As virtudes do ABRAÇO!

O texto abaixo transcrito fala com grande propriedade sobre o abraço, o que ele representa e sobretudo as suas virtudes. Abraçar e sentir-se abraçado é sem dúvida uma atitude humana das mais simbólicas e efetivas em termos de fraternidade, de generosidade e de amor que se pode transmitir ao outro!

O curioso é que este texto maravilhoso não tem autoria conhecida, a exemplo de outros que tenho recebido da rede de amigos. Algum ser iluminado teve essa inspiração e deixou para o nosso proveito! 

As virtudes do abraço

“Já se comprovou que todos necessitamos de contato físico para nos sentirmos bem, e uma das formas mais importantes de contato físico é o abraço.

O contato físico entre pais e filhos é a base para um relacionamento cheio de harmonia e compreensão.

Quando nos tocamos e nos abraçamos, levamos vida aos nossos sentidos e reafirmamos a confiança nos nossos próprios sentimentos.

Algumas vezes NÃO encontramos as palavras adequadas para expressar o que sentimos; o abraço é a melhor maneira.

Há vezes que não nos atrevemos a dizer o que sentimos, seja por timidez ou porque os sentimentos nos avassalam; nesses casos pode-se contar com o idioma dos abraços.

Os abraços, além de nos fazerem sentir bem, empregam-se para aliviar a dor, a depressão e a ansiedade.

Provocam alterações fisiológicas positivas em quem toca e em quem é tocado.

Aumenta a vontade de viver aos enfermos.

É importante saber que:

Os abraços são necessários para o desenvolvimento, manter-se são e para crescer como pessoa.

O que nos dá um abraço?

PROTEÇÃO  – sentir-se protegido é importante para todos, mas é ainda mais importante para as crianças e os mais velhos, que frequentemente dependem do amor de quem os rodeia.

SEGURANÇA – todos necessitamos nos sentir seguros. Se não o conseguimos, atuamos de forma ineficaz e as nossas relações interpessoais declinam.

CONFIANÇA – a confiança faz-nos avançar quando o medo se impõe ao nosso desejo de participar com entusiasmo em algum desafio da vida.

FORÇA – quando transferimos a nossa energia com um abraço, as nossas próprias forças aumentam.

SAÚDE – o contato físico e o abraço partilham uma energia vital capaz de sanar ou aliviar enfermidades

AUTO-VALORIZAÇÃO – através do abraço podemos transmitir uma mensagem de reconhecimento do valor e excelência de cada indivíduo.

‘O ABRAÇO SALVADOR’:

               o abraço salvador

Esta é uma fotografia de um artigo das «Selecções», que se chama ‘O abraço salvador’ e relata um episódio da vida de duas gémeas, cujos primeiros dias foram passados em suas respectivas incubadoras, sendo que para uma delas não havia esperança de que sobrevivesse.

A enfermeira chefe da unidade, contra todas as regras existentes, decidiu juntar as duas irmãs, e aquilo que aconteceu foi verdadeiramente espantoso e comovente: a bebé que se encontrava bem, abraçou a sua irmãzinha moribunda, conseguindo, com o calor do seu corpo, o milagre de lhe regular a temperatura e pulso, o que permitiu estabilizar o ritmo cardíaco da sua gémea…

Aqui fica este testemunho da importância de um abraço e do bem que este pode fazer.

Já abraçaste alguém hoje?”

(Fonte e autoria desconhecidas. O texto pode ser encontrado por busca em sites de pesquisa na Internet).

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Meditação e Espiritualidade, Saúde. Bookmark o link permanente.

5 respostas para As virtudes do ABRAÇO!

  1. Lucimar Beier disse:

    Atitude preciosa e gratuita. Maravilha!!!

  2. Pingback: O Poder do Abraço! | O Bem Viver

  3. Pingback: Abraço – escreversonhar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s