O que você entende por ESPIRITUALIDADE? Algumas reflexões e definições!

  tempotempo-tempotempo.blogspot.com

Muito – e desde sempre – se fala sobre espiritualidade. Como sabemos, as religiões pregam e registram a esse respeito. A Bíblia é um exemplo. Mas como você conceitua e compreende a espiritualidade? 

A par de diversas definições existentes para o tema, diria que espiritualidade é um estado virtuoso que nos conecta com o Divino e nos predispõe e nos conduz a estar de bem conosco e a praticar o bem. Esse estado de espírito independe de qualquer religião. Antes de tudo, é pessoal. É íntimo.

Sob a ótica da filosofia, a espiritualidade está associada a uma busca do sentido da vida que transcende o mundano.

Para enriquecer nossa reflexão a esse respeito, reproduzo mensagem que recebi da Coach Paula Abreu (www.escolhasuavida.com.br), a seguir transcrita, com definições muito interessantes e uma compreensão bem abrangente sobre espiritualidade (na prática). Vejam que interessante!

” Passei o último fim de semana em um curso sobre espiritualidade em Nova York, que terminou ontem. Quando falo de espiritualidade, sei que muita gente imagina igrejas, templos, robes brancos, incenso, velas ou um indiano barbudo meditando aos pés do Himalaia.

Tudo é espiritualidade. Não só meditar aos pés do Himalaia. 

Espiritualidade é trabalhar com amor, dar significado ao seu trabalho. Fazer não só pra pagar as contas no fim do mês, mas se colocar a serviço de outras pessoas e do universo. De preferência naquilo que você nasceu pra fazer. Mas, se isso não for possível, dar significado ao que você faz exatamente hoje. Enxergar como a oportunidade de aprendizado e crescimento, a preparação pra um vôo mais alto.

Espiritualidade é estar bem financeiramente, é entender que dinheiro nada mais é do que uma forma de energia como outra qualquer, é conseguir se conectar com a abundância e amor em vez do medo e da escassez.

Espiritualidade é estar presente nos seus relacionamentos, enxergar a divindade no outro e honrar isso. É perceber que as pessoas em volta não são só figurantes na sua história, elas têm histórias também. É escutar essas histórias com o coração, se abrir para o outro. É perdoar.

Espiritualidade não é só meditar aos pés do Himalaia.

Espiritualidade é andar nas ruas da sua cidade e, em vez de olhar apenas para a sujeira ou a violência, enxergar a beleza da cor do céu, sentir com prazer a brisa que bate no seu rosto quando você atravessa a rua, é ver as árvores e entender que elas têm uma sabedoria secular, e respeitar essa sabedoria.

Espiritualidade é observar quantas pessoas ~invisíveis~ trabalham pra que você possa ter o que pra você é ~garantido~, quem conserta os fios e cabos de eletricidade, as tubulações de gás sob o chão que você pisa, quem rala o queijo que você joga por cima do seu macarrão no restaurante.

É perceber que, hoje, você está exatamente onde deveria estar e o universo está te dando exatamente tudo o que você precisa no momento presente.

E é sentir gratidão por tudo isso.

Tudo isso é espiritualidade, e pode fazer parte da sua vida hoje, a partir de Agora. Basta você fazer uma única nova escolha.

Conecte-se com algo maior que você.

Não viva pequeno.

A vida é muito mais que isso. “

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade. Bookmark o link permanente.

10 respostas para O que você entende por ESPIRITUALIDADE? Algumas reflexões e definições!

  1. Anna disse:

    Olá, Clovis!!
    Obrigada por compartilhar isso conosco!
    Cada vez mais o que entendo por espiritualidade se aproxima de coisas que você cita neste post, que se resume em ter uma postura mais leve diante da vida… Em saber enxergar a Deus em todos as coisas, em ser cisne e aprender a separar o leite da água, como diz nossa querida Shri Mataji, enfim, no bem viver! :))))
    Por muito tempo eu perguntei “o sentido das coisas”, e continuo a perguntar, têm coisas que jamais saberei responder, pois tudo muda o tempo todo, não é?! Mas algumas certezas eu já adquiri, e essa, aprender a ser são, enfim, cultivar a nossa “espiritualidade”, é uma delas e tem sido meu guia em tudo o mais…

    Muito grata por mais isso!

    um grande abraço,
    Anna

    • JCDattoli disse:

      Eu que agradeço a você, Anna, pela presença aqui no blog e pelo seu comentário bastante pertinente! Sem dúvida, a caminhada na espiritualidade é preciosa, e essas descobertas e constatações vêm com a nossa busca, e virão, virão…!

  2. Arnaldo disse:

    Ótimo Post, Dattoli! Abraços

  3. A espiritualidade reúne todos esses conceitos. Acho que é o caminho por onde seguimos ao encontro da luz. Pouco importa o nome que se dê. Principalmente, é aquilo que além de ler, saber e conhecer, é o que se professa.
    Muito bom tem e bem abordado!

  4. Tânia Carneiro disse:

    Uau! Mais que perfeito! Grande Clovis. Como sempre,” mandando” muito bem. Grande abraço.

  5. ANAFOG disse:

    putz…..muito…..muito….muito bom…..dá um UP……em qualquer um…..apaixonante…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s