Entenda porquê o álcool polui menos do que os demais combustíveis fósseis!

Estamos permanentemente atentos às questões relativas ao meio ambiente, com o intuito de trazer para o blog matérias que aumentem o entendimento e a conscientização das pessoas a esse respeito.

Nessa linha, replico matéria, objetiva e esclarecedora, mostrando o que diferencia o etanol (de origem vegetal) dos demais combustíveis fósseis, como a gasolina e o óleo diesel, em termos de poluição. O artigo, que foi publicado no portal eCycle, vai a seguir transcrito:

“Álcool polui menos?

Alberto Cerri

Será que esse combustível realmente é menos poluente do que a gasolina?

Em setembro  de 2009, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou uma classificação dos veículos menos poluentes, chamada de “Nota Verde”. Os carros movidos à gasolina ficaram no topo da lista. As críticas dos produtores de etanol e de grupos de defesa do meio ambiente foram tão duras com os critérios da primeira pesquisa que o MMA realizou outro levantamento, divulgado em dezembro, colocando os veículos flex como os menos poluentes. Polêmicas à parte, o novo comprador ficou em dúvida. No fim das contas, usar álcool como combustível polui menos ou não?

“A principal diferença do biocombustível de origem vegetal para os demais é relacionada com o problema de efeito estufa. O dióxido de carbono (CO2) que é lançado na atmosfera pelos dois tipos de combustíveis, é da mesma grandeza. No entanto, o etanol é renovável. Durante o desenvolvimento da planta, ela sequestra carbono da atmosfera. Por este motivo, você regenera a condição de CO2. Isso nunca pode ser posto de lado. Em termos de combustíveis fósseis, você retira carbono enterrado e o libera novamente na atmosfera, aumentando essa quantidade”, afirmou o engenheiro mecânico e ambiental, Eduardo Murgel, que trabalha há 27 anos com a causa do meio ambiente, é autor de livros sobre o tema, além de ser professor do Senac e consultor.

O ciclo do plantio da cana-de-açúcar, a matéria prima do etanol brasileiro, praticamente neutraliza as emissões de CO2 para a atmosfera. “Não podemos dizer que não há contribuição para o efeito estufa porque o transporte do combustível geralmente é feito com diesel, por exemplo, mas há quase uma neutralização”, explicou Murgel, que alerta para a vantagem do álcool em termos de baixa emissão de gases tóxicos. “O etanol é leve. Após a combustão, as partículas do álcool se transformam em CO2 ou não sofrem reação, ou seja, não liberam toxinas no ambiente. O total de emissão é da mesma ordem de grandeza do que a dos motores a gasolina, só que os hidrocarbonetos oriundos do álcool são, em geral, menos tóxicos do que os da gasolina. Algumas substâncias emitidas pela queima do diesel são cancerígenas, por exemplo”, explicou.

Em termos de desempenho automobilístico, a vantagem do álcool sobre a gasolina acabou quando a injeção eletrônica, que substituiu o carburador (mecanismo que misturava o combustível ao ar para que ocorra a queima do líquido), foi inventada há alguns anos. “O álcool estava à frente em potência, redução de emissões e performance, mas os mecanismos eletrônicos praticamente tiraram essa diferença”, contou o consultor.

Murgel considera que os consumidores ainda não estão tão preocupados com a questão ambiental na hora da compra de carros. “A redução do IPI, essas listas do MMA podem ajudar, mas o consumidor não vai deixar de pagar um pouco a mais pelo carro que ele gosta para adquirir o ambientalmente correto. O carro flex veio para ficar, mas é preciso mais. Conscientização, fiscalização, punição, tecnologia, cultura. Tudo isso precisa estar ligado, pois se trata de uma questão de saúde pública”, finalizou.

Fonte – http://www.ecycle.com.br/tecnologia-a-favor/53-vantagens-uso-etanol-alcool.html
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meio ambiente. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Entenda porquê o álcool polui menos do que os demais combustíveis fósseis!

  1. A verdade é que nem fabricantes, nem compradores, estão preocupados com a questão ambiental. Um lado visa apenas o lucro, agradando o público alvo. E o outro lado, quer apenas, realizar a vaidade, seu desejo pessoal de ostentação. Ainda que o combustível seja prejudicial ao meio ambiente e ao bolso. Ainda existe também, a falta de informação real e pouca disposição dos políticos em reprimir a fabricação nacional de carros altamente poluentes.

  2. JCDattoli disse:

    Ok, Lúcia. Tomara que esse tema ganhe interesse nas redes sociais e a conscientização da sociedade aumente. Estou na torcida!

  3. Sandra Fayad disse:

    Desde a época do milagre nos anos 70, fala-se em buscar alternativas econômicas para que o País mostre uma cara de inovação no cenário internacional. O tempo passou, o programa do álcool como alternativa para a gasolina saiu do papel, mas voltou para o papel enquanto que outras nações apresentaram e adotaram projetos alternativos e o Brasil ficou olhando …de longe.
    Os jogos da seleção brasileira são a cara deste País: só se mexe em campo quando o adversário desempata ou desanima e entrega o jogo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s