7 livrarias maravilhosas pelo Brasil!

Divulgo, a seguir, a excelente matéria “7 livrarias maravilhosas pelo Brasil“, publicada no site literatura policial.com.

Vejam que dicas bacanas de alguns desses estabelecimentos encantadores existentes aqui no Brasil. Para mim, uma boa livraria nos proporciona, mais do que encontrar livros, emoção, inspiração e outros tantos ingredientes importantes para o nosso crescimento interior, bem estar e bem viver. Simplesmente, tudo de bom!

“7 livrarias maravilhosas pelo Brasil

cultura_paulista

“Imagino que o paraíso é uma espécie de livraria”, já dizia Jorge Luis Borges.

O mundo pode estar acabando lá fora, congestionamentos rasgando as esquinas da cidade, a bolsa em queda desconcertante, o Brasil tomou de 7 x 1! Mas quando o papo é dentro de uma livraria ao lado daquela xícara fumegante de café, nada parece tão ruim assim…

Por saber a diferença que esses lugares incríveis fazem na nossa vida, selecionamos 7 livrarias sensacionais pelo Brasil, tanto pela beleza do interior quanto pela experiência que elas proporcionam.

Confira a primeira de outras listas temáticas por vir!

1. LIVRARIA DO PALÁCIO (Belo Horizonte, MG)

palacio1
Apresentando um belo design, a Livraria do Palácio abriu em 2013 em Belo Horizonte e fica num dos endereços obrigatórios da cultura mineira: o Palácio das Artes. Situada em frente ao Café do Palácio, sua especialidade são as publicações de artes plásticas e visuais, além de edições raras e obras de autores mineiros.

2. LIVRARIA DA VILA (São Paulo, SP)

collage_vila
Presente em vários shoppings e localidades da Paulicéia, a Livraria da Vila completa 30 anos em abril. Com lojas nos shoppings Jardim, JK Iguatemi, Pátio Higienópolis, entre outros, proporciona ambientes aconchegantes e funcionais para quem procura passar o tempo lendo ou respirando cultura. A Livraria da Vila foi comprada em 2003 pelo ex-jornalista e empresário Samuel Seibel, que administra a empresa desde então. Site.

3. LIVRARIA CULTURA CONJUNTO NACIONAL (São Paulo, SP)

cultura_paulista
Encravada na avenida mais famosa da cidade, a Paulista, a Livraria Cultura ocupa uma vasta área do Conjunto Nacional, ladeada por outras lojas, escritórios e unidades de serviço. Além de um acervo impressionante – de todas as áreas e com muitíssimos títulos estrangeiros -, a livraria conta com um charmoso café, bancos, cadeiras e puffs para “degustar” livros e arquitetura deslumbrante. Até mesmo José Saramago fez elogios rasgados a ela…

4. LIVRARIA DA TRAVESSA (Rio de Janeiro, RJ)

travessa

 

No Rio, são sete lojas, contando as dos shoppings Leblon e Barra, mas o charme mesmo fica para as unidades do centro, com ares antigos, mesas abarrotadas de volumes e diversas novidades para além dos grandes catálogos. Não há como negar: todo bom lançamento de livros na cidade passa também pela Travessa, já que a “fauna” frequentadora é composta por intelectuais, artistas, jornalistas e formadores de opinião. A rede tem uma loja no interior de São Paulo e atende pela internet, mas nada como dar uma passadinha lá… Site

5. CASA ABERTA (Itajaí, SC)

aberta2

 

Instalada em uma construção do final do século XIX, A Casa Aberta é uma livraria e sebo que fica neste prédio tombado pelo patrimônio histórico de Itajaí, cidade portuária a 90km de Florianópolis. O lugar vende livros novos, edições raras, quadrinhos, CDs e vinis. Recém-restaurado, o prédio conserva as características históricas do local e mantém um ar de aconchego de casa familiar antiga. Site.

6. LIVRARIA DOM QUIXOTE (Brasília, DF)

CCBB.
É o avesso da Casaberta e sua aposta é nas linhas modernas, funcionais e sofisticadas, próprias da capital imaginada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. Tem sete lojas em Brasília, mas um destaque vai para a unidade no Centro Cultural Banco do Brasil, onde se pode desfrutar de um café, exposições de arte, teatro e cinema. Neste sentido, a experiência de ir a uma livraria ganha outros ares, de mergulho cultural mesmo. Site.

7. PALAVRARIA LIVROS & CAFÉS (Porto Alegre, RS)

palavraria
De ambiente mais caseiro, a Palavraria Livros & Cafés é uma referência quando se fala em cultura porto-alegrense. Inaugurado em 2003, o lugar promove lançamentos de livros independentes, saraus musicais, cursos, oficinas literárias, palestras e debates, além de receber a visita frequente de escritores. É ideal para passar o tempo lendo um livro tranquilamente, tomando uma xícara de café ou uma taça de vinho. Página no facebook.

Fonte – http://literaturapolicial.com/2015/02/10/7-livrarias-maravilhosas-pelo-brasil/comment-page-1/#comment-141

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

9 respostas para 7 livrarias maravilhosas pelo Brasil!

  1. Sandra Fayad disse:

    Felizmente, já visitei três dessas livrarias. Mas como costumava dizer um amigo querido que já partiu desta vida, conhecer eu não conheço não. Ele dizia que “para conhecer um lugar como esse, uma cidade, um país é necessário muito mais do que visitá-lo, é preciso se sentir em casa.”

  2. Não conheço nenhuma delas. Mas, pelas fotos, acho que são lugares maravilhosos! Aqui temos o espaço da Cultura, no Shopping Salvador, que é muito bom. Inclusive tem um teatro pequeno, mais super legal.

  3. Zé Rosa disse:

    Excelente post amigo Dattoli. Vou replicar no ZEducando.
    Mas fica sempre uma pergunta: e onde ficam os mais pobres e desvalidos deste país que não têm acesso a isso?
    Dizem que em outros países (nos EUA por exemplo) há livros em dois formatos: esses mais luxuosos e de capa rebuscada que temos aqui e outras versões em brochura a preço acessível por todos.
    Nova pergunta: por que, entra governo e sai governo, não se faz algo parecido aqui ?
    Abraços,
    José Rosa.

    • JCDattoli disse:

      Obrigado, amigo Zé. Entendo que qualquer ideia criativa para divulgar livro, cultura, estimular leitura etc. é importante, venha de governo ou de iniciativa privada. Por exemplo, já divulguei aqui uma feira do livro em praça pública, em BH, chamada Leitura na Praça, que ocorre em fins de semana e é muito interessante.
      Agora, mesmo as livrarias bacanas, como as vistas na matéria, ficam bem localizadas, normalmente em zona central das cidades, e devem/podem ser visitadas/frequentadas por pessoas de qualquer faixa de renda, mesmo das mais baixas. Elas só terão a ganhar! Essa é uma questão de hábito, de cultura, que deve ser estimulada cada vez mais!
      Abs

  4. Lucimar beier disse:

    Repetindo o que minha amiga Sandra disse, já visitei as livrarias de Brasília, São Paulo e Rio, mencionadas nesse artigo e continuo visitando sempre pois também acho que o paraíso e uma livraria. Bj

  5. Pingback: 7 livrarias maravilhosas pelo Brasil! | ZÉducando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s