Ideias do bem – Colaboração pela internet para ajudar/financiar projetos e ações sociais!

                                        Projeto social Francine Piaia

Com agradável surpresa vi interessante matéria, ontem publicada no site Catraca Livre, falando de uma boa ideia – já praticada – para viabilizar projetos, mediante compartilhamento feito por sites específicos na internet, que operam mundo afora. Aliás, muitos desses são brasileiros. Achei uma criação muito bem bolada, pela simplicidade, inteligência e potencial para proporcionar importantes impactos sociais. Aliás, segundo os relatos, diversos projetos já alcançaram êxito.

Traduzindo um pouco mais, trata-se de ação de compartilhamento social, usando a grande rede mundial de computadores, para captar para um determinado projeto/iniciativa: 1. Participação e apoios de naturezas não financeiras, como dedicação, expertise etc. (crowdsourcing), ou 2. Exclusivamente recursos financeiros (crowdfunding). E, pelo visto, os tipos de causas/projetos desenvolvidos com ajuda dessa inteligência são os mais variados, como culturais, artísticos, ajuda a animais, pessoas deficientes, e por aí vai. Penso que esse seja um caminho para viabilizar muita ideia boa e meritória que, na prática, não consegue virar realidade apenas pelas mãos de uma pessoa!

                                           o_terno.croudfunding

Como funciona? Como síntese geral, funciona assim: A pessoa encaminha on-line, para um desses sites, o projeto por ela idealizado, que pode ser uma causa benemérita. A equipe especializada analisa, faz sugestões, ajusta e coloca a demanda no ar, com as condições e sobretudo prazo para que as colaborações do público sejam oferecidas. Aí, é aguardar, divulgar e torcer! Logo, parece ser um processo descomplicado, rápido e que, pelo visto, vem funcionando.

São diversos sites listados, com seus correspondentes links, relatando o propósito da sua criação, quantidade de projetos já realizados/em curso, recursos arrecadados etc. Destes, para ilustrar, destaco o Benfeitoria (http://benfeitoria.com). Transcrevo algumas citações constantes da sua proposta: “Formas colaborativas e inteligentes de dar vida a projetos de impacto”. … “Na prática, desenvolvemos conteúdos e ferramentas para estimular pessoas e instituições a fazerem parte de projetos transformadores, de forma simples e lúdica”. …”Aqui valem iniciativas de qualquer tema ou tamanho, desde que promovam um bem comum. A ideia é transformar interesse coletivo em impacto positivo; pessoas de bem em benFEITORAS!”

Vejam, então, a interessante e inspiradora matéria, com o título “Libanês que tirou mais de 27 mil fotos e virou morador de rua terá livro publicado com ajuda de desconhecidos“, clicando no link a seguir – https://catracalivre.com.br/geral/invencoes-ideias/indicacao/libanes-que-tirou-mais-de-27-mil-fotos-e-virou-morador-de-rua-tera-livro-publicado-com-ajuda-de-desconhecidos/.

Vamos espalhar essa ideia!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Ações sociais e humanitárias, Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Ideias do bem – Colaboração pela internet para ajudar/financiar projetos e ações sociais!

  1. De fato é um projeto bastante interessante. Depois vou lá no link indicado ver mais sobre o assunto. Eu desconhecia. Beijos

  2. Zé Rosa disse:

    Excelente post. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s