Resultado de pesquisa “efeito mãe que trabalha” – Muito interessante!

De acordo com resultado de estudo envolvendo 24 países, divulgado este mês pela Harvard Business School e ontem publicado no site Catraca Livre, “mães que trabalham fora, segundo essa pesquisa, geram filhos mais responsáveis e autônomos.” É um resultado bastante expressivo e que pode surpreender muita gente. Confiram:

“Mães trabalhadoras: filhos mais produtivos e melhores alunos

divulgação

Há um sentimento comum entre mães que trabalham – o da culpa, acompanhado da sensação de não serem boas mães. Mas, a julgar por uma descoberta da Universidade de Harvard, uma das melhores do mundo, há motivos (e muitos) para as mães ficarem mais tranquilas. Afinal, mães que trabalham fora, segundo essa pesquisa, geram filhos mais responsáveis e autônomos.

A análise mostrou que as filhas de mães que trabalham são recompensadas quando chegam à vida adulta: ganham mais do que aquelas cujas mães ficaram em casa. Diferença salarial nos EUA: 23%.
Para os homens há diferentes vantagens: eles ajudam mais nas tarefas de casa e ficam mais tempo com a família.

O levantamento analisou dados de 50 mil pessoas com idades entre 18 e 60 anos, coletados em 25 países de 2002 a 2012.

O trabalho se chama o “working mother effect” ( “efeito mãe que trabalha”). Conclusão: mãe trabalhar é benéfico para toda a sociedade. Isso porque reduz diferenças de gênero.

Além disso, outra pesquisa dos EUA, verificando dezenas de estudos – 69 sobre o tema  – crianças cujas mães trabalham têm menos problemas de aprendizagem. O seja, tendem a ser mais bem sucedidas na escola.

Fontes:

https://catracalivre.com.br/geral/saude-bem-estar/indicacao/mae-trabalhadoras-filhos-mais-produtivos-e-melhores-alunos/

http://qz.com/434056/working-moms-have-more-successful-daughters-and-more-caring-sons-harvard-business-school-study-says/

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Resultado de pesquisa “efeito mãe que trabalha” – Muito interessante!

  1. Creio que como toda pesquisa, o resultado depende do local e do meio, em que ela foi feita. Mas como tudo na vida, existem aqueles que podemos considerar que de fato, tiveram influência positiva, e, existem também aqueles, que essa ausência das mães, influiu negativamente. Mas a pesquisa como abrangeu a America do Norte, podemos até considerar como dados reais. Ou com pequena divergência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s