Cachorros entendem o que você diz (novas descobertas)!

Crédito de imagem – www.fotosefotos.com

 

Divulgo o resultado de mais uma pesquisa demonstrando que os cachorros, nossos fiéis amigos de quatro patas, nos compreendem, incluindo a nossa fala. Ou seja, segundo o recente estudo realizado na Inglaterra, divulgado em matéria publicada semanas atrás no Portal Exame.com, os caninos têm mesmo capacidade de entender os humanos. Como o nível de entrosamento desses animais com os homens é tão grande, acredito que muita descoberta ainda virá, para a nossa satisfação!

Vejam a matéria a seguir transcrita:

“Cachorros entendem o que você diz

São Paulo – Pode desabafar à vontade. Seu cachorro vai conseguir entender toda sua fúria, desespero e até os gritos de felicidade.

É o que garantem cientistas da Universidade de Sussex, na Inglaterra.

Pesquisas antigas já haviam provado que os cães processam os sons de outros cachorros nos dois lados do cérebro.

Os ingleses queriam, então, saber se o mesmo acontece quando esses animais escutam vozes humanas – desconhecidas ou não.

Para isso, colocaram fones de ouvido nos cães e avaliaram a reação deles enquanto ouviam diferentes tipos de discursos.

“Os sons que entram em cada orelha vão, principalmente, para o hemisfério oposto do cérebro”, explica Victoria Ratcliffe, uma dos autoras da pesquisa.

“Se um hemisfério é mais especializado em processar certas informações nos sons, então aquelas informações serão percebidas como se viessem da orelha oposta”, conclui.

Portanto, se o cachorro se virasse para a esquerda, após ouvir a fala, isso provaria que o som pareceria ter vindo da esquerda (os dois fones estavam exatamente com o mesmo volume).

E isso seria um sinal de que a tal informação é processada no lado oposto, no hemisfério direito.

Os cachorros apresentaram alguns padrões. Sempre se viravam para a direita quando escutavam uma voz familiar, com frases bem conhecidas (do tipo, “quieto” ou “deita”).

Em outros casos, pareciam decodificar o som no lado direito, virando o corpo sempre para o lado contrário ao escutar o som.

Bem, isso tudo serviu para provar que o processo de compreensão da fala nos cães é bem parecido com o nosso – dividido em dois hemisférios.

E, segundo Ratcliffe, os resultados apoiam a ideia de que nossos cachorros estão prestando atenção “não apenas em quem somos e como dizemos as coisas, mas também no que estamos falando”. Óun, tão fofos!

Fontehttp://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/cachorros-entendem-o-que-voce-diz
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Cachorros entendem o que você diz (novas descobertas)!

  1. Lúcia Laborda disse:

    Eles entendem sim. Eles sabem quando fizem algo errado e você está brigando. Sabem quando você vai sair, quando chega, quando é para executar uma ordem, quando você está bem, ou não. Entendem muito mais que a linguagem, mas expressões. E detectam pelo tom de voz, o que se passa.
    Belo post! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s