FOBIA SOCIAL, um transtorno que afeta muita gente – Fique por dentro!

                         

Crédito de imagem – www.harthosp.org

Quero abordar hoje um tipo de ansiedade que acomete pessoas em todo o mundo e alguns milhões apenas no Brasil. Trata-se da Fobia Social (FS), ou Transtorno de Ansiedade Social (TAS), uma espécie de distúrbio emocional que vem ganhando atenção nos tempos recentes, pois, ao que parece, está se intensificando entre crianças e adultos de diversas idades, incluindo trabalhadores e executivos de diferentes áreas de atuação. Segundo os inúmeros textos disponíveis sobre o tema, FS ou TAS é uma doença que pode ser preocupante, com consequências relevantes – e graves – se não enfrentadas adequadamente, levando ao isolamento, baixo desempenho, depressão, dependências químicas e até mesmo ao suicídio. Apenas como exemplo, pessoas que têm pavor de fazer apresentação em público podem estar acometidas desse transtorno!

Para que tenham uma boa visão sobre esse tipo de transtorno: do que se trata; tipos de comportamento apresentados por quem sofre de TS; algumas consequências da doença; e possibilidades de tratamento, selecionei as matérias que comento a seguir: 

Segundo Thai Tiezzi, em seu texto publicado em  http://www.soap.com.br/blogsoap/2014/08/medo-de-falar-em-publico-pode-ser-fobia-social-e-tem-cura/, “A fobia social (que  é completamente diferente de introversão), é caracterizada por pessoas que tendem a distorcer a avaliação de suas experiências, por um medo irracional, persistente e intenso de uma ou várias situações sociais ou de desempenho. As pessoas que possuem fobia social são detentoras de pensamentos negativos que rebaixam seu poder de capacidade perante os demais e perante a si mesmo. Não acreditam em si e têm pavor da reprovação pela crença de sua usual incapacidade de execução.

São frequentemente considerados dois tipos de fobia social:

A ansiedade social generalizada, isto é, o medo de qualquer comunicação ou relação social

A Ansiedade social específica que surge apenas em determinadas situações (por exemplo, falar em público)”.

Com efeito, recomendo dar uma olhada no interessante texto em que o Dr Dráuzio Varella entrevista o médico psiquiatra Dr. Márcio Bernik, especialista em transtornos de ansiedade –  em http://drauziovarella.com.br/crianca-2/fobia-social/.

E para concluir essa abordagem, faço também referência ao texto Milhões de brasileiros sofrem de fobia social, publicado no blog Sou Fobica Social, com esclarecedor depoimento de um outro médico especialista nesse tipo de distúrbio emocional (e comportamental), cujo teor pode ser visto em http://soufobicasocial.wordpress.com/2014/11/01/milhoes-de-brasileiros-sofrem-de-fobia-social/.

Apesar de a Fobia Social ser uma realidade e afetar muita gente, o melhor é que a doença tem cura!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Saúde. Bookmark o link permanente.

4 respostas para FOBIA SOCIAL, um transtorno que afeta muita gente – Fique por dentro!

  1. Infelizmente, estamos vendo crescer o número de pessoas, acometidas por fobias de modo geral. São inúmeros fatores envolvidos Geralmente associamos perigo, a situações desconhecidas, que precisamos passar. Existem literaturas, que falam que trazemos ha milênios,
    temores importantes para a sobrevivência da espécie humana, e essas informações, muitas vezes adormecidas, a qualquer momento podem despertar. Sem contar que o mundo violento, que vivemos hoje, deixam as pessoas susceptíveis a desenvolverem fobias a qualquer momento.

  2. ROSANA MARILDA ALVES disse:

    Eu sofro com fobia social e ja não sei mais o que fazer..tenho medo d fazer besteira. .Não condigo se quer assinar meu próprio nome na frente das pessoas e isso esta me deixando super mal…

    • JCDattoli disse:

      Obrigado, Rosana, pela sua presença aqui no blog!
      A respeito do seu comentário propriamente dito, em que pese não ser um especialista, acredito que ter consciência desse seu quadro, e buscar ajuda, são os primeiros passos. Na minha percepção, você deveria procurar um bom psicólogo na linha comportamental. Até lá, evite situações de stress. Vá em frente e tudo se resolverá.
      Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s