Por que é bom consumir PROTEÍNA após os treinos?

Crédito de imagem – www.rd.com

Replico, abaixo, texto bastante interessante e informativo a respeito do uso de proteína após a prática de exercícios físicos, que foi publicado no site Mais equilíbrio, com o título A proteína pós-treino.

Considerando que a quantidade de praticantes de atividades físicas aumenta continuamente, sobretudo pelo crescimento da longevidade das pessoas, é importante difundir ao máximo informações a respeito das proteínas, como, por exemplo, seus benefícios, quantidade mínima e frequência a ser consumida e quais são as principais fontes de proteína. Muitas pessoas comentam que estão fazendo musculação na academia, até com regularidade, mas não veem resposta dos seus músculos. Podem até mesmo ter a sensação de que estão perdendo massa muscular. Aliás, isso já aconteceu comigo. Nesses casos, há aí, por certo, um déficit nutricional e muito provavelmente um inadequado consumo ou reposição de proteína.

Portanto, uma dica valiosa para quem está praticando atividade física/muscular, é buscar orientação de nutricionista, que pode ser tão importante quanto o profissional de educação física. Convém ficar esperto!

“A proteína pós-treino

Conheça os benefícios do consumo das proteínas

Não é novidade que malhar ajuda a tonificar os músculos e a emagrecer, mas isso também é resultado de uma boa alimentação antes e depois do treino. E a proteína tem papel importantíssimo nesse trabalho, principalmente para quem visa a hipertrofia.

Durante qualquer exercício, há estresse e degeneração dos músculos. As proteínas contêm aminoácidos essenciais para regenerar essas fibras, reestruturando os músculos. A proteína também ajuda a evitar as lesões causadas pelos exercícios. Portanto, se a ideia é ganhar massa muscular, é ideal que se consuma/produza mais do que se gastou.

Mas não pense que apenas a proteína te ajuda nessa missão. Uma porção de carboidrato também é bastante importante. O carboidrato estimula a produção de insulina, que ajuda a reduzir a perda protéica pós-treino.

A quantidade de proteínas que deve ser ingerida por dia varia de pessoa para pessoa, mas para quem pratica atividade física, a recomendação é de aproximadamente 1,4g por Kg. Ou seja, uma mulher de 60 kg poderá consumir 84g de proteína diariamente. O indicado é comer proteínas após o treino, até pelo menos 3 horas, tempo em que o organismo está regenerando as fibras.

Veja quais são as melhores fontes de proteína.

Carne vermelha

Ela é a campeã na quantidade de creatina, substância essencial para a formação muscular. Por isso nenhum outro alimento consegue suprir sua necessidade tão bem. O ferro, o zinco e a niacina contida na carne também são essenciais para a manutenção dos músculos. Um filé de 150g tem cerca de 37g de proteína.

Frango

Não há como fugir dele. De fato, o frango é uma excelente fonte de proteínas, já que quase não contém gorduras. Um filé tem em média 35g de proteínas.

Iogurte

Ele combina carboidratos e proteínas, perfeito para ser consumido depois do treino, para quem visa crescimento muscular. Ele também é rico em cálcio, fundamental para a contração muscular.

Salmão

Ele é rico em proteínas e gorduras boas. O ômega 3, por ser anti-inflamatório ajuda na recuperação muscular e permite assimilar a proteína com mais facilidade no organismo.

Arroz integral com feijão

Uma xícara de feijão tem aproximadamente 15g de proteína. Em conjunto com os aminoácidos do arroz, ele se torna uma refeição completa para depois do treino. “

Por Helena Dias – Em http://maisequilibrio.com.br/fitness/a-proteina-postreino-3-1-2-734.html

 

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Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
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Uma resposta para Por que é bom consumir PROTEÍNA após os treinos?

  1. Eu até tento deixar a carne vermelha, mas, chega um dia, sinto tanta necessidade dela, que volto a consumir normalmente.
    Bela postagem! Bjs

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