitos níveis.

Se calhar é fácil para si lembrar-se de festas que evitou, convívios no trabalho que recusou, oportunidades de frequentar determinado meio que desperdiçou, etc. tudo por algo que poderia imputar  à sua auto-estima e auto-confiança.

Conhecemos casos de atletas de alto nível que desistiram de carreiras devido ao impacto mediático e casos de pessoas que por temerem a exposição televisiva atrasaram a sua catapultação para o sucesso estrondoso que mereciam.

A auto-estima deve ser um aspecto a darmos toda a atenção por isso propomos o desenvolvimento deste tema ao longo de vários artigos.

Para já aqui ficam as primeiras dicas de aplicação prática e com primeiros resultados facilmente visiveis:

1 – Assuma a responsabilidade pela contrução de uma maior auto-estima e auto-confiança. Culpabilizar os outros, ainda que estes possam de alguma forma ter estado na origem das suas limitações, deixa-o preso a um passado que impede o desenvolvimento de um pleno potencial e gera em si emoções negativas. Se assumir a responsabilidade pela sua mudança a probabilidade de construir o futuro que deseja aumenta exponencialmente.

2- Use a sua postura para reflectir e sentir auto-confiança. Se apresentar uma postura mais confiante, progressivamente irá sentir-se mais seguro, porque a nossa fisiologia também é uma das condicionantes do nosso estado emocional.

Desenvolva uma postura confiante:

– Mantenha as costas direitas

– Erga a cabeça (como se fosse puxada por um fio imaginário)

– Descontraia os ombros (mantendo-os afastados das orelhas)

– Dirija o seu olhar para os olhos da pessoa com quem fala.

– Acompanhe o seu discurso com gestos fluídos (não esconda as mãos nos bolsos, não cruze os braços nem mexa nervosamente em aneis, no cabelo, nariz etc.)

3- Recorde-se das suas qualidades. Todos nós temos imensas qualidades das quais muitas vezes nos esquecemos. Ao recordarmos as nossas qualidades aumentamos a percepção que temos do nosso valor.

Faça uma lista de todas as suas qualidades, mesmo aquelas que lhe pareçam ser pouco significativas. Peça também a familiares e/ou amigos mais próximos que escrevam numa lista as qualidades que mais valorizam em si.

4 – Substitua o diálogo interno sobre si mesmo por um diálogo mais positivo. Muitas vezes falamos connosco mesmo utilizando expressões como: “Estupidez a minha”, “Só faço disparates”, “Sou sempre a mesma coisa”. Estas expressões podem parecer inofencivas mas têm um efeito fortemente negativo na nossa auto-estima e auto-confiança.  Tome atenção áquilo que diz e pensa sobre si mesmo. Sempre que se refira a si mesmo de forma negativa, procure provas na sua experiência  de que aquilo que diz de negativo acerca de si mesmo não corresponde à realidade e passe a utilizar um diálogo mais positivo, em que se foque mais nas suas qualidades e se valorize mais.

Fonte – http://www.clubedooptimismo.pt/artigos/auto-estima-e-auto-confianca/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Não descuide da sua autoestima e da autoconfiança – Boas dicas!

  1. Arnaldo disse:

    Legal, Dattoli. Eu também acho que, além dos valores, a auto estima é o principal aspecto que os  pais devem trabalhar com os filhos. Abraços Arnaldo

  2. Grande verdade. Embora eu admira que não tenho essa auto-confiança toda em mim. Com isso a auto-estima, muitas vezes, vai lá pra baixo, quando algo que necessito, não consigo realizar. Esses diálogos comigo mesma, sempre ocorrem. Sempre me cobro muito e sempre me condeno por algumas atitudes. Por mais que tente, não consigo mudar.

    • JCDattoli disse:

      Lúcia, é um caso típico de necessidade de mudança comportamental que não vem acontecendo. Quem sabe um bom profissional possa ajudar você a superar essas crenças limitantes?
      Abs.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s