Saúde – Mais um artigo muito esclarecedor sobre tipos de alimentos que devemos evitar!

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Replico hoje mais um artigo interessante, esclarecedor e útil sobre saúde e dieta alimentar, publicado no site “eCycle“. Algumas das dúvidas que frequentemente estão na nossa cabeça serão superadas, ou minimizadas, com a leitura do texto.

Por exemplo: É melhor comer margarina ou manteiga? Usar açúcar ou adoçante? O que pode acontecer quando consumimos hambúrgueres industrializados, ou refrigerantes? Quais os riscos da ingestão de carnes processadas e de embutidos? E vocês já ouviram falar nos riscos do “BPA” ao reutilizar a garrafinha de água mineral? Este último ponto, a meu ver, merece atenção especial (vejam link para desdobramento do assunto no quarto parágrafo)!

Vale a pena estar informado sobre essas e outras questões relacionadas. Leiam a seguir:

“Conheça quais alimentos devem ser evitados para combater certos problemas de saúde

Comer ou não comer, eis a questão. Em meio a tantas restrições, o que realmente devemos adotar ou eliminar de nossas dietas?

Estamos constantemente ouvindo que devemos comer isso e não aquilo, e acaba se tornando uma tarefa difícil distinguir o que realmente podemos adotar em nossas dietas. Uma maneira de resolver esse problema é reduzir a lista de comidas que devemos evitar e classificar os piores alimentos de acordo com cada problema de saúde.

Alto nível de colesterol: margarina

É interessante trocar a manteiga pela margarina devido à alta quantidade de sódio, no entanto, a margarina pode estar carregada de gorduras trans, que causam o aumento do “colesterol ruim” (LDL) e a diminuição do “colesterol bom” (HDL) no sangue. Além disso, caso você precise regular a ingestão de alimentos processados, lembre-se de que margarina é altamente processada, então você pode trocá-la por azeite ou até mesmo ponderar a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e fazer uso restrito de manteiga e moderado de margarina.

Aumento de peso: adoçantes

Seria normal supor que trocar açúcar por adoçantes não-calóricos levaria à perda de peso. No entanto, parece que o corpo tem um senso de humor irônico. Adoçantes podem levar ao aumento de peso, e para piorar, também podem levar ao aumento dos níveis de glicose. O que acontece é que os adoçantes podem contribuir em mudanças que ocorrem no organismo justamente para diminuir a glicose; isto é, adoçantes artificiais usados para combater a obesidade e suas complicações acabam contribuindo para as mesmas epidemias que eles estão destinados a prevenir.

Problemas hormonais: enlatados

Não são todas as latas que são revestidas com produtos químicos industriais, contudo, aquelas que são devem ser evitadas. O Bisfenol A (BPA), por exemplo, é um estrogênio sintético que pode afetar o sistema hormonal mesmo em pequenas quantidades – leia mais sobre os perigos do BPA aqui e descubra os perigos que este componente pode trazer ao reutilizar sua garrafinha de água aqui. Ele costuma estar presente no revestimento interno de enlatados.

Glicemia alta: cereais matinais infantis

Os cereais matinais destinados a crianças estão cheios de açúcar. Para sermos mais precisos,cerca de 37% da composição é puro açúcar, segundo estudos do grupo de pesquisa de consumo britânico Which, e portanto, o consumo diário é prejudicial à saúde, podendo acarretar em altos níveis de glicemia.

Excesso de mercúrio: peixes, peixe-espada, cavalas, etc.

O metilmercúrio é uma neurotoxina que pode ser prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso quando há alta ingestão de tal componente. Graças à interferência humana, o metilmercúrio é encontrado na maioria dos peixes e às vezes há uma concentração muito alta dele. Principalmente grávidas e mulheres amamentando devem evitar o consumo excessivo de peixes em geral, e do peixe-espada e da cavala mais especificamente, que sofrem mais com esse processo.

Comida geneticamente modificada: soja e seus derivados

Fugir de alimentos geneticamente modificados não é tarefa fácil; é dito que 75% de todas as comidas vendidas em supermercados são geneticamente modificadas ou possuem ingredientes transgênicos. Milho e soja estão no topo dessa lista. Portanto, se você quer evitar alimentos geneticamente modificados, fique atento às embalagens que indiquem a existência de óleo de soja, leite de soja, farinha de soja ou lecitinas de soja, a menos que esteja indicado que o alimento seja orgânico ou livre de componentes transgênicos.

Alimentação “limpa”: hambúrgueres industrializados

O bife de vacas criadas em fazendas e que são alimentadas com capim é uma coisa; algo totalmente diferente são as carnes de gado industrializadas: as condições são imundas, há um abundante uso de hormônios de crescimento e uma dieta composta de milho geneticamente modificado. Um pedaço de bife geralmente vem de um só animal, no entanto, carnes moídas e processadas, como hambúrgueres industrializados, são a mistura de carnes de centenas de animais.

Diabetes: refrigerante

Não seria exagero chamar refrigerantes de diabetes em garrafa. Pesquisas indicam que quem toma uma lata de refrigerante por dia tem 20% mais chances de desenvolver diabetes do que quem consome uma lata ou menos por mês, devido a alta quantidade de açúcar na composição da bebida.

e finalmente…

Câncer: carnes processadas

Essa é uma verdade que ninguém quer ouvir, mas estudos mostram que pessoas que comem muita carne processada e embutidos (como presunto, bacon e linguiça) têm mais chances de ter morte prematura ou de desenvolver câncer e doenças cardíacas. Sabemos que comer feijão não é a mesma coisa que saborear aquela carne defumada deliciosa… mas se você quiser uma vida longeva, melhor abandonar o bacon.

Fonte: MNN 

Publicado em – http://www.ecycle.com.br/component/content/article/62-alimentos/3058-alimentos-combatidos-problemas-saude-colesterol-margarina-aumento-peso-adocantes-hormonais-enlatados-glicemia-cereais-matinais-infantis-mercurio-peixes-comida-geneticamente-modificada-soja-derivados-alimentacao-limpa-hamburgueres-industrializados-diabetes.html
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Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
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2 respostas para Saúde – Mais um artigo muito esclarecedor sobre tipos de alimentos que devemos evitar!

  1. Hoje é complicado se saber qual a melhor refeição, porque cada dia um alimento passa de herói a vilão. Um dia faz mal, no outro já é importante. E assim, entre acertos e erros, vamos tentando nos adaptar. Uma coisa é certa; pra mim adoçantes não valem a pena. Prefiro usar meu açúcar Demerara. As demais coisas vamos variando, conforme nossas necessidades.

  2. JCDattoli disse:

    É. Nesse contexto, resta-nos estar informados e adotar o velho e recomendável bom senso!
    Obrigado!

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