A vida é feita de escolhas!

Encontrei o texto A vida é feita de escolhas, da psicóloga Ana Carolina Diethelm Kley, que a seguir transcrevo, com abordagem interessante e muito pertinente a respeito de fazer escolhas, de tomar decisões, bem a propósito do post que fiz ontem, com o título Praticando o Desapego. Vale a reflexão!

“A vida é feita de escolhas 

Outro dia, essa frase bem conhecida me passou pelos olhos e me fez pensar:bem clichê e bem verdade, não?
Mas e como ficam as pessoas que tem dificuldade de escolher, de tomar decisões? Afinal, essa frase serve para todo mundo, inclusive pra elas.
Deixamos de tomar decisões por vários motivos: medo da responsabilidade de se decidir, não querer optar apenas por uma saída (e deixar de usufruir dos benefícios das outras possibilidades), por não conseguir decidir qual o melhor caminho, por medo de errar.
Seja lá pelo motivo que for, uma coisa é certa: ao não se posicionar, você já escolheu. Escolheu permanecer na inércia e isso tem um preço, como toda decisão.
Eu sei que, muitas vezes, temos a impressão de que estamos apenas postergando uma decisão ao não escolher, mas penso que, às vezes, essa impressão é falsa e o fato é que sofremos as consequências dessa “não escolha”.
Se procurarmos a opção perfeita (leia-se aquela que não tem custos ou desvantagens, que deixará todos felizes, que não dará trabalho), nunca vamos nos posicionar e, deste jeito, escolhemos viver ao balanço da vida, da vontade dos outros, das circunstâncias. Fora outros custos como insatisfação, falta de resultados, tristeza, indiferença.
Existem técnicas para facilitar a análise das possibilidades. Então, antes de optar (ou de deixar a questão de lado), pare para pensar, pois isso pode te dar uma ideia mais clara do que perde e do que ganha escolhendo uma opção ou não escolhendo nenhuma.”
(Fonte – http://anacarolinakley.blogspot.com.br/search/label/comportamento).
Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

3 respostas para A vida é feita de escolhas!

  1. Eliana Ornellas disse:

    Fantástica, uma lição de vida!

  2. Sandra Fayad disse:

    Quanto a esse tema, penso que fazer escolhas tem a ver com fases da vida. Quando jovens fazemos múltiplas escolhas, algumas incoerentes, outras antagônicas – e erramos muito; depois fazemos escolhas de forma mais cuidadosa, porque sabemos que não podemos mais errar; finalmente, evitamos fazer escolhas para nos preservarmos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s