O SORRISO: Como ele é importante (reflexão)!

Crédito de imagem – www.dentes-brancos.com

“No momento em que sorrimos para alguém, descobrimo-lo como pessoa, e a resposta do seu sorriso quer dizer que nós também somos pessoa para ele”. (Antoine de Saint-Exupéry)

Sabemos, não é de agora, que o sorriso tem grande importância na vida das pessoas, por vários motivos. Esta manhã, o Programa Bom Dia Brasil, da Globo, trouxe matéria falando que o sorriso tem grande influência para a obtenção de emprego, especialmente na hora da entrevista. Foi dito que os aspectos mais impactantes da pessoa, quando se encontra com outra, são os olhos e o sorriso.

Por que isso acontece? Porque olhos e sorriso são a nossa “vitrine real”. São o espelho do nosso estado de espírito, do nosso ânimo, da nossa saúde física e mental, enfim da nossa alma. Também, o sorriso demonstra abertura, disponibilidade, boa vontade para com o outro. Assim, é evidente que olhar e sorriso não passam despercebidos pelo outro. Não é questão de estética, de beleza. Mas, sim, de apresentar-se como você se sente, como você está, sem subterfúgios. E não adianta a pessoa tentar despistar, fazer sorriso forçado, porque o seu interlocutor, mesmo uma pessoa comum, irá perceber. É lógico que o cuidado pessoal básico, como olhos limpos e dentes em bom estado, ajudam nessa sua comunicação sutil, além de influenciar na sua saúde como um todo!

Então, por conta disso, procure sorrir, se demonstrar pelo sorriso natural, verdadeiro, que vem do seu interior. E aqui é relevante não confundir riso com sorriso. Enquanto este vem do íntimo, é silencioso, aquele é mais impulsivo, barulhento.  Isso fará grande diferença nas suas relações em cada momento da sua vida, e isso não se aplica apenas para questões profissionais, para entrevistas por emprego etc.! Para tanto, precisamos estar atentos e adquirir clara consciência a esse respeito.

Mas, como nem tudo são flores, eis o que disse Maria Fernanda Barroca, no seu texto A IMPORTÂNCIA DO SORRISO, publicado em http://educacao.aaldeia.net/importancia-sorriso/: ‘Sorrir, porém, pode ser uma tarefa difícil. A dor e o cansaço tornam, por vezes, o sorrir muito árduo. Se há fortaleza interior então há sorriso, mas dorido. Perguntaram um dia a uma doente em grande sofrimento: “Como te sentes?”. A resposta foi desconcertante: com um sorriso-dorido respondeu: “dói-me tudo”.’

Pensem nisso!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Motivação e crescimento humano, Saúde. Bookmark o link permanente.

4 respostas para O SORRISO: Como ele é importante (reflexão)!

  1. Silvia Coutinho disse:

    Pena que muitas pessoas mantém o estilo “sisudo” de ser. Além de ser prejudicial à alma, transforma também os sinais de tempo na face.

  2. Sorrir na verdade, acho que é um ato que vem da alma, quando estamos bem, embora existam pessoas que em qualquer situação, não sabem sorrir. O sorriso nos deixa em paz conosco, nos deixa com a aparência melhor e acaba contagiando às pessoas a nossa volta. As que não sabem sorrir, acabam envelhecendo mais cedo.
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s