Dieta mediterrânea e atividade física potencializam benefícios à saúde – Novos estudos!

Crédito de imagem – dietas.guiafitness.com

Muito já se disse sobre os benefícios da dieta mediterrânea para a saúde. Agora, com a matéria que foi publicada no “blog milenar.org”, temos mais uma pesquisa científica confirmando isso. Segundo o relato, a referida dieta é boa, e é ainda mais positiva quando associada à prática de atividades físicas!

Se essa notícia não traz grande novidade, há aí, sem dúvida, mais um importante reforço e uma mensagem motivadora para todos nós. Como acredito que de certa forma todo humano almeje viver mais, com qualidade, saúde e, portanto, com menor adoecimento, os fatores alimentação (dieta) e prática regular de atividade física, que, convenhamos, estão ao nosso alcance, formam uma boa combinação. Assim sendo, se adotados, esses fatores podem responder por boa parte de um plano de vida saudável. E a dieta mediterrânea está aí, conhecida e de resultados comprovados ao longo o tempo, para nos dar mais uma força nessa jornada do bem viver!

Vejam o texto a seguir:

Alimentação mediterrânea tem efeitos de longo prazo

Oito meses são suficientes para obter benefícios de um estilo de alimentação conhecido como mediterrâneo.

Quando a alimentação foi combinada com atividades físicas no mesmo período, os benefícios à saúde se mantiveram por até um ano após a interrupção da prática.

Os pesquisadores acreditam que os benefícios à saúde a longo prazo observados após uma curta intervenção podem ser creditados a mudanças moleculares associadas com a dieta mediterrânea.

A cozinha tradicional mediterrânica usa muito azeite, frutas, legumes, peixe, saladas, alimentos integrais, vinho e um consumo limitado de carne vermelha.

Células endoteliais

A explicação para um ganho tão grande é que a combinação da dieta com os exercícios físicos gerou um melhor fluxo de sangue para as células no revestimento interno dos vasos sanguíneos – as células endoteliais.

E essa alteração bioquímica pôde ser mensurada até 12 meses depois que os voluntários participaram do programa, segundo o acompanhamento realizado por médicos das universidades de Sheffield e Lincoln (Reino Unido).

As células endoteliais forram o interior de todo o sistema vascular do corpo humano – das grandes artérias até os mais pequenos capilares – e melhorias em sua função podem reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

“Acredita-se que a preservação da função endotelial de um paciente à medida que ele envelhece reduza o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, de forma que estes resultados são muito encorajadores. Embora os exercícios físicos por si sós possam ser benéficos, outros fatores de estilo de vida, como a nutrição, desempenham um papel importante,” resumiu o Dr. Markos Klonizakis, coordenador do estudo.

De fato, os resultados mostraram mais melhorias na saúde dos voluntários do grupo da dieta mediterrânea do que no grupo que apenas adotou as atividades físicas.

Fonte: http://milenar.org/2014/12/07/alimentacao-mediterranea-tem-efeitos-de-longo-prazo/
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s