Saúde – As maravilhas do abacate – Boas notícias!

abacates             creme abacate

Trago hoje boas notícias para quem faz uso do abacate, fruta que é originária da América Central, é rica em fibras e que pode ser encontrada pelo Brasil afora. 

Segundo a medicina popular, o abacate ajuda no combate à prisão de ventre, flatulências, reumatismo, gota, infecções dos rins e do fígado. Também traz benefícios para a pele. Após diversas pesquisas, há informações de que essa fruta ajuda na redução do colesterol, no controle da tensão pré-menstrual, na redução do peso e, ainda, é boa para o sono, conforme matéria publicada em http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/maravilhas-do-abacate/39/.

Por último, transcrevo texto que recebi hoje de uma amiga, “Saúde – As Maravilhas do Abacate”, de autoria do biólogo e jornalista Ricardo Schinaider de Aguiarcom novas e animadoras informações:

“Estudo comprova que acrescentar meio abacate às refeições traz uma série de benefícios à saúde.

Se você gosta de abacate, essa é uma ótima notícia! Se você não gosta, talvez passe a gostar. Segundo uma nova pesquisa, a fruta pode ajudar a regular os níveis de glicose no sangue – uma descoberta de grande interesse para pacientes de diabetes.

O abacate é bastante calórico e contém uma quantidade grande de gorduras. A cada 100 gramas, a fruta tem, aproximadamente, 160 calorias e 15 gramas de gorduras. Mas não se assuste – as gorduras do abacate são aquelas consideradas “boas”, que reduzem os níveis de colesterol no sangue e diminuem os riscos de doenças cardíacas. E quanto às calorias, elas podem ser, na verdade, uma vantagem para os diabéticos.

A pesquisa, realizada na Universidade da Califórnia, foi bastante simples: eles controlaram a glicemia de dois diferentes grupos de voluntários – um deles comeu um almoço normal, enquanto o outro comeu o mesmo almoço e mais meio abacate. O resultado pode ser considerado inesperado: as pessoas que comeram o almoço mais o abacate, e que portanto consumiram mais calorias e carboidratos, não apresentaram aumento nos níveis de glicose no sangue quando comparadas com as pessoas que comeram apenas o almoço. “Isso nos leva a crer que o papel do abacate no controle da glicemia merece mais investigações”, diz Joan Sabaté, autor principal do estudo.

Além disso, por conter grandes quantidades de fibras, o abacate gerou uma sensação de saciedade. Os participantes da pesquisa que comeram a fruta se sentiram mais satisfeitos – três horas após a refeição, seu desejo de comer era 40% menor quando comparados com os participantes do grupo do almoço normal. Mesmo depois de cinco horas, o apetite do grupo do abacate ainda era 28% menor. Isso significa que, ao comer meio abacate junto ou após o almoço, as chances de você ficar tentado por petiscos e guloseimas durante a tarde são menores.

Mais pesquisas são necessárias para compreender o papel exato do abacate em nosso organismo, mas estudos anteriores já haviam associado o consumo da fruta a um melhor controle do peso e um menor Índice de Massa Corporal (IMC).

AS MIL E UMA VANTAGENS DO ABACATE

Açúcar – O abacate é uma das frutas com menor quantidade de açúcar – ele tem apenas 0,7 gramas de açúcar a cada 100 gramas de fruta;

Potássio – Abacates é uma boa fonte de potássio – cada 100 gramas de fruta contém 485 mg de potássio (mais do que a banana, por exemplo);

Fibras – Um abacate médio contém aproximadamente 11 gramas de fibras, quase metade da recomendação de consumo diário;

Guacamole – O abacate é o ingrediente principal do guacamole, molho típico do México – país de origem dos abacateiros.

O abacate também é consumido com saladas e pode ser uma boa opção de sobremesa.

POR RICARDO SCHINAIDER DE AGUIAR – Biólogo”. 

 

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Saúde. Bookmark o link permanente.

3 respostas para Saúde – As maravilhas do abacate – Boas notícias!

  1. Sandra Fayad disse:

    Oba! O abacate já vai fazer parte da minha próxima refeição (rsrs).

  2. Arnaldo de Castro Costa disse:

    Gostei, vou comer mais abacate !!!

    Date: Tue, 30 Sep 2014 10:31:15 +0000 To: arnaldo.costa22@hotmail.com

  3. Que legal essa notícia! Gosto muito dessa fruta e sempre contive minha vontade de ingesta, por acreditar nas notícias que o faziam o grande vilão das dietas. Vou comer sem culpas e sem medo! Bjs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s