Crescimento pessoal – “15 coisas que você deve parar de fazer a si mesmo”!

Crédito de imagem – www.iamthatgirl.com

“Pare de pensar que você não está pronto – Ninguém se sente 100% pronto quando surge uma oportunidade.”

Por fragilidades próprias do ser humano, e não é o caso de entrarmos aqui nos porquês dessa constatação, é bastante elevando o número de pessoas que 1) gera e/ou alimenta pensamentos negativos; 2) cultiva “verdades” que chamamos no coaching de crenças limitantes; 3) e, por consequência, que pratica hábitos que acabam atrasando, limitando ou paralisando a sua vida. Dessa forma, comprometem o próprio crescimento pessoal e profissional, seu nível de satisfação e de realização. Em outras palavras, pessoas assim acabam se sentindo estagnadas, insatisfeitas e infelizes, sem se falar no potencial de adoecimento físico e mental decorrente desse modo de viver!

Como essas “atitudes” são praticadas naturalmente, estando incorporadas à personalidade da pessoa sem que ela se dê conta do que está perdendo (ou deixando de ganhar), precisamos estar atentos a esse tipo de armadilha que podemos estar criando para nós mesmos!

E para que você possa refletir a esse respeito e fazer as correções de rumo que entenda necessárias, transcrevo o texto a seguir, publicado no site Mundo Interpessoal, com dicas e bons exemplos de coisas que devemos evitar, ou melhor, que devemos parar de fazer:

“15 coisas que você deve parar de fazer a si mesmo

1. Pare de gastar tempo com as pessoas erradas – A vida é muito curta para gastar tempo com pessoas que sugam a sua felicidade. Se alguém quer você em sua vida, essa pessoa vai arrumar algum espaço para você. Você não deve lutar por esse espaço. Nunca, jamais, insista em alguém que não reconheça seu valor. E lembre-se, não são as pessoas que estão ao seu lado quando você está no seu melhor, mas as que estão ao seu lado quando você está no seu pior, que são seus verdadeiros amigos.

2. Pare de correr de seus problemas – Enfrente seus problemas de cabeça erguida. Não, não vai ser fácil. Não existe uma pessoa no mundo que seja capaz de lidar perfeitamente com os socos que recebe da vida. Suponho que não podemos resolver problemas de imediato. Não fomos feitos dessa forma, na verdade, fomos feitos para ficar chateado, triste, magoado, tropeçar e cair. Porque esse é o propósito da vida – enfrentar os problemas, aprender, se adaptar, e resolvê-los ao longo do tempo. Isso é o que finalmente molda a pessoa que nos tornamos.

3. Pare de mentir para si mesmo – Você pode mentir para qualquer outra pessoa no mundo, mas você não pode mentir para si mesmo. Nossas vidas melhoram apenas quando temos uma chance, e o mais difícil de tudo é ser honestos com nós mesmos.

4. Pare de colocar suas próprias necessidades em segundo plano – É muito doloroso se perder no processo de amar alguém demais, e esquecer que você é especial também. Sim, ajudar os outros, mas se ajudar também. Se alguma vez houve um momento para seguir sua paixão e fazer algo que é importante para você, esse momento é agora.

5. Pare de tentar ser alguém que você não é – Um dos maiores desafios na vida é ser você mesmo um um mundo que está tentando fazer todo mundo parecer algo a mais. Alguém sempre será mais bonito, alguém sempre será mais inteligente, alguém sempre será mais jovem, mas nunca será você. Não mude para que as pessoas gostem de você. Seja você mesmo e as pessoas certas vão adorar o verdadeiro você.

6. Pare de tentar se se agarrar ao passado – Você não pode começar o próximo capítulo da sua vida se você continuar relendo o último.

7. Pare de ter medo de cometer um erro – Fazer algo e começá-lo errado é pelo menos dez vezes mais produtivo do que não fazer nada. Todo sucesso tem por traz uma trilha de falhas, e a cada fracasso, se está mais perto do sucesso. Você vai acabar lamentando as coisas que você não fez muito mais do que as coisas que você fez.

8. Pare de se arrepender por velhos erros – Podemos amar a pessoa errada e chorar com as coisas erradas, mas não importa como as coisas dão errado, uma coisa é certa, os erros nos ajudam a encontrar a pessoa e as coisas que são certas para nós. Todos nós cometemos erros, temos lutas, e até mesmo arrependimentos do passado. Mas você não é seus erros, você não é suas lutas, e você está aqui e agora, com o poder de moldar o seu dia e futuro. Cada coisa que já aconteceu em sua vida está o preparando para um momento que ainda está por vir.

9. Pare de tentar comprar a felicidade – Muitas das coisas que desejamos são caras. Mas a verdade é que as coisas que realmente nos satisfazem são totalmente gratuitas – o amor, risadas e trabalhar em nossas paixões.

10. Pare de pensar que você não está pronto – Ninguém se sente 100% pronto quando surge uma oportunidade. Como a maioria das grandes oportunidades na vida nos força a crescer além de nossas zonas de conforto, o que significa que você não vai se sentir totalmente confortável no início.

11. Pare de se envolver em relacionamentos pelas razões erradas – Relacionamentos devem ser escolhidos com cuidado. É melhor estar sozinho do que está em má companhia. Não há necessidade de pressa. Se algo é feito para ser, isso vai acontecer – na hora certa, com a pessoa certa, e pelo melhor motivo. Apaixone-se quando estiver pronto, não quando você está sozinho.

12. Pare de rejeitar novos relacionamentos só porque os antigos não deram certo – Na vida você vai perceber que há um propósito para todos que encontrar. Alguns vão te testar, alguns vão te usar e alguns vão lhe ensinar. Mas o mais importante, alguns vai trazer o melhor em você.

13. Pare de tentar competir contra todos os outros – Não se preocupe com o que os outros estão fazendo melhor do que você. Concentre-se em bater seus próprios recordes todos os dias. O sucesso é uma batalha entre você e somente você mesmo.

14. Pare de perder tempo a explicar-se aos outros – Seus amigos não precisam e seus inimigos não vão acreditar de qualquer forma. Basta fazer o que você sabe e seu coração sempre está certo.

15. Pare de agir como se tudo estivesse bem, se não está – Tudo bem se desmoronar por um momento. Nem sempre você tem que fingir ser forte, e não há necessidade de provar constantemente que tudo está indo bem. Você não deve se preocupar com o que as outras pessoas estão pensando ou – chorar, se for necessário – é saudável derramar lágrimas. Quanto mais cedo você fizer isso, mais cedo você será capaz de sorrir novamente.

Fonte – http://www.mundointerpessoal.com/2014/01/15-coisas-que-voce-deve-parar-de-fazer.html
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Crescimento pessoal – “15 coisas que você deve parar de fazer a si mesmo”!

  1. Sandra Fayad disse:

    Bons conselhos. Valeu pela introdução e pela escolha do tema, Dáttoli.

  2. JCDattoli disse:

    Obrigado, Sandra, pelo estímulo das suas palavras!

  3. Acho que isso veio diretamente pra mim. Desses ítens, tenho quase todos. Sempre tenho medo de agir, tenho medo de tentar mudar algo, ainda que não esteja bem. Sempre acabo fazendo o que os outros querem, em detrimento do que quero.
    Desses citados apenas o 2, 3, 5, 9, 10, 13, não se encaixam comigo.
    Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s