Jovem de 16 anos é ativista, ambientalista e escritora!

Postado por Liberty Seguros, 05/06/2014 14:05:00

“Todos temos o poder de mudar o mundo desde que nos engajemos em nossas ideias.”

As questões envolvendo o meio ambiente são preocupantes e, como já comentei aqui em algumas oportunidades, se queremos assegurar o equilíbrio do nosso planeta e, por que não dizer, a sobrevivência futura das pessoas que aqui habitam, precisamos aumentar o nível geral de conscientização – e de comprometimento – a respeito desse assunto. Mais do que isso, precisamos agir, dar exemplos, arregaçar as mangas, pressionar autoridades etc. Entretanto, infelizmente, o mundo real nos mostra que conseguir esse avanço de maneira mais efetiva não é tarefa fácil!

Por conta disso, muito me animou ler a matéria “Jovem de 16 anos é ativista, ambientalista e escritora“, falando sobre Gabrielle, a garota da foto acima, publicada no Portal Exame (http://exame.abril.com.br/), no início de junho passado. Temos aí um belíssimo exemplo de precoce conscientização e comprometimento com as causas voltadas para a preservação do meio ambiente, que ocorre no interior de São Paulo. Espero que esse relato estimule e inspire muita gente – de qualquer idade e condição social – a caminhar nessa direção, de maneira que a quantidade de ativistas e ambientalistas do bem, que nos dias atuais ainda é limitada e insuficiente, possa se ampliar continuamente!

Vejam transcrição a seguir: 

“Jovem de 16 anos é ativista, ambientalista e escritora

Aos 5 anos de idade, Gabrielle Brandão assistiu a uma reportagem na televisão sobre o aquecimento global. As duras imagens e o assunto áspero não intimidaram a criança. Pelo contrário: a menina caiu em um choro longo e sentido e teve que ser acalmada pela mãe. Hoje, aos 16 anos, ela lidera um instituto com o seu nome em Avaré e se dedica a mobilizar as pessoas em torno das causas ambientais, tendo sido nomeada recentemente conselheira titular do direito da criança e do adolescente do estado de São Paulo, e também coordenadora estadual dos objetivos do milênio da ONU.
As iniciativas nas quais Gabrielle pensava e queria colocar em prática desde os 10 anos eram tantas que, com a ajuda dos pais, ambientalistas convertidos pela filha, ela fundou o Instituto Ambiental Gabrielle Brandão, com o objetivo de centralizar as ações e aumentar as chances de conseguir apoio governamental. Vítima de bullying e inconformada com o preconceito, Gabrielle também escreveu um romance sobre o tema, intitulado “Ellie – Vivendo em seu mundo”. A jovem ainda ministra palestras, faz apresentações para crianças, escreve para uma revista local e participa da Rádio Interativa FM de Avaré.
“Eu quero mostrar que, não importa de onde você venha, qual sua situação econômica, sua idade, cor, gênero. Todos temos o poder de mudar o mundo desde que nos engajemos em nossas ideias. Tudo começa de um sonho, de um pensamento, que pode ser multiplicado com a força, com a fé e com a força de vontade. Se você acredita em algo, divulgue, tente fazer os outros acreditarem. Nada é impossível, e salvar o planeta não é um conto de fadas, é uma realidade que depende de cada um de nós.”
Fonte – http://www.libertyseguros.com.br/libertynacopa2014/sitepages/a-seguradora-da-copa-2014/detalhe-post.aspx?postId=222&catId=10&utm_source=outbrain&utm_medium=display_click&utm_content=predicta_banner:meu_exemplo_2_fase:outbrain:outbrain__paginas_de_conteudo:formato_diferenciado::47028:10473:2692:outbrain_outbrain__paginas_de_conteudo_formato_diferenciado_meu_exemplo_2fase__222__|_conteudo_20141010::snap2ga&utm_campaign=meu_exemplo_2_fase:

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Ações sociais e humanitárias, Meio ambiente. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Jovem de 16 anos é ativista, ambientalista e escritora!

  1. Zé Rosa disse:

    Parabéns à Gabrielle e que sirva de exemplo a outros jovens.
    Abs,
    José Rosa.

  2. Até pequenas ações e uma simples conscientização, já são muito relevantes nesse sentido. Se cada um, fizesse a sua parte, muita coisa seria evitada. Desde a pré-escola, as crianças deveriam ter aulas lúdicas sobre o tema.
    Parabéns a garota pela iniciativa! Belo post! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s