Ter plantas em casa e saber cuidar. Como fazer? Veja matéria com boas dicas!

Crédito de imagem – casa.abril.com.br900 × 549Pesquisa por imagem

O assunto de hoje é: Como ter planta em casa, o que comprar, como fazer para conservar etc. Muita gente gosta de planta, gostaria de cultivar algumas espécies na residência, mas não sabe como. Outras pessoas, a exemplo do que já aconteceu comigo, adquirem uma planta, levam pra casa e, de repente, veem o vegetal sofrendo, perdendo brilho e energia, e por vezes até morrendo.

Por conta disso, li matéria muito boa, objetiva, com dicas básicas e preciosas a esse respeito, “Como ter plantas em casa – e cuidar bem delas“, publicada no site Planeta Sustentável, que divulgo a seguir:

Como ter plantas em casa – e cuidar bem delas

A ciência comprovou o que muita gente já sabia: quem tem plantas por perto é mais feliz. Veja como escolher a melhor para a sua casa – e tratar dela do jeito certo

Thaís Harari – Edição: Bruno GarattoniSuperinteressante – 09/2014
Divulgação
1. ESCOLHA A ESPÉCIE

Para quem tem varanda: Samambaia e pitangueira
Onde colocar – Num ponto em que recebam raios solares apenas pela manhã.
Quando regar – Em dias alternados.

Para quem não tem tempo de cuidar: Cactos e Suculentas
Onde colocar
– Onde peguem sol direto. Também aceitam luz indireta (se o local for claro).
Quando regar – 1 vez por semana (com sol direto), ou a cada 15 dias (com luz indireta).

Para quem gosta de flores: Rosas e Frésias

Onde colocar – Num lugar bem iluminado. Não precisam de exposição direta ao sol.
Quando regar – Em dias alternados.

Para quem gosta de cozinhar: Manjericão e Hortelã
Onde colocar – Num lugar em que recebam sol direto o dia todo. Podem ser plantados no mesmo vaso.
Quando regar – Em dias alternados.

2. MOLHE DO JEITO CERTO

Tome cuidado para não regar demais. Nunca deixe o solo encharcado, com água boiando sobre a terra, pois isso pode apodrecer as raízes. Molhe também as folhas.

Não se lembra se regou a planta ou não? Enfie seu dedo na terra. Se o solo estiver seco, é hora de colocar água.

Em geral, as plantas devem ser molhadas de manhã. As exceções são os cactos, que preferem água à noite, e plantas que pegam sol direto (é melhor regá-las no fim do dia, pois isso evita que a água evapore).

3. ESCOLHA O VASO IDEAL
Os vasos de barro são melhores que os de plástico, pois são mais úmidos. Se as raízes começarem a se emaranhar, ou sair pelo fundo do vaso, é sinal de que ele ficou pequeno – e é hora de trocá-lo por um maior.

4. FAÇA A MANUTENÇÃO

Ponha adubo – A cada seis meses, é bom trocar a terra do vaso (que estará pobre em nutrientes) e pôr adubo. Retire dois dedos de terra, coloque uma camada fina de adubo e regue.

Faça a limpeza – As plantas sofrem com a poluição. Uma vez a cada seis meses, pelo menos, limpe a sujeira acumulada nas folhas usando água e os dedos.

Tire os excessos – Remova os galhos e as folhas secas. Não corte rente demais (deixe 1 cm do galho morto). Não se preocupe em podar. Só é necessário em casos específicos, como o do bambu.

5. COMBATA AS PRAGAS

Pulgões e cochonilhas são as mais comuns. Às vezes a planta já vem infestada. Mas você também pode trazer a praga na roupa, após uma ida ao parque. Os sintomas são manchas escuras no caule. Em alguns casos, dá para ver os bichinhos espalhados pela planta.

Usando uma luva, tente tirar os insetos com a mão. Não conseguiu catar todos? Faça chá de fumo de tabaco: um punhado de fumo para 1 litro de água. Aplique a cada dois dias, com um borrifador, até matar a praga.

Outra opção é o óleo de neem, um produto natural encontrado em lojas de jardinagem. A vantagem é que já vem pronto para uso.

6. GANHOU UM BUQUÊ? FAÇA-O DURAR MAIS

Antes de colocá-lo num vaso, corte a ponta dos caules na diagonal – isso aumentará a área de absorção de água.
______________

Fontes: Raul Cânovas, paisagista (www.jardimcor.com); Ricardo Rosário, professor de ciências biológicas do Mackenzie; Keep Your Houseplants Alive: A No Nonsense Guide To Keeping 27 Awesome Indoor Plants Alive & Kickin, Nell Foster; Container Gardening for Beginners: Grow Healthy, Sustainable Plants Indoors, Martha Johnston.

Publicada emhttp://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/casa/como-ter-plantas-casa-cuidar-bem-delas-superinteressante-803878.shtml?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_psustentavel

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meio ambiente. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Ter plantas em casa e saber cuidar. Como fazer? Veja matéria com boas dicas!

  1. Sandra Fayad disse:

    Conselhos muito práticos desse paisagista. O fumo de rolo deve ficar de molho em água por algumas horas e depois coado em coador de papel dentro do borrifador.

  2. Toda vida gostei de plantas em casa. A depender do que seja, é bom também para o equilíbrio energético do ambiente. Quando a energia não está muito boa, as plantas são as primeiras a sentirem. Hoje desisti de tê-las em casa. A minha varanda, que seria local ideal, é muito quente. O sol bate a tarde inteira. Nenhuma delas resiste. Acabei por desistir.
    Adorei o post! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s