Esteja atento às suas CRENÇAS: Todo cuidado é pouco!

Crédito de imagem – www.imagick.com.br

Falo hoje sobre as crenças pessoais, que nada mais são do que as coisas nas quais você acredita a respeito de você mesmo, dos outros e do mundo e que funcionam como mensagens que ficam registradas no seu subconsciente. As crenças têm origem nos pensamentos e são um dos componentes que formam a personalidade humana, podendo ser fortalecedoras ou limitantes. Não sem motivo, no processo de coaching a percepção das crenças ganha significativa importância.

Dito de outra forma, se essas crenças são positivas, elas fortalecem as atitudes da pessoa e isso é muito bom! O problema é que se criam crenças negativas, que distorcem realidades, atrapalham (ou impedem) o crescimento levando a pessoa a uma série de problemas comportamentais como baixa autoestima, dificuldade de relacionamento, conformismo, inapetência para abraçar desafios, mudanças etc. A boa notícia é que esses comandos mentais (crenças limitantes) podem perfeitamente ser evitadas e superadas. Assim, tenha clareza de que as suas crenças influenciam decisivamente o rumo da sua jornada, para o bem e para o mal! 

A propósito, ao ler o interessante artigo O poder das crenças, do escritor Pedro Ivan Rogedo, publicado na Revista Entre Lagos – Edição 102 – SET/2014 – pgs. 25/26, destaquei as seguintes citações que ilustram a importância das crenças:

“O que você pensa hoje constrói o seu futuro.” (Louise Hay)

“As crenças podem ser as mais poderosas forças para criar o bem e a prosperidade em sua vida.” (Anthony Robbins)

“Deus poupou-me do sentimento do medo.” (Juscelino Kubitschek)

“A mente emite ondas de pensamentos que alcançam e atraem pessoas cuja mente emite ondas com frequências e significados semelhantes.” (Rupert Sheldrake)

“Aqueles que podem é porque acreditam que podem.” (Virgílio Romano).

E para possibilitar melhor entendimento a respeito das chamadas crenças limitantes, transcrevo o esclarecedor texto abaixo, publicado no site O Poder do Ser (http://www.opoderdoser.com/2014/07/crencas-limitantes-sistema-de-crencas-e-valores.html):

“Crenças Limitantes – O Sistema de crenças e valores

Crenças limitantes são resultados de interpretações negativas das experiências que vivemos. No momento que nos identificamos com uma situação ou modelo, nossas decisões sofrem influências daquele padrão, impedindo a mudança de paradigmas.

Por mais que achamos que presenciamos a realidade, ela é constituída através do nosso sistema de crenças e valores. A realidade em si é percebida através das informações que obtivemos durante nossa trajetória.

Significado de Crenças e Valores
Segundo o Dicionário Aurélio:

O que são Crenças? São opiniões adotadas com fé e convicção.

O que são Valores? São as normas, princípios ou padrões sociais aceitos ou mantidos por indivíduo, classe, sociedade; etc.

A partir do entendimento que percebemos a realidade através de como interpretamos nossas experiências, podemos investigar através do Autoconhecimento, e nos conscientizar que um comportamento negativo tem por trás, um condicionamento mental gravado, e reforçado a cada vez que nós confirmamos a crença como verdadeira.

A criação dos pais insere crenças e valores aos filhos

Sofremos  condicionamentos desde a infância por parte dos pais, com o método de educação ensinada  com base nas suas próprias experiências de vida.

Isso é natural e inevitável, pois eles querem transmitir o que julgam correto na visão de suas crenças. Muitas vezes os pais criam seus filhos baseado no medo, ameaça, e com crenças limitantes em relação a vários fatores na vida. A distorção é criada a partir da identificação com essas informações vivenciadas.

Os fatores externos e experiências reforçam as crenças limitantes

Durante nossa trajetória, buscamos referências em nossas experiências, como forma de nos moldar na melhor maneira ao ambiente que vivemos, e da maneira mais confortável possível, nos alinhando com a sociedade e seu padrão de consumo, controle, trajes, maneiras de se expressar, e crenças sobre diversos assuntos.

Tudo isso é uma adaptação que fazemos ao ambiente de forma muitas vezes inconsciente, e aí que mora o problema. O discernimento sobre o que devemos aceitar como “verdade” definirá o limite que podemos alcançar em todas as áreas na vida.

A dificuldade na percepção das crenças limitantes

A maior dificuldade em identificar as crenças limitantes que nos movem, são a auto sabotagem, vitimização, e a defesa do Ego, que tenta lhe provar que seus pensamentos e sentimentos destrutivos são corretos e engessados em sua personalidade.

Portanto, é essencial que se identifique a raiz das crenças limitantes e como alterá-las para que sua realidade seja transformada.

“Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo”. Henry Ford.

Enxergue-se de fora dos condicionamentos

Podemos ter consciência de nossas crenças limitantes em relação ao bem pessoal, profissional e nos relacionamentos a partir de uma visão independente das respostas que chegam automaticamente através dos pensamentos.

Não somos nossos pensamentos, e sim o criamos com base na interpretação de nossas experiências, e se repetem como forma que o cérebro tem de solucionar um problema sempre por um caminho já percorrido.

Crie novas possibilidades através de uma mudança de percepção interior. A lei da Atração nada mais é que um imã que atrai o que você sente e pensa. As pessoas zelam pelos seus bens materiais, seus carros, seus imóveis, seus bichos de estimação, mas esquecem de zelarem por si próprios através dos seus pensamentos e sentimentos que geram o comportamento negativo.

A mudança ao nosso redor acontecerá somente quando mudarmos nosso Sistema de crenças e valores, dando oportunidade a nós mesmos de evoluirmos em consciência e atitudes. A Reprogramação Mental é uma maneira que temos para facilitar o processo de libertação de vícios de pensamentos e crenças limitantes.

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

4 respostas para Esteja atento às suas CRENÇAS: Todo cuidado é pouco!

  1. Muitas crenças fazem verdadeiras lavagens cerebrais nas pessoas, para arrebanhar mais seguidores. Nesse caso, é ruim, porque essas pessoas, ficam limitadas e não conseguem ver a realidade, submetendo-se a uma série de desmandos. Inclusive, tirando o que seria para sustentação do próprio lar, para doações. Outras ajudam muito a manter o equilíbrio e servem como guias de orientações.
    Belo post! Bjs

  2. Sandra Fayad disse:

    Nessa questão da energia que vai e volta eu não tenho dúvidas. É só prestar atenção a certas situações cotidianas, simples. Quanto a realizar façanhas complexas, tenho dúvidas quando o resultado esperado ou desejado depender da vontade de outro ser racional. No entanto, há muitos casos de o desejo de uma pessoa ser capaz de influenciar a mudança de comportamento de uma comunidade, não sei se por persuasão ou pela força da mente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s