Nova série com dicas sobre Comunicação e Expressão: “Não Escorregue na Língua”!

                           www.abrecom.org

Inauguro hoje aqui no blog a série “Não Escorregue Na Língua!”, com dicas sobre Comunicação e Expressão, que serão postadas periodicamente. 

Para começar, vamos esclarecer a diferença de uso das palavras “independente” e “independentemente“, que me parece bastante útil nos dias atuais, pois observo com frequência cada vez maior as pessoas escorregando no emprego dessas palavras, especialmente a primeira delas.

Nesse sentido, vejam a dica – objetiva, inteligente e elucidativa – trazida na coluna “Você Sabia”, do jornal eletrônico interno Conexão Real, do Banco Central do Brasil, de autoria do servidor Ronan Pelegrini, que a seguir transcrevo:

O adjetivo “independente”

Por Ronan Pelegrini, chefe de divisão na Secre/Sucon.

“Independente” qualifica um substantivo e não deve ser empregado no lugar do advérbio “independentemente”.

Assim prefira dizer que “o projeto será realizado, independentemente de eventuais contratempos” a informar que “o projeto será realizado, independente de eventuais contratempos”.

Apresento algumas frases independentes, independentemente de haver necessidade de mais esclarecimentos. A reforma da entrada independente pode ser feita independentemente da redução de gastos. Aquele artista independente, independentemente da perplexidade popular, expunha suas obras lascivas em locais públicos.

Nunca é demais optar pelo bom-senso, independentemente dos interesses defendidos por grupo independente.

Muitos fatos ocorrem independentemente de nossa ação independente. Agiu de modo independente ou independentemente?

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Nova série com dicas sobre Comunicação e Expressão: “Não Escorregue na Língua”!

  1. Zé Rosa disse:

    Muito bom e útil o post !

  2. Engraçado que é confuso mesmo. Aliás como muitas coisas da nossa gramática. Gostei muito! Foi esclarecedor.

    • JCDattoli disse:

      Pois é, Lúcia. A nossa língua prega peças o tempo todo e, por isso, temos que estar muito atentos. Por este motivo, criei este espaço aqui no blog para esclarecer sobre alguns pontos. Vamos em frente!
      Obrigado por comentar.

  3. Sandra Fayad disse:

    A iniciativa da nova série de dicas sobre comunicação e expressão é excelente. É natural esquecermos como se escreve determinadas palavras não muito comuns e uma ou outra regra gramatical. Parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s