As reações humanas e suas consequências – O princípio 90 X 10 (reflexão)!

                                               pessoa nervosa

Como você reage quando alguma coisa lhe contraria? Já parou para pensar a esse respeito? Vejam instigante vídeo com reflexões de Stephen Covey sobre a maneira como muitas pessoas reagem “naturalmente” aos acontecimentos que se passam com elas e, por consequência, como o seu dia e o seu destino estará impactado. O autor se baseia no denominado princípio “90 X 10”. Esse princípio nos alerta para os estragos que a nossa reação no emocional, descontrolada, pode acarretar para os outros e mais ainda para nós mesmos. Não resta dúvida de que aperfeiçoar as competências emocionais é fundamental para o bem viver!

Stephen Covey (1932 – 2012), foi escritor norte-americano e autor, entre outros, do famoso livro (best-seller) Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.

Eis o vídeo:

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

10 respostas para As reações humanas e suas consequências – O princípio 90 X 10 (reflexão)!

  1. Silvia Coutinho disse:

    Perfeiiiiiitooooo esse texto Datolli

  2. Nossa! É exatamente assim. Sucessivos acontecimentos desencadeados por uma atitude. Talvez se soubéssemos lidar melhor, o dia fosse mais tranquilo.
    Beijos

  3. JCDattoli disse:

    É isso mesmo, Lúcia. Precisamos melhorar a nossa habilidade para esse tipo de controle!

  4. Sandra Fayad disse:

    Muito bom. Saber e praticar. É a melhor opção.Valeu, Dáttoli! Como certeza você está contribuindo para um mundo melhor, mais harmônico.

  5. Marcello Lopes disse:

    Muito bom! Em verdade esta me parece ser uma versão moderna de um pensamento que li, ainda em minha adolescência, em um livro de Psicologia, cujo autor e título, infelizmente, já não me recordo mais. Dizia, mais ou menos, o seguinte:
    “Eu controlo os meus pensamentos.
    Os meus sentimentos provêm dos meus pensamentos.
    Logo, eu controlo os meus sentimentos.”

    • JCDattoli disse:

      Legal, Marcello. Obrigado pela participação!

      • Sandra Fayad disse:

        O condicionamento físico e mental é um dom e pode ser trabalhado. Deveríamos desenvolvê-lo mais e mais cedo. Nós, os povos ocidentais, somos indisciplinados, imediatistas e, por conseguinte, vulneráveis. Creio que os orientais tem mais vantagens. Penso que os pensamentos e os sentimentos estão interligados, em uma relação permanente de dependência mútua.

      • JCDattoli disse:

        Pois é, Sandra. Mas tenho esperança de que, fundamentalmente em virtude da interconectividade de hoje propiciada pela Internet e demais meios de comunicação, a incorporação de competências comportamentais importantes, como a capacidade reflexiva e a paciência, comuns aos povos do Oriente, possam chegar com maior força e influência por aqui.
        Obrigado por comentar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s