Desenvolva a força da GRATIDÃO – Um texto inspirador!

Crédito de imagempeloscaminhosdaevangelizacao.blogspot.com

Quero falar hoje sobre gratidão, esse sentimento nobre de reconhecimento para com alguém que lhe fez alguma coisa especial, que lhe ajudou de alguma maneira, enfim, que lhe fez o bem. Demonstrar gratidão mexe positivamente com o emocional de quem está gratificando e de quem é gratificado. O ato de expressar gratidão, seja por que meio for, é sem dúvida impactante, virtuoso e faz bem. Mais ainda, creio sinceramente que a atitude de expressar gratidão atrai coisas positivas!

Que tal incorporar a prática da gratidão cada vez mais na sua vida, seja nas relações familiares, profissionais ou sociais? Quem demonstra gratidão revela grandeza e sabedoria! E para ajudá-los a desenvolver cada vez mais a gratidão no dia a dia, transcrevo, a seguir, texto bem elaborado sobre o tema, escrito pela master coach Claudia Hölter e publicado recentemente no blog da Sociedade Brasileira de Coaching (ver link ao final): 

“Gratidão: como desenvolver essa força em você?

(Por Claudia Hölter)

Desenvolver um coração grato, apesar das circunstâncias ao redor, não é tarefa fácil. Contudo, aqueles que praticam a gratidão conseguem benefícios ímpares em sua saúde física e mental, além de fortalecer seus relacionamentos afetivos.

A  palavra gratidão deriva do Latim gratitudĭne, que em Português significa o reconhecimento por um benefício que se recebeu; qualidade de quem é grato.  Na verdade, seu significado encerra em si profundas informações para o estudo científico dos seus efeitos sobre a saúde física e o bem-estar psicológico dos indivíduos. Segundo, Dr.Robert Emmons, Ph.D., um dos maiores líderes científicos sobre gratidão, há dois componentes em sua definição de gratidão responsáveis por gerar uma corrente de emoções positivas, que beneficia tanto aqueles que a expressam como os que a recebem:

  • O primeiro é a afirmação da bondade, ou seja, o reconhecimento que existem coisas boas no mundo, dádivas e benefícios que recebemos.
  • O segundo é o reconhecimento de que a fonte dessa bondade encontra-se fora de nós mesmos, isto é, a verdadeira gratidão envolve uma dependência humilde de outros, que nos ajudam  a alcançar uma dádiva, um favor,  em nossas vidas.

Com base nesses dois componentes, Dr. Emmons define a gratitude como uma emoção social, ou melhor, uma emoção fortificadora de relacionamentos, que permite-nos entender como temos sido apoiados e provados pelo nosso próximo. Em estudos de prática de gratidão com mais de mil pessoas,  com idades que variavam de 8 a 80 anos, Dr. Emmons obteve evidências dos seguintes benefícios:

Físico

• Sistema imunológico mais fortalecido

• Diminuição de queixas de dores

• Pressão arterial mais baixa

• Sono mais prolongado e mais disposição ao acordar

Psicológico

• Altos níveis de emoções positivas

• Mais alerta e disposto

• Mais otimismo e felicidade 

Social

• Mais solícito, generoso e compassivo

• Maior tendência a perdoar

• Mais disposição para passear

• Diminuição da sensação de solidão e isolamento

Como podemos identificar em nossas experiências de vida situações e expressar gratidão por elas? A sugestão de hoje para você desenvolver mais a qualidade da gratidão e obter mais bem-estar físico e psicológico é criar um diário com o seguinte exercício:

1º)  Pense em alguém que tenha impactado positivamente a sua vida, mas que você ainda não tenha agradecido adequadamente pelo favor que lhe fez.

2º)  Reflita sobre os benefícios que recebeu dessa pessoa e escreva-lhe uma mensagem expressando sua gratidão pelo que ela fez por você.

3º)  Por fim, entregue a mensagem em mãos e converse com ela sobre tudo que escreveu, compartilhando os benefícios adquiridos através do gesto de apoio recebido, para que a outra pessoa também se sinta valorizada e motivada.

Muito obrigada pela sua atenção e tenha um excelente dia! “

AutoriaClaudia Hölter (É master coach e membro da Sociedade Brasileira de Coaching, escritora, pesquisadora, tradutora e secretária executiva bilingüe).
Fonte: http://www.sbcoaching.com.br/blog/colaboradores/gratidao-desenvolver-essa-forca/?utm_medium=e-mail&utm_source=newsletter&utm_content=newsletter-colaboradora-claudia-gratidao&utm_campaign=newsletter_31_10.
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Desenvolva a força da GRATIDÃO – Um texto inspirador!

  1. Luci Machado disse:

    Muito bem lembrado, Dattoli. Deveriamos adquirir o habito de agradecer diariamente por tudo que recebemos, ainda que momentaneamente possamos entender que ‘nao era bem isso’ ou ‘poderia ser mais ou melhor’. O agradecimento nos permite o bem estar da mente e da alma. Um excelente dia pra voce!

  2. Sandra Fayad disse:

    “…a atitude de expressar gratidão atrai coisas positivas!” Concordo. A propósito, muito obrigada pela sua amizade. Ela me traz mensagens positivas sempre e atitudes próprias de quem sabe como ser um bom amigo.

  3. Expressar a gratidão é essencial para vida. Quem não consegue ter a humildade de agradecer, se torna um ser ríspido, difícil de se adaptar dentro de uma comunidade. Sem contar que a gratidão emana uma energia tão positiva que acaba atraindo coisas boas. Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s