Projeto Santa Leitura na Praça – Que essa ideia se multiplique!

Projeto Santa Leitura4   Projeto Santa Leitura2

Ouvi no sábado, 20/9, entrevista na Rádio CBN, no Programa Caminhos Alternativos, com a idealizadora do Projeto Santa Leitura na Praça – Uma biblioteca a céu aberto, que vem sendo realizado na Praça Duque de Caxias, Santa Tereza, em Belo Horizonte-MG, aos finais de semana. Trata-se de projeto voluntário que visa estimular o interesse pela leitura. É voltado para pessoas de qualquer idade, desde criança, inclusive para quem não sabe ler. Eu achei a iniciativa muito bacana. E o meu propósito aqui, ao divulgar o referido projeto, é esperar que iniciativas como essas, principalmente para melhorar o nível educacional em nosso país, ganhem adeptos e possam ser replicadas em muitas partes do Brasil, em cidades de qualquer tamanho. E o bonito é que isso aconteça sem depender de governos, por vontade e ação de pessoas comuns, da sociedade. Por que não?

Já vimos muitas outras iniciativas louváveis com esse mesmo propósito (estimular a leitura), em formatos os mais diversos. Esse que acontece na capital mineira, de fazer regularmente em um mesmo lugar, mesmo horário e em local de fácil acesso público me parece trazer um outro elemento bastante positivo, que é criar o hábito, transformar o “movimento” em um evento que acabará se incorporando à programação natural e à cultura da cidade. Ideias estão aí. Então, que as mentes se inspirem e a vontade de fazer a diferença, de servir ao próximo – inerentes ao ser humano – deem vida a um bom número de projetos como o Santa Leitura na Praça! 

Para que saibam um pouco mais a esse respeito, transcrevo matéria publicada no Facebook:

“Santa Leitura na Praça está no ‪#‎MercadoVivo‬!

O projeto Santa Leitura na Praça é uma idealização da artista plástica Estella Cruzmel, moradora de Santa Tereza, que visa divulgar a leitura e incentivar novos leitores. É uma biblioteca gratuita e acessível, com centenas de livros da literatura mundial e nacional, com títulos para adultos e crianças. Aproveite a manhã no Mercado Vivo para uma boa leitura e, se quiser colaborar para a ampliação do acervo Santa Leitura, leve um livro para doar.

Mercado Vivo: um espaço de todos!
Sábado (13/09), de 10h às 17h.”

Vejam mais detalhes e fotos sobre esse projeto em – (https://www.facebook.com/LeituraNaPraca).

 

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Ações sociais e humanitárias, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Projeto Santa Leitura na Praça – Que essa ideia se multiplique!

  1. Zé Rosa disse:

    Excelente iniciativa ! Como meu blog é dedicado à Educação, gostaria de republicar esse post lá. Abraços, José Rosa.

    • JCDattoli disse:

      Oh, meu caro Zé Rosa, fique à vontade, como sempre, você que é grande incentivador da minha incursão na blogosfera. Com isso, teremos maior divulgação e vamos atingir um público maior, que é o que interessa especialmente com essa publicação!
      Abs

  2. Sandra Fayad disse:

    Pois é, Dáttoli. Iniciativa louvável. E aqui em Brasília que temos seis longos meses de seca (infelizmente!) uma ideia dessas funcionaria muito bem.

  3. Excelente iniciativa! Quem dera servisse de exemplo a muitas outras cidades. Creio que o maior problema é manter a segurança. Bjs

  4. Estella Cruzmel disse:

    Obrigada,O Bem Viver!

  5. Pingback: Projeto Leitura na Praça | ZÉducando

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s