Saúde é principal motivo de preocupação para muita gente. Mas… (reflexão)!

 algomaior.com.br

Vamos refletir um pouquinho hoje sobre SAÚDE?

A saúde é tema da maior importância para qualquer pessoa, mas, em especial, campeão disparado entre os fatores de preocupação para os brasileiros acima de 50 anos. Segundo pesquisa do Ibope Inteligência, tal preocupação chega a 77% nessa faixa de indivíduos (www.ibope.com.br). Mas, por outro lado, informa que as pessoas não se cuidam como deveriam – e reconhecem isso!

Com efeito, é preciso dizer com todas as letras que nós temos muita responsabilidade pela nossa saúde física e mental, a chamada saúde integral. Disso não tenho qualquer dúvida!

Aliás, como disse Mahatman Gandhi,

“A saúde é resultado não só dos nossos atos como também do nosso pensamento.”

E para ajudar nessa reflexão, transcrevo texto a seguir, muito coerente e instigante, atribuído ao médico Deepak Chopra, indiano radicado nos Estados Unidos, que circula na Internet:

“A Relação Mente-Corpo por Deepak Chopra

Nossos pensamentos, vontades e emoções podem influenciar e alterar a bioquímica de nosso corpo…

Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos ou sentimos!

Nossas células estão constantemente bisbilhotando nossos pensamentos e sendo modificadas por eles.

Um surto de depressão pode arrasar nosso sistema imunológico, porém se nos apaixonamos, ao contrário, podemos fortificá-lo tremendamente.

A alegria e a realização nos mantêm saudáveis e prolongam a vida.

A recordação de uma situação estressante, que não passa de um fio de pensamento, libera o mesmo fluxo de hormônios destrutivos que o estresse.

Nossas células estão constantemente processando as experiências e metabolizando-as de acordo com nossos pontos de vista pessoais. Isso quer dizer que nós nos transformamos na interpretação das experiências, quando as internalizamos.

Se alguém está deprimido pela perda de um emprego, projeta tristeza por toda parte do corpo – a produção de neurotransmissores pelo cérebro reduz-se, o nível de hormônios baixa, o ciclo de sono é interrompido, os receptores neuropeptídicos na superfície externa das células da pele tornam-se distorcidos, as plaquetas sanguíneas ficam mais viscosas e mais propensas a formar grumos e até as lágrimas contêm traços químicos diferentes das lágrimas de alegria.

Entretanto, todo esse quadro altera-se drasticamente quando a pessoa encontra-se em uma posição positiva, o que reforça a grande necessidade de usarmos nossa consciência para criar os corpos que realmente desejamos.

O processo de envelhecimento tem de ser combatido a cada dia.

Shakespeare não estava sendo metafórico quando disse: Nós somos feitos da mesma matéria dos sonhos.

Portanto…

Você quer saber como está seu corpo hoje?

Lembre-se do que pensou ontem. 

Quer saber como estará seu corpo amanhã?

Olhe seus pensamentos hoje! “

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Saúde é principal motivo de preocupação para muita gente. Mas… (reflexão)!

  1. Arnaldo disse:

    Caro Dattoli, Bom Post. Assunto super interessante. Ressalto apenas o seguinte: “A Relação Mente-Corpo por Deepak Chopra Nossos pensamentos, vontades e emoções podem influenciar e alterar a bioquímica de nosso corpo… Somos as únicas criaturas na face da terra capazes de mudar nossa biologia pelo que pensamos ou sentimos O primeiro parágrafo, perfeito. O segundo, não. Acho que nós humanos temos uma certa pretensão de sermos animais superiores, o que não combina com a realidade. Tantos animais demostram reações psicosomáticas parecidas às nossas, como depressão, ansiedade, etc. Veja os cães, os golfinhos, os elefantes, etc.etc. Só um detalhe. No mais, mensagem do D.Chopra fantástica. Abraços Arnaldo

    • JCDattoli disse:

      Verdade, amigo Arnaldo. Muitas das vezes somos traídos por essa pretensão da superioridade humana absoluta. Por exemplo, sei o quanto de inteligência tem a minha cadelinha. Mas, como você ressalta, o importante é a chamada de atenção para a saúde integral, que infelizmente ainda é percebida por poucos!
      Abração e obrigado por comentar!

  2. Bela matéria! As doenças psicossomáticas estão aí e já são comprovadas. Muitas delas se instalam a partir da baixa imunidade, quando o estado depressivo registra, que desistimos de nós mesmos.
    A grande maioria das doenças que provavelmente seriam disseminadas em nós, estão inscritas em nosso código genético. Mas nem sempre desenvolvemos.

  3. Jose Rosa disse:

    Amigo Dattoli,
    Interessante esse post. Mas… essa preocupação excessiva (e midiática-econômica) com saúde não seria já um sinal de doença ?
    Abs saudáveis,
    José Rosa.

    • JCDattoli disse:

      Olá, amigo Zé Rosa, confesso que fiquei surpreso com o resultado dessa pesquisa (não imaginei que chegasse a tanto). De todo modo, acho que é positivo as pessoas focarem na sua saúde, a começar pelos fatores que podem causar desequilíbrio emocional, origem de grande parte das doenças.
      Esse tema, aliás, estará sempre merecendo a nossa atenção aqui no blog, porque é condição essencial para o bem viver!
      Abração e obrigado pelo registro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s