Vídeo com discurso precioso de Cantinflas – Para ver e refletir!

Não poderia deixar de divulgar aqui no blog o vídeo de grande significado que recebi de um amigo. Trata-se de discurso do memorável ator mexicano Cantinflas (1911 – 1993), que é parte do filme ‘Su Excelencia‘, uma obra de ficção. Cantinflas, nesse episódio, discursa nas “nações unidas” como embaixador do seu país chamado Los Cocos.

Nada obstante sabermos que se trata de uma ficção, o teor do discurso retratado no vídeo traz um belíssimo apelo por um mundo mais fraterno, humano e em paz, cujas palavras ainda encontram aplicabilidade nos dias atuais, mesmo tendo em conta as alterações geopolíticas ocorridas desde então. Considerando, ainda mais, a brilhante interpretação de Cantinflas, temos um vídeo que merece ser visto e compartilhado amplamente.

Na publicação do vídeo no Youtube, em fevereiro deste ano, vemos o seguinte comentário inserido pelo autor da divulgação aqui no Brasil:

“A mais justa e ponderada visão do Capitalismo vs Socialismo.
A arte quando cumpre o seu papel transcendente é incrivelmente bela e transformadora. Nunca fica desatualizada!
Neste belíssimo discurso, interpretado por um humorista, diga-se de passagem, está traduzida a mais sublime aspiração humana para um mundo melhor, mais fraterno, mais justo e igualitário.
Na minha opinião está apresentada aqui a mais equilibrada e justa visão dos dois sistemas político-econômicos que polarizaram o mundo em nossa era.
Espero que este vídeo suscite naquele que o assiste as mais nobres reflexões.”

Em suma, é um show de argumento, interpretação e encenação. São 19 minutos que valem muito a pena (link a seguir):

 

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir ao próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (levar música ao vivo para casas de idosos é uma das frentes de atuação, iniciada em 2007), além de assegurar espaços na agenda para o exercício do autoconhecimento e para a meditação, no caminho da evolução pessoal permanente . Gosto de ler, de aprender coisas novas, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Filmes, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Vídeo com discurso precioso de Cantinflas – Para ver e refletir!

  1. Sandra Fayad disse:

    Um espetáculo! De fato, basta seguir a Lei que está na frase: “Amai-vos uns aos outros”. Tão simples e tão difícil!

  2. Um dos discursos mais lindos e emocionantes que já ouvi. Valeu a pena! Obrigada por partilhar! Boa semana! Beijos

Deixe um comentário