Características de pessoas de SUCESSO: Vamos refletir sobre isso?

(Amado Nervo foi um poeta mexicano – 1870 – 1919)

Quando pensamos em SUCESSO concluímos, de pronto, que se trata de um tema amplo e que encerra variados conceitos e interpretações. Sem dúvida, existem muitas características, tipos e entendimentos a respeito do que se pode chamar “ter sucesso”, ou “ser uma pessoa de sucesso”. Com efeito, são múltiplas as áreas de sucesso. Exemplos:

  • Em casa – com a família e o seu ambiente pessoal
  • Nos estudos – formação, especialização, vida acadêmica…
  • Na vida social – com amigos, com atividades de integração e recreação voltadas para o coletivo, com atividades de responsabilidade sócio-ambiental etc.
  • Na sua carreira profissional – alta remuneração, cargos importantes, boa reputação
  • Nos seus talentos – comunicação oral e escrita, música, artes em geral.

Por outro lado, não é fácil dizer com precisão quais as características que levam a pessoa a obter sucesso. Nada obstante, ainda que você escolha como seu objetivo de crescimento e realização ter sucesso em determinada área, observe que, em essência, a pessoa é reconhecida como de sucesso por alguns traços/características que, de uma forma geral, terão influência em qualquer área de sucesso que venha a ser mirada.

Entre esses traços normalmente observados nas pessoas de sucesso, destaco:

Proatividade – qualidade de quem se antecipa aos problemas e soluções, faz e não espera para agir depois;

Resiliência – característica de quem sabe se recuperar das adversidades e, mais ainda, consegue dar a volta por cima, enxergando oportunidades e novos caminhos para obter sucesso mesmo em face de ocorrências/contextos negativas, insucessos etc.;

Perseverança – qualidade da pessoa que não desanima, que não se dá por vencida facilmente e que segue firme nos objetivos e propósitos;  

Atuação em equipe – demonstra habilidade nos relacionamentos interpessoais, aptidão para atuar em equipe e, sobretudo, para exercer funções gerenciais e de liderança, acreditando que a soma dos esforços do grupo supera os esforços individuais de cada membro da equipe;

Alegria, otimismo e felicidade – estado de espírito que caracteriza a pessoa que está de bem com a vida, demonstrando bom astral, pensamento positivo e felicidade na maioria do tempo. Naturalmente, comportamentos assim atraem as pessoas. Por conseqüência, muita gente tende a se aproximar de alguém com esse perfil, porque contagia positivamente as pessoas e o ambiente;

Paixão pelo que faz – esse traço de comportamento é incrivelmente impactante para as outras pessoas. Sem dúvida, faz muita diferença na escalada rumo ao sucesso;

Criatividade e Inovação – pessoas que desenvolvem essas habilidades são percebidas com muito mais interesse, porque estão voltadas para a solução e são pragmáticas;

Determinação e Foco – uma das causas comuns de insucesso é a falta de foco, a dispersão. Para obter êxito, é fundamental saber – e decidir – o que se quer e seguir determinado rumo na direção do objetivo ou sonho; e

Capacidade de comunicação – demonstrar facilidade nesse traço da inteligência social é de fundamental importância. Como alcançar sucesso significa, em alguma medida, exercer interação com outras pessoas, a habilidade de saber se comunicar é uma competência essencial.

Com isso, deixo algumas questões para a sua reflexão: O que é sucesso para você? Que tipo de sucesso você admira em outras pessoas? No momento você está buscando alcançar algum tipo de sucesso específico? Neste caso, já identificou quais as competências, atitudes e requisitos que são essenciais nesse processo de crescimento pessoal/profissional? E nessa linha, você notou que determinadas habilidades e comportamentos, se praticadas e percebidas pelos outros, vão funcionar como curingas e facilitar o caminho do sucesso em qualquer área pretendida?

A respeito desse tema, eis o que disse Villela da Matta, fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Coaching:

“Sucesso não é um ponto de chegada e sim um caminho a ser percorrido, diariamente, com a capacidade de encarar riscos, de superar adversidades e de assumir o controle da sua vida”.

Assim, boas reflexões sobre tudo isso… e sucesso!

Por: José Clovis Dattoli – adaptado de EF/Englishtown – Curso de inglês online – Advanced Level – Unit 1: “Success – Talking what success means to you”.
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Características de pessoas de SUCESSO: Vamos refletir sobre isso?

  1. Sandra Fayad disse:

    Não é impossível ser uma pessoa de sucesso. Difícil é decidir trilhar o melhor caminho, que pode ser o mais curto ou o mais belo. Como sempre, boa escolha do tema.

  2. Na verdade nunca almejei ter sucesso. O que aconteceu comigo, com relação a poesia, foi de forma natural. Até porque não sou perseverante e nem otimista. Características importante, nesse processo. Eu desanimo fácil, ao primeiro obstáculo e preciso de um tempo para me recuperar. Posso até continuar com o projeto inicial, porém não crio mais expectativas.
    Belo post! Bjs

    • JCDattoli disse:

      Obrigado, Lúcia, por comentar, e com tamanha sinceridade! Quanto a desanimar fácil, pode ser um ponto para ser trabalhado, superado, que pode estar causando algum bloqueio na sua trajetória de vida, especialmente na vertente do seu talento poético. Penso que valha a pena refletir sobre isso!
      Abs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s