Crédito de imagem: Facebook/Vera Lorenzo/Fotos da Linha do Tempo
Faço referência hoje ao inspirador livro “50 coisas para fazer antes dos 50“, da publicitária, empresária, coach e palestrante Vera Lorenzo, lançado recentemente em São Paulo, em evento do qual participei.
Recomendo a leitura do livro, pelos exemplos de superação e pelos insights poderosos e motivadores que a autora nos oferece!
Para servir de amostra, transcrevo trecho que gostei bastante, a seguir:
“Como exercitar o não
(Vera Lorenzo)*
Repita o não como um mantra. Não quero nada que me faça mal, não gosto do que não me gosta ou de quem não me gosta, não faço o que não quero – e, quando tenho opção para tal, não me obrigo a nada (na vida pessoal), não sigo regras dos outros, não penso igual a todo mundo, não ajo segundo a ordem formal da sociedade, não sou igual a você. Eu sou eu. Você é você. Eu não sou o que os outros querem que eu seja. Você não precisa ser o que os outros querem que você seja. Você pode ser você mesmo.
Tão elementar e tão complexo dizer simplesmente um não. Às vezes, queremos nos envolver com as causas mundiais, salvar o planeta, quando ainda nem salvamos a nós mesmos. Claro que é maravilhoso salvar o planeta, fundamental economizarmos água e cuidarmos do meio ambiente. E o nosso meio ambiente, onde fica? Em segundo plano?
Portanto, é de vital importância que você revolucione a sua mente e, muito mais que isso, que revolucione o seu coração. Só assim terá as forças para revolucionar o mundo.
O primeiro passo é o não. Na reconstrução, retomaremos o sim como tijolo, como estrutura de base. Antes de construir precisamos demolir arcabouços capengas, nos quais nos induzimos a viver e a tornar nosso habitat uma nova morada de liberdade do espírito.
Aí temos uma palavra forte para manter em mente: resiliência. Capacidade do indivíduo de reconstruir-se positivamente frente às adversidades.
Traduzindo em miúdos, você sabre se reconstruir? Tem as ferramentas para renascer? Sabe reconhecer a adversidade e tem a capacidade de encará-la e ultrapassá-la?
Não se engane. O “não” não é simples uma negação, é uma palavra de limites, de não conformação. Seja um eu diferente. Atreva-se.
Enquanto dizemos juntos os nãos, nos preparamos para uma nova fase, porque, quando aprendermos a colocar limites nas coisas de que não gostamos, com que não concordamos, nas pessoas que nos cerceiam, abre-se uma vida totalmente nova para ser construída.
O melhor filme de sua vida ainda está por vir! “
Veio a calhar! Estou em um emaranhado de interesses, prazos, dissimulações, estratégias (dos outros), meio enjaulada, amordaçada. A propósito, e para ser mais clara, ofereço este link, relacionado ao assunto do qual estou falando: http://www.sandrafayad.prosaeverso.net/visualizar.php?idt=130491. A matéria é de 2006, mas vale para 2015. Obrigada pelo texto “Como exercitar o não”.
Valeu, Sandra. Um belo registro!
Passei boa parte da minha vida me condenando por não saber dizer não. Enfim, aprendi e pra mim, foi um alívio.
Sem dúvida, é um desafio que precisa ser superado!
Obrigado por comentar, Lúcia.