Cuidado: “O ser humano não foi feito para ficar no computador toda hora”!

 veja.abril.com.br

Hoje, mais do que trazer informação, quero trazer um alerta para todos nós que estamos mergulhados neste mundo do excesso de informação e de uso intensivo – e crescente – do computador (PC, smartphone, tablet etc.), numa rotina que impõe ao cérebro atividade constante e veloz. Vale a pena refletir sobre o que diz o brasileiro Luis Camillo Almeida, professor e chefe de departamento de comunicação em Universidade na Pensilvânia, EUA.

O Prof. Luis Almeida sofreu grave estresse motivado pelo uso intensivo da tecnologia da informação, anos atrás, que lhe acarretou sérias sequelas. Após o que, passou a defender moderação no uso do computador e outros dispositivos do gênero, ao preconizar, por exemplo, que estamos em meio a uma epidemia de ansiedade global, com o homem se transformando em robô e cujas consequências podem ser bastante danosas.

A propósito, recomendo que assistam o vídeo a seguir, com impactante palestra que esse professor brasileiro proferiu para o TED, de apenas 6 minutos de duração, com legendas em português:

E para melhor compreensão da tese, da pesquisa realizada, das conclusões e dos aconselhamentos formulados pelo prof. Luis Almeida, recomendo, complementarmente, a leitura da entrevista ‘O ser humano não foi feito para ficar no computador toda hora’, publicada na versão eletrônica de O Globo e replicada no Twitter, de link a seguir:

http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/o-ser-humano-nao-foi-feito-para-ficar-no-computador-toda-hora-diz-pesquisador-15722672

Obs: se tiver dificuldade para acessar a matéria (bloqueio da fonte), é só copiar o referido endereço no seu navegador de buscas.

É claro que a tecnologia da informação veio para ficar, oferece muita coisa boa, aliás, verdadeiras maravilhas para facilitar a nossa vida. A questão aqui levantada é a dosagem do seu uso. Como visto, se utilizada em excesso, o preço a ser pago pelo homem poderá ser muito caro!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Sem categoria, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Cuidado: “O ser humano não foi feito para ficar no computador toda hora”!

  1. Creio também, que o maior problema esteja no excesso de horas que se passa no computador e excessos de informações. Infelizmente não tive acesso as informações do vídeo, porque está em inglês.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s