Mais um excelente livro de James C. Hunter: a um só tempo profundo, esclarecedor, simples e prático!

Recomendo fortemente o livro “DE VOLTA AO MOSTEIRO – O monge e o Executivo Falam de Liderança e Trabalho em Equipe” (do original The Monk and the Manager), de James C. Hunter, 2014, Editora Sextante. Trata-se do terceiro livro do autor, após os dois anteriores de grande sucesso: “O Monge e o Executivo” e “Como Se Tornar Um Líder Servidor”, enfocando o desafiador mundo da liderança. Sobre o último deles, exatamente porque me impressionou tanto – ou ainda mais – do que o primeiro (O Monge e o Executivo), sinto-me estimulado a registrar alguns comentários nos parágrafos seguintes, considerando adicionalmente a minha experiência como executivo, encerrada pouco tempo atrás, e sobretudo o meu crescente interesse pelo tema, em virtude da atual atividade que exerço como coach pessoal e profissional.

Perguntado qual a razão de escrever mais um livro sobre o monge e o executivo, o autor responde: “Continuo a crescer e a descobrir coisas novas, com o mesmo vigor que recomendo aos leitores, por isso quero compartilhar esta nova aprendizagem com meu público.” (pg. 8).

A meu ver, James Hunter reporta como ninguém os múltiplos aspectos que envolvem o exercício da liderança. Nesse último livro, o cenário é o retorno de seis executivos ao Mosteiro, dois anos após, para, sob a mediação do mesmo professor e monge Simeão: 1) fazerem imersão de fim-de-semana para um balanço (recapitulação) do que aconteceu desde o encontro anterior na vida real de cada um deles;  2) rever conceitos e princípios a respeito da liderança servidora; 3) discutir os passos necessários para colocar em prática e manter esses princípios no dia a dia; e 4) examinar como construir uma equipe e uma cultura de alto desempenho, chamada de “construção da comunidade”. É sobre isso que cuidam as 191 páginas da publicação, escritas com muita clareza e propriedade!

Considero este livro DE VOLTA AO MOSTEIRO, cuja narrativa é apresentada na forma de diálogo entre o professor (o monge) e os executivos, um curso completo, absolutamente prático e também profundo – apesar da linguagem simples utilizada – a respeito de i) Liderança; ii) Trabalho em Equipe; iii) Cultura Organizacional;  e iv) Como “cereja do bolo”, o tema Desenvolvimento de Comunidade, voltado para o alcance de resultados significativos e duradouros. E para conferir o caráter de praticidade ao livro, tornando-o efetivamente útil ao leitor, constam alguns questionários e listas de requisitos prontos para aplicação, que constam dos últimos capítulos e do apêndice.

James Hunter é consultor empresarial norte-americano há 36 anos, com serviços prestados para mais de 400 organizações em diversas partes do planeta, além de ser empresário. Eis aí a razão dos ensinamentos tão bem transmitidos nos seus livros.

Interessante registrar que o livro se destina a qualquer pessoa apreciadora do tema e, sobretudo, para aqueles que pretendam evoluir no exercício da liderança. Com efeito, saliento que a conceituação de liderança é bastante ampla. Você é líder na empresa/organização em que trabalha (liderança formal), mas exerce liderança informal em muitos ambientes e circunstâncias de que participa, como na família, na associação, na igreja, no clube, em grupos de amigos etc. Em sentido ampliado, se você exerce influência e impacto nas outras pessoas, você é um líder, como dito na página 36. Assim sendo, convém aprimorar-se para que essa influência seja positiva!

Além do mais, com a leitura dos diversos capítulos você tirará aprendizados para o bom relacionamento interpessoal, esta que é uma das habilidades mais importantes para o bem viver e para o sucesso pessoal e profissional!

Enxergo claramente a necessidade de que os diversos ambientes de convivência humana – dos formais aos informais, sem exceção – estejam de alguma forma sob influência dos princípios da ‘liderança servidora’ tão bem evidenciada por James Hunter há pouco mais de uma década. Com isso, os resultados produzidos deverão ser melhores, as pessoas estarão melhores e o mundo funcionará muito melhor!

Como um bom sinal a propósito dessa comentada perspectiva, constato na revista Veja – edição 2410, nas bancas a partir de 24/1/2015, que o livro “DE VOLTA AO MOSTEIRO” já figura em 6º lugar no ranking dos livros de autoajuda e esoterismo mais vendidos no país. Adicionalmente, “O Monge e o Executivo” ainda aparece em 8º lugar, tendo figurado nas primeiras posições por anos e anos.

Em suma, para quem deseja aprimorar seu autoconhecimento ou suas habilidades em relações interpessoais e, claro, em liderança e atuação em equipe, trata-se de um livro indispensável!

JC Dattoli, janeiro/2015.

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Livros e leitura, Motivação e crescimento humano, O ser humano no contexto das organizações. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Mais um excelente livro de James C. Hunter: a um só tempo profundo, esclarecedor, simples e prático!

  1. Walter Gomes de Oliveira disse:

    Muito boa a sugestão, Dattoli. É o Bem Viver cumprindo a sua missão de divulgar coisas boas e, sobretudo, edificantes.
    Walter Gomes de Oliveira.

  2. Um deles eu tenho e li, O Monge e o Executivo. Os demais devem ser tão bons, quanto. A indicação é muito válida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s