Crescimento pessoal e realização – Texto II

Valores.Imagem

Volto hoje ao tema Crescimento pessoal e realização, iniciado na semana passada, para falar sobre a importância dos VALORES HUMANOS, mais especificamente sobre os valores individuais (ou pessoais), que não devem ser confundidos com os valores organizacionais (ou corporativos), aqueles definidos pela empresa/organização para orientar o comportamento dos seus integrantes. A propósito, você já parou para pensar sobre isso? Quais são os seus valores pessoais? Eles estão claros para você, identificados e escritos?

Em primeiro lugar, vamos entender exatamente do que estamos falando. Valores humanos, ou simplesmente, valores, são as referências, a fonte de inspiração e os balizadores do comportamento e da maneira como agem as pessoas na sua vida cotidiana. Mais pragmaticamente, diria que os valores têm a função de guiar e motivar, fortalecer as relações e, portanto, nortear atitudes e decisões.

Na verdade, a forma como a pessoa se comporta, age, reage no dia a dia reflete os seus valores. Segundo alguns estudiosos, valores são metas que orientam o comportamento da pessoa. Um bom observador consegue inferir, compreender os valores de alguém apenas olhando o seu comportamento, o seu modo de ser e agir. Ainda mais enfaticamente, pode-se dizer que os nossos comportamentos visam atender os nossos valores.

                                                    Imagem livro Brian Tracy E

E para ajudar na compreensão desse tema, recorro ao canadense Brian Tracy, renomado empresário, coach, escritor e palestrante, considerado o coach dos coaches, mais precisamente ao seu fenomenal livro METAS: COMO CONQUISTAR TUDO O QUE VOCÊ DESEJA – MAIS RÁPIDO DO QUE JAMAIS IMAGINOU, Editora Best Seller, Rio de Janeiro 2005. Vou transcrever alguns parágrafos do livro, no capítulo que trata de valores, em que o autor, com extrema propriedade e praticidade, demonstra a importância dos valores como determinante do que a pessoa é (como núcleo da sua personalidade) e como base para a sua realização; ou, se confrontados, causa de infelicidade. Vejam:

“Uma das características mais importantes dos líderes e das pessoas de maior sucesso em qualquer área da vida é que sabem quem são, em que acreditam e o que querem. A maioria das pessoas não tem clareza sobre suas metas, valores e ideais e, por este motivo, avançam e recuam, realizando muito pouco. Os homens e as mulheres que se tornam líderes, em contrapartida, tendo a seu dispor as mesmas aptidões e oportunidades, ou ainda menos, alcançam grandes realizações em tudo aquilo que tentam.

A vida é vivida de dentro para fora.

O núcleo de sua personalidade está em seus valores. Seus valores fazem de você a pessoa que é. Tudo que faz exteriormente é ditado e determinado por seus valores internos, sejam eles claros ou confusos.

Quanto maior clareza tiver a respeito de seus valores internos, mais precisas e eficazes serão suas ações externas.

Os cinco níveis da personalidade

Você pode imaginar sua personalidade pensando em um alvo com círculos concêntricos.

Sua personalidade é composta de cinco círculos, começando no centro, com seus valores, e irradiando-se para fora em direção ao próximo círculo: suas crenças.

Seus valores determinam suas crenças a respeito de si mesmo e do mundo que o cerca. Se você tem valores positivos, tais como amor, compaixão e generosidade, acreditará que as pessoas em seu mundo são dignas desses valores e haverá de tratá-las de acordo com isso.

Suas crenças, por sua vez, determinam o terceiro círculo de sua personalidade: suas expectativas. Se você tem valores positivos, será capaz de acreditar que é uma boa pessoa. Se você se julga uma boa pessoa, esperará que boas coisas lhe aconteçam. Se espera que boas coisas lhe aconteçam, será uma pessoa positiva, alegre e voltada para o futuro. Estará sempre atento ao que há de bom nas outras pessoas e nas situações.

O quarto nível de sua personalidade, determinado por suas expectativas, é sua atitude.

Sua atitude será uma manifestação exterior ou um reflexo de seus valores, crenças e expectativas. Por exemplo: se você tem como valor que é bom viver neste mundo e acredita que terá muito sucesso na vida, estará sempre na expectativa de que tudo que lhe acontece o estará ajudando de alguma forma. Em conseqüência, terá uma atitude mental positiva em relação às outras pessoas e elas, por sua vez, reagirão de maneira positiva. Você será uma pessoa mais alegre e otimista. Será uma pessoa com a qual e para a qual os outros desejarão trabalhar, alguém de quem os outros desejarão comprar e vender, alguém que os outros desejarão ajudar a ter mais sucesso. Por isso, uma atitude mental positiva parece andar de mãos dadas com grande sucesso em cada setor da vida.

O quinto círculo ou nível de vida é o de suas ações. Suas ações no mundo exterior serão, em última análise, um reflexo de seus valores, crenças e expectativas mais entranhados. Por isso, aquilo que realiza na vida e no trabalho será mais determinado pelo que acontece dentro de você do que por qualquer outro fator.

Seu exterior será como seu interior.

Quase sempre, é possível saber como as pessoas pensam examinando as condições de suas vidas.

Uma pessoa que internamente é positiva, otimista e voltada para as metas e o futuro quase sempre desfrutará de uma vida feliz, bem-sucedida e próspera. Aristóteles disse que o objetivo final da vida humana é encontrar a felicidade. Você é capaz de se sentir mais feliz que nunca quando aquilo que está fazendo é coerente com seus valores internos. Quando está vivendo em perfeita sintonia com aquilo que considera bom, direito e verdadeiro, automaticamente você se sentirá feliz e positivo consigo mesmo e com seu mundo.

Suas metas precisam ser coerentes com seus valores e seus valores precisam ser coerentes com suas metas. Por isso, a definição clara de seus valores freqüentemente é o ponto de partida para grandes realizações e desempenhos ideais. Para a definição clara dos valores, é necessário que você examine atentamente o que realmente é importante em sua vida. Você passa, então, a organizar toda a sua vida em torno desses valores.

Qualquer tentativa de viver de uma forma que vá de encontro aos valores que cultiva internamente provocará estresse, negatividade, infelicidade, pessimismo e até mesmo raiva e frustração. Portanto, sua maior responsabilidade consigo mesmo na criação de uma vida de felicidade e abundância consiste em alcançar absoluta clareza a respeito de seus valores em tudo o que faz. “

“Cristalize seus valores em cada área de sua vida. Escreva-os. Pense em como se comportaria se vivesse de acordo com esses valores, e se recuse a comprometê-los, seja por que motivo for.

Uma vez que tenha assumido total responsabilidade por sua vida e por tudo o que lhe acontece, criado uma imagem ideal de seu futuro perfeito e definido com clareza seus valores, estará pronto para começar a estabelecer metas claras e específicas em cada área de sua vida. Você se encontra, agora, na rampa de lançamento, pronto para alçar vôo em direção às estrelas.”

“DEFINA SEUS VALORES

1. Faça uma lista dos três a cinco valores mais importantes em sua vida atualmente. Em que você realmente acredita e aposta?

2. Por quais qualidades e valores você é mais lembrado, atualmente, entre as pessoas que o conhecem?

3. Quais são os valores que considera mais importantes em seu relacionamento com as outras pessoas?

4. Quais são seus valores a respeito de dinheiro e sucesso financeiro? Você os pratica diariamente?

5. Descreva como seria uma pessoa ideal, aquela que mais gostaria de ser se não tivesse limitações.

6. Escreva seu próprio obituário, para ser lido aos amigos e parentes em seu funeral, exatamente como você gostaria de ser lembrado.

7. Qual a mudança que você poderia adotar, hoje, em seu comportamento para ajudá-lo a viver em maior harmonia com seus valores?”

“Existe uma relação direta entre o grau de clareza que você alcançou a respeito de quem é e o que quer e praticamente tudo o que consegue na vida.”

“Os homens e mulheres de sucesso investem o tempo necessário para desenvolver uma clareza absoluta sobre si mesmos e o que realmente querem, como se estivessem traçando uma planta detalhada de um prédio antes de começar a construção. A maioria das pessoas simplesmente se atira na vida como um cão perseguindo o carro que passa e ainda fica se perguntando por que nunca consegue alcançar nada nem manter nada que realmente valha a pena.”

Estou certo de que, diante desse conteúdo e esclarecimentos, fica bem mais perceptível a importância dos valores na estruturação de uma vida conseqüente, objetiva e realizadora.

E isso deverá ficar ainda mais entendido e reforçado no próximo texto, dando sequência a esse ciclo de abordagens sobre ‘Crescimento pessoal e realização’, oportunidade em que tratarei sobre Objetivos e Metas.

JC Dattoli, 11/agosto/2014.

 

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Motivação e crescimento humano. Bookmark o link permanente.

6 respostas para Crescimento pessoal e realização – Texto II

  1. Tudo que foi escrito, tem fundamento. O que acho mais difícil é exatamente, dar o primeiro passo. Muitas pessoas são indecisas e temem qualquer mudança. Outras precisam de estímulo e esse reforço sempre ajuda.
    Parabéns pela matéria! Gostei muito. Beijos
    Ah! Enfim estou conseguindo comentar.

  2. Gardenia Rocha disse:

    Textos muito bons, tanto o seu quanto o texto transcrito do livro Metas. Gostei especialmente do parágrafo que trata do quarto nível de personalidade: atitudes.

  3. JCDattoli disse:

    Valeu, Gardênia, por estar conosco no blog e pelo comentário!
    Obrigado!

  4. JO DEPRÁ disse:

    Muito Bom o texto… Publique sempre…. Sou Coach e muito Fã de Brian Tracy….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s