A Amazônia recebe nutrientes do Deserto de Saara – Maravilhas da natureza!

 “Este é um mundo pequeno e estamos todos conectados”.

Vejam que matéria legal, trazendo um fato curioso e mais uma lição demonstrada pela Mãe Natureza, divulgada no site CICLOVIVO. Nutrientes importantes para a Amazônia vêm da África, do Deserto do Saara, em forma de poeira. É mais uma demonstração da integração e da complementaridade existentes no universo e mais uma confirmação de que nada que existe é por acaso.

A matéria resulta de pesquisas feitas há bom tempo pela Agência Espacial Americana, com utilização de satélite. Ao final, você pode ver o interessante e ilustrativo vídeo produzido pela NASA. É por essas e outras que fica evidenciada a importância de se preservarem os recursos naturais!

“Vídeo da Nasa mostra como a poeira do Saara fertiliza a Amazônia

O ecossistema amazônico depende da poeira do Saara para reabastecer suas reservas de nutrientes.

O ecossistema amazônico depende da poeira do Saara para reabastecer suas reservas de nutrientes.

Uma quantidade significativa de poeira do deserto do Saara “viaja” mais de dois mil quilômetros chegando até a Amazônia, é o que mostra um vídeo divulgado recentemente pela Agência Espacial Americana (Nasa). A informação, no entanto, não é exatamente uma novidade.

Os dados da Nasa que mostram a relação entre o deserto e a floresta foram coletados entre 2007 e 2013, apesar de o fato já ser conhecido por muitos cientistas anos antes. Agora se tem mais dados exatos sobre o fenômeno.

Estima-se que cerca de 182 mil toneladas de poeira cruzam o Oceano Atlântico chegando ao continente americano – cerca de 27,7 milhões caem na floresta. Deste total, 0,08% corresponde a fósforo (importante nutriente para as plantas), segundo pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA), o que equivale a 22 mil toneladas.

Esta quantidade de fósforo, ainda segundo o estudo, é suficiente para suprir a necessidade de nutrientes que a floresta amazônica perde com as fortes chuvas e inundações na região.

“Todo o ecossistema amazônico depende da poeira do Saara para reabastecer suas reservas de nutrientes perdidos”, afirma o coordenador do estudo, Hongbin Yu. Ele confirma o que muitos, mesmo sem bases científicas, repetem há tempos: “Este é um mundo pequeno e estamos todos conectados”.

A poeira rica em nutrientes sai principalmente de uma região conhecida como Depressão Bodele, localizado no país africano Chade, que foi formada após o maior lago da África secar – há cerca de mil anos.

A maior parte da poeira, entretanto, permanece suspensa no ar, enquanto que 43 milhões de toneladas chegam até o mar do Caribe. O estudo, que só foi possível graças a coleta de dados do satélite Calipso, da Nasa, foi divulgado na revista científica Geophysical Research Letters, veja aqui. A agência divulgou uma animação em 3D que ilustra como tudo acontece, confira:

Fonte – http://ciclovivo.com.br/noticia/video-da-nasa-mostra-como-a-poeira-do-saara-fertiliza-a-amazonia
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meio ambiente, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

5 respostas para A Amazônia recebe nutrientes do Deserto de Saara – Maravilhas da natureza!

  1. Silveira disse:

    Parece que tem gente de fora já de olho no que resta das nossas reservas. Que sejam bem vindos.

    • JCDattoli disse:

      Amigo, ninguém tenha dúvida de que a comunidade internacional conhece muito bem a Amazônia, pela importância que esse bioma representa para o planeta. Se facilitar, eles conhecem até melhor do que nós. E isso, a meu ver, não é ruim, por tudo o que acontece pela frágil e vulnerável região!

  2. É realmente impressionante! É a primeira vez que vejo algo sobre isso.

  3. Sandra Fayad disse:

    É muito interessante saber que nutrientes circulam de uma região para outra muito distante no planeta, modificando os ambientes favoravelmente ou não. Esta constatação reforça a tese de que queimadas no cerrado, por exemplo, provocam falta d’água em São Paulo, ou seja, todos nós, seres humanos, indistintamente, somos responsáveis por nossa escassez de água, pela instalação de doenças, etc. A única vantagem que as sociedades mais conscientes tem sobre as demais é a possibilidade de retardar os efeitos provenientes da irresponsabilidade ambiental. Significa dizer, que o planejamento e as ações devem ser de todos, sem exceção, já que a Terra é uma só.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s