Um pequeno vídeo com uma grande lição!

O vídeo abaixo revela uma situação real do cotidiano, da vida agitada, dos comportamentos e reações quase no “automático”, mesmo quando a situação envolve uma aproximação e um pedido de alguém por um pouco de comida. É o retrato da frieza, do distanciamento humano que acabamos incorporando automaticamente, fruto do ritmo dessa “vida moderna”.

E o curioso, ou chocante, é perceber que os menos favorecidos, ou mais necessitados, demonstram maior compreensão e compaixão. Eu acredito que você, como aconteceu comigo em diversas oportunidades em andanças por regiões pobres do nordeste brasileiro e da África, já tenha percebido comportamentos que confirmam o que o vídeo nos mostra. E a mensagem final da produção é: “Solidariedade não é dar o que sobra, é dar o que falta!” 

Vejam no link abaixo. As imagens do vídeo estão com qualidade sofrível, mas o importante é que a mensagem não fica prejudicada. Vale a reflexão!

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Ações sociais e humanitárias, Vídeos diversos. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Um pequeno vídeo com uma grande lição!

  1. Zé Rosa disse:

    Excelente vídeo, excelente mensagem !!!

  2. andrea disse:

    Que lindo o video, valeu muito pela mensagem… Realmente a caridade vem de doar o que precisamos.

  3. Marcello Lopes disse:

    Mergulhados em sua própria vida, as pessoas perdem a capacidade de perceber o próximo.
    Julgando o mérito daquele que roga por um alimento ou esmola, as pessoas esquecem-se de julgar a si mesmas.
    Realmente, estamos em uma escola e ainda temos muito que aprender.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s