Cora Coralina é homenageada neste Dia Internacional da Mulher – Uma brasileira genial!

Crédito de imagem – aumagic.blogspot.com400 × 279Pesquisa por imagem

Com o meu afetuoso abraço a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo, quero fazer coro, aqui no blog, à homenagem prestada por Jane Godoy, na coluna 360 Graus do Correio Braziliense de hoje, à poetisa e escritora goiana Cora Coralina, cujos versos, pensamentos e sabedoria devem servir de inspiração para as mulheres e para todos nós, ao longo do tempo. Confesso que a minha admiração por essa escritora fica maior a cada contato que tenho com a sua impressionante obra!

Cora Coralina, cujo nome de registro era Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, faleceu em 1985, aos 96 anos. Um aspecto curioso dessa pequena grande poeta, pessoa do interior e de hábitos simples, é que ela começou a publicar os seus trabalhos literários quando já estava com 75 anos!

E para ilustrar a inteligência e a sabedoria dessa genial brasileira, vejam alguns dos seus pensamentos, que enriquecem a referida matéria:

“Serei árvore, serei tronco, serei fronde e minhas raízes enlaçadas às pedras de meu berço são as cordas que brotam de uma lira. Enfeitei de folhas verdes a pedra de meu túmulo num simbolismo de vida vegetal.”

“O saber a gente aprende com a vida, com os mestres e os livros. A sabedoria, se aprende com a vida e com os humildes.”

“Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.”

“Estamos todos matriculados na escola da vida onde o mestre é o tempo.”

“Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é decidir.”

E para encerrar em alto estilo, estas duas frases lapidares:

“A verdadeira coragem é ir atrás de seus sonhos mesmo quando todos dizem que ele é impossível.”

“Se temos de esperar, que seja para colher a semente boa que lançamos hoje no solo da vida. Se for para semear, então que seja para produzir milhões de sorrisos, de solidariedade e amizade.”

Obrigado, Cora Coralina!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Cora Coralina é homenageada neste Dia Internacional da Mulher – Uma brasileira genial!

  1. Ela foi simplesmente perfeita! Admiro muito seu trabalho. Lições de vida que ficaram como sementes. Belo post! E, obrigada pela homenagem tão especial. Boa semana!

  2. Lucimar beier disse:

    Pequena grande Cora Coralina!!! Minhas reverências…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s