“Arriscar” – Uma crônica descontraída e inteligente!

 www.beyondsamba.org

Até para descontrair um pouco nesta sexta-feira, trago mais uma crônica inteligente do professor Antônio de Oliveira, “Arriscar”, publicada no site Duniverso. Como poderão ver, o texto é recheado de ditados populares, o que lhe confere riqueza, de um lado, e certa dose de humor, de outro!

Eis a transcrição:

“Arriscar

Por Antônio de Oliveira

Na vida há situações dilemáticas. Os tais becos, caminhos sem saída. Se ficar o bicho come, se correr o bicho pega. Situação embaraçosa com duas saídas difíceis ou penosas.

Contra a força não há argumento. Quando cala a “razão” fala o canhão. A corda sempre rebenta do lado mais fraco. Na briga do rochedo com o mar, quem leva a pior é o marisco. Um terceiro mais fraco sempre sofre as consequências de um maior desentendimento entre outros dois contendores mais fortes. Melhor, se possível, não estar nessa situação. Também vale lembrar o dito, baseado na realidade: o culpado é o mordomo, ou o caseiro. É bem a fábula O Lobo e o Cordeiro, de La Fontaine, da qual nos interessa aqui a moral da história: a razão do mais forte é sempre a melhor. Outra história, e bíblica, é a de Davi e Golias, quando o aparentemente fraco, porém ágil e certeiro, vence o mais forte. Como às vezes acontece no futebol. Mas essa não é a regra.

Davi-e-Golias-litografia-Osmar-Schindler

Num dilema, sem saber como decidir nem como safar-se, diz-se, com riqueza de analogias: entre a cruz e a água benta, entre a cruz e a caldeirinha, entre a cruz e a espada, entre a espada e a parede, entre o fogo e a frigideira. De um lado, lobos; do outro lado, cães. Em latim: “hac lupi, hac canes”.

Lembrando o latim, o verbo arriscar deve provir também dessa língua mãe,
significando originariamente o soldo ganho por sorte por um soldado. Por outro lado, quem não arrisca não petisca, diz outro provérbio. Em outras palavras, quem arrisca e decide corre o risco de errar; quem não decide já errou.

É tudo, ou quase tudo, uma questão de sabedoria popular. É que o povo, mesmo sendo considerado “apenas um detalhe”, sabe das coisas. É verdade que também se presta a massa de manobras, de engodos, de promessas vãs, de sensacionalismos, de coisas impingidas pela mídia, de modismos consumistas. Nunca será demais o estudo da Sociologia, da Psicossociologia, da Antropologia, da Filosofia, da Política Ficha Limpa.

Fonte – http://www.duniverso.com.br/arriscar/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres. Bookmark o link permanente.

4 respostas para “Arriscar” – Uma crônica descontraída e inteligente!

  1. Jose Rosa disse:

    Muito bom ! Simples, direto, e rico.
    Abs, José Rosa.

  2. Acho que correr riscos, depende do objetivo. Muitos não valem a pena. Mas ter foco é muito importante para qualquer conquista.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s