7 dicas inteligentes de como usar o elogio!

Neste começo de semana, divulgo matéria com dicas inteligentes sobre o ELOGIO, publicada no blog Mundo Interpessoal. O elogio toca fundo nas pessoas e, portanto, faz bastante diferença. Entretanto, convém dar uma conferida no texto, pois elogiar requer certa habilidade e não se deve escorregar exatamente na hora de fazer um afago tão importante a alguém, especialmente se for em público!

Eis o texto:

7 dicas inteligentes de como usar o elogio

Todos somo seres emocionais, e a valorização pessoal é algo que funciona na vida de todas as pessoas, indistintamente. Quando somos reconhecidos e elogiados, nossa auto-estima melhora sensivelmente e a vida se torna atraente.

1. O elogio pode ser usado para o bem ou para o mal

O escritor William James disse: “O mais profundo princípio da natureza humana é o desejo de ser valorizado”. Por todos os lugares encontramos pessoas queixosas de trabalhar para chefes, supervisores e diretores que nunca aprenderam a arte de dizer “obrigado por seu trabalho!” Pessoas, em qualquer tipo de trabalho, nunca deveriam se sentir desvalorizadas. E motivar pelo elogio, com certeza, é uma maneira inteligente de fazê-las crescer.
Mas quando o elogio é utilizado para conseguir reprováveis objetivos, então estamos diante de uma ferramenta usada para o mal. Mais cedo ou mais tarde descobre-se a veracidade do elogio: se para a influência (crescimento da pessoa) ou para manipulação (proveito próprio).

2. Elogios podem ser planejados

Em sua agenda de administração, tenha como meta aproveitar as oportunidades para elogiar pessoas por resultados notáveis ou esforços excepcionais. Antecipe as vitórias que elas provavelmente vão conseguir. Prepare-se para estimulá-las e exalta-las.

3. Elogie a realização e, se possível, o realizador

Destaque especificamente o que pessoas têm feito para seu merecer seu apreço. Faça que elas sejam exaltadas, por seu esforço, pelos resultado.

4. Todos merecem ser elogiados?

Uma atitude coerente em administração de pessoas é que todas elas precisam de elogios para se sentir bem. Sabendo disso, não deixe de fora nenhuma pessoa de seu círculo de trabalho ou das relações pessoais. Reconheça as contribuições de todos os que quebram pedras e pedreiras para abrir caminho que lhe permite liderar “vencedores”.

5. Elogie sinceramente

Tenha um sorriso em seu coração, mas também em sua voz. Seja festivo quanto o fizer! Não elogie pessoas apenas quando você estiver de “bom hunor”, não distribua cumprimentos como se fossem amostras grátis e não faça elogios enjoativamente doces ou excessivamente efusivos – tenha bom senso.

6. Saiba quando fazer o elogio

Se possível elogie publicamente. Mas só faça isso quando souber que o recebedor não se sentirá embaraçado e quando não haja possibilidade de outros ficarem ressentidos.

7. Nunca anule um elogio

Não complete o reconhecimento de um sucesso com “Espero que você continue agindo dessa maneira todo o tempo” Quando o elogio for passado para o papel (boletim, jornal, circular, murais, etc), a pessoa homenageada se sentirá premiada e agradecida pelo reconhecimento.

Fonte – http://www.mundointerpessoal.com/2013/08/como-usar-o-elogio.html#.VPPYe3zF9CB.

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para 7 dicas inteligentes de como usar o elogio!

  1. O melhor elogio é aquele que faz bem a quem elogia e ao elogiado. Porque é de coração. Amei a postagem! Uma excelente semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s