Viagem – Um pouco sobre Cusco, a capital turística do Peru

Divulgo mais um relato de viagem produzido pelo meu conterrâneo Joaquim Nery, do site Um pouquinho de cada lugar e publicada no Twitter, falando sobre Cusco, antiga capital do Império Inca, situada no Vale Sagrado dos Incas, próxima à também famosa Machu Picchu, na região dos Andes, no Peru.

Vejam breves informações e algumas curiosidades sobre essa concorrida cidade e polo de atração turística peruana, um pouco da sua história, tudo ilustrado com belas fotos. A seguir: 

“CUSCO, A CAPITAL DO IMPÉRIO INCA

Chegamos a Cusco à noite e seguimos direto para o Hotel Monastério administrado pela rede Orient Express. O Hotel é maravilhoso e foi implantado num antigo mosteiro jesuíta. Estávamos muito cansados, jantamos no restaurante do hotel e deixamos para conhecer melhor as instalações no dia seguinte.

O Hotel Monastério

A cidade de Cusco se desenvolveu com a característica de misturar o catolicismo espanhol com as tradições incas. O Hotel Monastério, construído no local onde funcionou um antigo palácio Inca e posteriormente o seminário San Antonio Abad, faz uma síntese dessa mistura, na arquitetura e nas artes do antigo mosteiro que virou hotel. O seminário foi transformado em hotel em 1965 e hoje é um dos melhores de Cusco.

O claustro do antigo seminário San Antonio Abad

As primeiras impressões sobre Cusco não são das melhores. A cidade possui 300 mil habitantes, fica espremida num vale a 3.400 metros de altitude. O seu nome significa umbigo no idioma quéchua. A cidade possui uma aparência cinza. A periferia é formada por um amontoado de casas dispostas de forma desorganizada e que intimida os visitantes pois tem uma aparência insegura e/ou violenta.

Vista panorâmica de Cusco.

O centro histórico de Cusco é um charme. Formado por um conjunto de construções coloniais, com grandes balcões sacados, onde destacam-se conventos e mosteiros erguidos sobre antigas construções incas que foram destruídas e as suas pedras e tijolos foram utilizadas na construção de igrejas e edifício administrativos dos espanhóis.

As casas com balcões é uma das características de Cusco.

No centro da cidade fica a imponente Praça das Armas onde está a Catedral da cidade. Na escadaria da Catedral os turistas descansam e ficam sentados, admirando o vai e vem das pessoas, enquanto procuram se adaptar ao desconforto provocado pela altitude.

A Praça das Armas

No centro da Praça das Armas fica a estátua de Pachacútec, o nono  e o mais importante dos Incas, que reinou de 1438 a 1471. Pachacútec foi o mais importante dos governantes cusquenhos e fundador do Império Inca, foi considerado o mais notável personagem do mundo pré-colombiano.

A estátua de Pachacútec

A cidade de Cusco foi a capital do Império Inca na época da sua maior expansão, quando os domínios do Império se estendiam desde a Colômbia até o Chile. Centenas de palácios, templos e fortificações existiam aí e nos seus arredores.

Povos peruanos em Cusco

Francisco Pizarro, o conquistador do Peru, só chegou a Cusco em 1533. Derrotou os Incas que estavam com o Império divido e ocupou a cidade transformando os templos e palácios Incas em mansões e Igrejas católicas.

A catedral de Cusco.

Com a influência e domínio dos espanhóis, Cusco se transformou num centro mestiço onde as duas culturas se fundiram e criaram características próprias, visíveis em todos os aspectos culturais, inclusive nas artes e na arquitetura.

Imagem sacra com influência inca.

Com a descoberta de Machu Picchu, Cusco foi lentamente se transformando na capital turística do Peru.

Mochileiros em Cusco

Mochileiros em Cusco

Fonte – http://umpouquinhodecadalugar.com/2013/08/31/cusco-a-capital-do-imperio-inca/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Fotos e imagens, Viagens. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Viagem – Um pouco sobre Cusco, a capital turística do Peru

  1. Amei! Tenho o maior fascínio por tudo do lugar. Acho que é mágico e acredito na força da energia e mistério que envolvem o lugar. Basta olhar as imagens acima, pra me senti encantada.
    Boa semana!

  2. Sandra Fayad disse:

    Compartilho com a minha amiga Shirley Horta, que já visitou Cusco várias vezes, batizou nativos e realizou um belo trabalho social lá.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s