Superalimentos e vitaminas – Rica matéria sobre saúde e nutrição!

Se você se interessa por alimentação saudável e energética, se quer estar bem informado sobre os benefícios dos chamados superalimentos (superfood), tão em voga nos dias atuais, leia a interessante matéria abaixo, publicada no site eCycle e replicada no Twitter. Ao final, a matéria é complementada com vídeo esclarecedor sobre as vitaminas presentes nos alimentos. É um conjunto considerável de informações importantes sobre nutrição e saúde que, na minha avaliação, vale a pena ficar por dentro!

Transcrevo a seguir:

Os superalimentos são realmente super?

Spirulina, gojiberry, açaí, quinoa… A lista é grande. Mas qual o benefício que eles realmente podem nos trazer?

O termo superalimento (superfood) foi criado no século XX para alimentos especialmente benéficos para a saúde. Geralmente seu consumo é fomentado por uma grande divulgação midiática de seus benefícios, tornando-se uma verdadeira moda. Um caso conhecido é o do espinafre, na primeira metade do século XX, presente até hoje no imaginário graças às aventuras do marinheiro Popeye. Atualmente, mais superalimentos entraram no cotidiano de quem busca uma vida saudável. Autores como David Wolfe defendem uma dieta baseada nesses itens. Por outro lado, é necessário alertar sobre o consumo em excesso desses alimentos. Em doses erradas, podem causar obesidade, desregular a glândula tireoide ou prejudicar o funcionamento intestinal.

Vejamos alguns exemplos dos superalimentos badalados:

Goji berry

Originário do Tibet, esse fruto vem ganhando o paladar ocidental por suas propriedades, como alto teor de vitaminas do complexo B e vitamina C, por fortalecer o sistema imunológico, prevenir problemas oftalmológicos e combater AVCs, além de conter muitos sais minerais. No entanto, os antioxidantes da gojiberry são menores do que os contidos na boa e velha maçã, por exemplo (veja mais sobre ogoji berry aqui).

Quinoa

Direto dos Andes, a Quinoa teve até um ano comemorativo, em 2013! Ela faz parte da cultura andina há milhares de anos, e só agora ganha espaço nas refeições da Europa e EUA. Possui todos os aminoácidos essenciais, com alto teor de fibras. Uma dieta com consumo equilibrado de quinoa é recomendada, e o exagero pode trazer má digestão e gases.

Água de coco

Uma velha conhecida no Brasil com cada vez mais espaço na Europa, a água de coco possui sais minerais essenciais para quem pratica atividade física. No entanto, especialistas advertem que ela contém calorias. Para se ter uma ideia, 330 ml possuem 60 kcal, uma consequência de seu pequeno, mas presente, teor de açúcar.

Açaí

Típico do Pará, o açaí, ou acaiberry, vem ganhando espaço mundo afora. Recentemente, a acaiberry diet foi propagada como método de redução de peso, por conta das supostas propriedades de saciedade dada pelo consumo do açaí. É conhecida também a presença oportuna de antioxidantes no fruto. Apesar desses benefícios, é bom tomar cuidado com as dietas que visam apenas a redução de peso: não há informações seguras de que o açaí tem a tão propagada qualidade de inibição de apetite.

Spirulina

É um dos superalimentos mais hypes do momento. Apesar do senso comum a classificar como alga, ela, na verdade, é uma cianobactéria, ou seja, uma bactéria com capacidade de fazer a fotossíntese. Seu uso como suplemento alimentar ainda é novo e, aqui no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ainda não avaliou suas propriedades reguladoras do metabolismo.

Kelp

A alga laminariales é conhecida pelo seu bom efeito no metabolismo e por ser fonte de nutrientes não encontrados em abundância fora do mar. É possível consumir a alga após sua secagem, em pó ou cápsulas. Deve-se apenas estar precavido com a alta dosagem de iodo do alimento, que, em demasia, também não é bom.

Maca peruana

lepydium meyenii é uma raiz, e chama a atenção pelo teor de fibras que proporcionam saciedade, além de uma quantidade ideal de carboidratos. Rica em ômega 3, a maca pode ajudar no combate ao LDL, o famoso colesterol “ruim”, e é rica em vitaminas C e E. Aqui no Brasil, podemos consumir a maca em pó ou em cápsulas.

Outra lista

Há possibilidades numerosas quando procuramos por superalimentos em nossa rotina. A pesquisadora estadunidense Jennifer Di Noia elaborou um ranking de superalimentos, levando em conta seu potencial nutricional. Talvez com menos badalação, mas mesmo assim muito saudáveis. Eis o top five:

Agrião

Antioxidantes, vitamina A e potássio são abundantes no agrião. Como vegetal integrante da família das brassicáceas, é rico em sais minerais e é o primeiro colocado no ranking da pesquisa.

Couve chinesa

Vitamina C, vitamina K e potássio fazem desse vegetal originado na Ásia uma das melhores opções para quem quer uma vida saudável.

Acelga

Vitamina K, magnésio e vitamina C estão presentes, e também merece destaque obetacaroteno, essencial na absorção de vitamina A.

Beterraba

Betaína (aminoácido importante para o metabolismo), licopeno (poderoso antioxidante) e fibras, presentes um alimento de baixo teor calórico. A beterraba não pode ficar de fora da dieta!

Espinafre

Os benefícios deste vegetal são conhecidos de longa data. Seu status de superalimento é antigo. Ácido fólico, antioxidantes, minerais e vitaminas essenciais estão presentes em quantidade ideal em sua composição.

Veja a lista completa aqui.

Vídeo sobre as vitaminas presentes nos alimentos

Fontes: O que os superalimentos podem realmente estar fazendo por você;  A verdade sobre os superalimenstosBenefícios para a saúde e efeitos colaterais do consumo de algas 

Publicada em http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/3077-o-superalimentos-sao-realmente-super-goji-berry-quinoa-agua-de-coco-acai-spirulina-maca-peruana-agriao-couve-chinesa-acelga-beterraba-espinafre.html

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Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
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3 respostas para Superalimentos e vitaminas – Rica matéria sobre saúde e nutrição!

  1. Alguns desses alimentos são caríssimos! E até por isso, ficam fora do cardápio. Mas existem outros que podem sim, enriquecer nossas refeições. Na verdade, de uns tempos pra cá, passou a existir uma preocupação maior, nesse sentido. Antes esses produtos estavam mais presentes nas meses, pelo conhecimento empírico dos nossos pais. Por outro lado, com a correria do dia a dia, as refeições estão sendo feitas na rua. Nem todo restaurante oferece um cardápio saudável.
    Bela postagem! Bom domingo!

  2. Lucimar beier disse:

    Muito interessante nutrir o corpo com alimentos saudáveis. Afinal de contas, só temos um. Melhor cuidar direitinho.

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