A importância do OTIMISMO!

Crédito de imagem – dicas.apontador.com.br

Quero falar hoje sobre otimismo, essa força interior, essa maneira de pensar que funciona como um propulsor para a nossa vida e que se contrapõe ao pessimismo. Ser otimista não é ser um iludido, uma pessoa fora do mundo real, um “sem noção”. Não é isso. É uma atitude de quem deseja efetivamente avançar, chegar a resultados melhores e influenciar os outros para que também avancem!

Na prática do coaching vemos claramente como a atitude otimista faz enorme diferença nos planos e na vida das pessoas. Quem encara as coisas e os desafios com otimismo já carrega um ingrediente que contribui em grande medida para o alcance dos resultados pretendidos e para a superação das naturais dificuldades que surgem na caminhada. E vou mais além. Observo que a positividade é uma característica (ou um atributo) comum das pessoas que atuam com consciência do seu propósito de vida, que fazem acontecer, que se realizam e que se sentem bem mais felizes do que aquelas que olham os fatos e o mundo com pessimismo!

Vejam três frases sobe otimismo, retiradas do site pensador.uol.com.br:

“Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si.” (Lucille Ball, atriz norte-americana, 1911-1989)

“Acredite em si. Engate a mente na sua boa estrela e reconheça que a sua luz interior o conduzirá sempre para cima e para frente.” (Autor desconhecido).

“O pessimista vê dificuldade em cada oportunidade; o otimista vê oportunidade em cada dificuldade.” (Winston Churchill, famoso estadista britânico, 1874-1965).

De acordo com o site Significados.com.br, Otimista significa aquela pessoa que se revela confiante, esperançosa e positiva. Otimista é aquela pessoa que acredita que tudo vai dar certo, que nada é considerado impossível. Ser otimista é ter atitudes seguras, em face aos problemas humanos e sociais, e considerá-los passíveis de uma solução positiva.

Creio firmemente que incorporar boa dose de otimismo, sem exageros, no comportamento cotidiano é fator extremamente importante para o sucesso (em todas as dimensões possíveis) e para o bem viver de qualquer pessoa, sem exceção!

Diante dessas reflexões, a grande demonstração de que se é verdadeiramente otimista é não perder a esperança mesmo diante de situações de adversidades, de frustrações pessoais e dos ambientes em que prevalecem as visões pessimistas! 

A propósito do tema, transcrevo interessante e bem objetivo texto, a seguir, publicado no site O Segredo (thesecret.tv.br):

“O PODER DO OTIMISMO

Positividade

O otimismo é um dos conceitos nos quais o ser humano se apoia para dar uma resposta emocional positiva à sua vida. Além disso, é o termo principal dentro dos estudos da Psicologia Positiva, referência conceitual para seu estudo e sua definição.

Afastando-nos de conceitos acadêmicos e nos centrando nas questões diárias das pessoas, o otimismo é uma ferramenta emocional que pode ajudar a alcançar metas e objetivos aparentemente complicados.

O que é o otimismo?

O otimismo pode ser definido como o foco que desenhamos para lidar com as situações que acontecem em nossa vida.

A partir dessa simples descrição, podemos nos dar conta da importância do otimismo, que age como catalisador para configurar nossas percepções e fortalecer as nossas condutas.

Características do otimismo

Reconhecer as renovadoras características do otimismo é uma tarefa fácil. Algumas delas são:

O bom humor: é o melhor cartão de visitas de uma pessoa otimista. Isso não significa ser “arroz de festa” o tempo todo, mas significa que nos momentos pessoais ruins seremos pessoas capazes de ajudar e escutar os demais.

Construir soluções diante da adversidade. Desenhar vantagens e soluções diante dos problemas, transforma-nos em seres ativos em renovação contínua, capazes de aumentar nossa capacidade de descobrimento pessoal.

A esperança. É parente do otimismo, acrescenta sentimentos de expectativas de futuro e apresenta de forma brilhante outro conceito emocional sadio: a ilusão.

Desenvolver o otimismo em nossa conduta diária trará novas revoluções ao nosso motor vital. É o pilar básico para lutar contra a apatia e o desânimo, principais culpados por criar inconvenientes em nossa realidade.

O otimismo não é uma emoção das pessoas que tentam se distanciar das responsabilidades e simplesmente pensam positivo. O verdadeiro poder do otimismo está em nós mesmos, e exige um esforço diário; uma atitude ativa diante da rotina é o primeiro degrau a ser subido na escada do otimismo.

O conhecimento pessoal vai nos ajudar a definir nossa vida, os inconvenientes, desejos ou qualquer outra vontade emocional que tivermos. Gerenciando corretamente o otimismo, desenharemos um plano estratégico saudável e puro que nos permitirá “atacar” as diferentes situações da nossa realidade, trazendo-nos força e benefícios.

Por último, devemos destacar uma ideia não menos importante: o ambiente pessimista. Devemos saber discernir e controlar as sensações que nos oferecem as diferentes fontes pessimistas que nos rodeiam. Muitas vezes este será um dos testes mais duros que teremos que enfrentar, superar ou integrar de maneira positiva em nossa vida, o que reforçará nosso otimismo e nossa esperança.

Fonte – http://thesecret.tv.br/2015/04/o-poder-do-otimismo/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

8 respostas para A importância do OTIMISMO!

  1. Sandra Fayad disse:

    A introdução ao tema foi motor potente para a leitura de toda a matéria. A escolha veio em boa hora. Mãos à obra rumo à vitória contra o pessimismo!

    • JCDattoli disse:

      Valeu. Sandra, pela participação e incentivo de sempre!
      Concordando com você, tenho convicção de que falar de otimismo, de positividade é mais do que pertinente em momentos de dificuldades como o vivenciado atualmente em nosso país.

  2. Por mais que eu tente exercitar, não consigo ter esse otimismo, que sei necessário. E no primeiro obstáculo, eu desisto, acho que não devo continuar.

    • JCDattoli disse:

      Olá, amiga Lúcia, tenho certeza de que boas leituras e a participação em ambientes de meditação coletiva, como na Sahaja Yoga, vão lhe ajudar a avançar no pensamento otimista. Aliás, e como (no geral) estamos precisando nos descontaminar da onda pessimista que me parece só aumentar!
      Abração e obrigado pelo registro.

  3. Pingback: 4 Habilidades essenciais para você se sair bem numa entrevista de emprego – Jovem Rebelde

  4. Pingback: OTIMISTAS TÊM MAIS SUCESSO, VIVEM MAIS E SÃO MAIS FELIZES. POR QUÊ? | O Bem Viver

  5. fernando disse:

    Toda ação de sucesso começa com otimismo, por mais que as coisas não estejam bem, precisamos ser otimistas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s