Energia limpa – O exemplo de Munique, Alemanha!

                    Munique.Vista

Um elogiável exemplo de compromisso com a natureza, comentado na matéria abaixo, a respeito de meta ambiciosa assumida por autoridades de Munique, na Alemanha, que foi publicado no site “Planeta Sustentável”, em 29 de setembro passado. Aliás, em termos de geração de energia limpa, a Alemanha é hoje uma referência mundial. Espero que essas notícias inspirem, principalmente, os governantes e legisladores das diversas nações a seguir nessa mesma linha, para o bem do nosso planeta e para a nossa própria sobrevivência!

Com efeito, o Brasil precisa avançar muito e pode, sem dúvida, dar maior contribuição para a preservação da natureza e equilíbrio do meio ambiente, em face do seu vasto potencial. Que entrem e campo – e com maior disposição – o binômio querer / poder!

Vejam o texto:

“Munique planeja ter 100% de energia limpa até 2025

Autoridades de Munique, terceira maior cidade da Alemanha, anunciaram nos últimos dias que assumiram o desafio de suprir a demanda de eletricidade com energia 100% renovável até 2025. Se atingida, a meta ambiciosa daria à cidade o título de metrópole líder em sustentabilidade no planeta.

A Stadtwerke München, or SWM, empresa municipal de eletricidade, terá que produzir cerca de 7,5 bilhões de kilowatts hora de energia verde para uma população de mais de um milhão de habitantes.

Entre os diversos projetos já em andamento para alcançar a meta proposta pela prefeitura está a instalação de uma usina hidrelétrica instalada no Rio Isar. O funcionamento da planta garantiu o abastecimento de energia de fonte limpa a 4 mil residências da cidade alemã. E no zoológico de Munique, esterco de elefante é convertido em biocombustível.

A Stadtwerke München também tem investido em projetos renováveis em outros países europeus, como uma planta solar em Andalusia, na Espanha, e em fazendas eólicas no Mar do Norte, entre Inglaterra e Escandinávia. A eletricidade produzida nestes lugares alimenta o grid integrado da Europa. Muitas empresas e comerciantes locais também estão fazendo sua parte ao optar por energia limpa junto às suas companhias de eletricidade.

O Parlamento da Comunidade Europeia já tinha definido como objetivo para as nações membro ter pelo menos 20% da energia proveniente de fontes limpas, como vento, sol ou biomassa. A Alemanha é um dos países mais avançados no mundo em iniciativas e desenvolvimento de tecnologias alternativas.”

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Ações sociais e humanitárias, Meio ambiente. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Energia limpa – O exemplo de Munique, Alemanha!

  1. Esse sim é um exemplo a ser seguido. Pena nem todos estejam preocupados com um assunto de tamanha importância. A preocupação por aqui é bem outra. Lamentável! Boa semana! Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s