Música Ontem ao Luar interpretada por Marisa Monte: De arrepiar!

                                    Love song

Trago neste sábado vídeo musical com a cantora, compositora e produtora musical carioca MARISA MONTI, considerada uma das melhores cantoras brasileiras da atualidade. E neste vídeo ela nos brinda com uma primorosa interpretação da antiga Ontem ao Luar, música de autoria de Pedro de Alcântara e Catulo da Paixão Cearense. Essa é uma canção no estilo seresta, belíssima, que pelo seu conjunto de letra e música pode seguramente integrar o rol das obras primas do nosso cancioneiro popular.

De acordo com o site Paixão e Romance, essa música foi composta originalmente em 1907 como polca, com o nome “Choro e poesia”, por Pedro de Alcântara. Posteriormente recebeu letra de Catulo e passou a chamar-se “Ontem, ao luar”. Pedro de Alcântara, carioca, era flautista e compositor. Catulo da Paixão Cearense, que a despeito desse nome era maranhense, nascido em São Luiz – MA, foi um poeta, músico e compositor. Vários cantores interpretaram a canção, sendo os mais destacados Vicente Celestino e Altemar Dutra. Veja mais em http://www.paixaoeromance.com/10decada/ontem_ao_luar/h_ontem_ao_luar.htm.

E por mais que eu soubesse das qualidades de Marisa Monti, sendo um dos seus apreciadores, confesso ter ficado bastante impressionado com essa interpretação, que eu não conhecia. Superou todas as minhas expectativas. Interessante também o fato de que, apesar de o arranjo ter roupagem moderna e trazer a predominância de sons elétricos, com guitarra e teclado, além de uma destacada bateria, o estilo original da canção foi de certa forma preservado e o resultado ficou pra lá de bom!

Curtam este belo momento – vejam no link a seguir:

 

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Músicas. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Música Ontem ao Luar interpretada por Marisa Monte: De arrepiar!

  1. Com certeza, uma interpretação ímpar! Sem palavras para definir a emoção de ouvir essa bela canção, com tanta propriedade e sentimento.
    Bom fim de semana!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s