
Trago mais duas reflexões sobre sabedoria de vida. Tenho claro que almejar a sabedoria deva ser uma busca natural, constante e sem fim na jornada do autoconhecimento e do autodesenvolvimento que empreendemos durante a nossa existência.
– Ao se referir a um dos pontos de energia vital do nosso corpo, mais precisamente sobre o Hamsa Chakra (ou Ajna Chakra, ou também popularmente conhecido como terceiro olho), Shri Mataji disse: “A luz do Espírito, que brilha através do seu Hamsa chakra, lhes dá a sabedoria. A sabedoria não significa que você sabe como argumentar ou lutar com as pessoas. Não, não significa isso. A sabedoria significa saber como pegar o lado bom de todas as coisas para alegrar-se com isso. Isto é sabedoria. E você evita todas as coisas destrutivas e adere às coisas construtivas.”
(Shri Mataji Nirmala Devi, 1926 – 2011, afetuosamente conhecida como Shri Mataji ou Mãe, mestra espiritual indiana, foi, entre tantas ações que lhe deram notoriedade, a criadora do Sahaja Yoga, cujos centros para a prática de meditação – e seus seguidores – estão espalhados por diversas partes do mundo, incluindo o Brasil).
– “Para alcançar conhecimento, adicione coisas todo dia. Para alcançar sabedoria, elimine coisas todo dia.”
(Khalil Gibran, 1883 -1931, foi um filósofo, escritor, poeta, conferencista e pintor libanês).
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Relacionado
Sobre JCDattoli
Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Tenho admiração pela obra deixada por Khalil Gibran. Creio que para alcançar a sabedoria é preciso ter um grau de evolução espiritual, muito grande. Bjs