Reflexões sobre o desastre de ontem na Copa (7 x 1) – Crise e Oportunidade

Gostaria de refletir um pouco sobre a crise originada pela avassaladora vitória da seleção Alemã sobre a seleção Brasileira, no dia de ontem (8 de julho), pelo inacreditável placar de 7 X 1, em jogo válido pela Copa do Mundo de Futebol que ocorre exatamente aqui no Brasil. Sem dúvida, os brasileiros estão impactados de alguma forma, uns mais outros menos, e ainda tentando absorver o golpe. O sentimento é o de uma ressaca nacional!

De repente, bastou transcorrer metade do primeiro tempo do jogo para que tudo fosse por terra. E veio a surpresa, o choque, as pessoas não acreditavam no que estavam vendo, o choro, o desespero, a decepção… A esperança dos brasileiros com o “hexa” se perdeu em minutos e com um golpe muito doído. Não por acaso em tais circunstâncias, de imediato se apontam mazelas e, diante do estrago e das repercussões de toda ordem, internas e externas, uma crise – talvez sem precedentes na história do nosso futebol – emerge com toda força e já está instalada, reverberando por todos os meios de comunicação. É óbvio que os brios do nosso povo, amante do futebol como poucos no mundo, estão compreensivelmente abalados.

Contudo, vamos buscar neste momento a serenidade e a racionalidade, até porque a seleção canarinho não inspirava assim tanta confiança pelo que demonstrara nos jogos anteriores. O inesperado (ou surpreendente) já aconteceu e sobre ele não temos mais domínio. Agora, é pensar daqui pra frente, tirar aprendizados e buscar fortalecer o mais destacado e apaixonante esporte nacional que é o futebol. A situação é de crise, sem dúvida, mas também de oportunidades, como nos ensina a sabedoria universal. Assim, cabe reconhecer essa crise e enfrentá-la com competência, firmeza, profissionalismo e mente aberta, olhar o que se faz de melhor (e mais nobre) com e pelo futebol mundo afora, especialmente buscando aprimorar os aspectos administrativos e os comportamentos éticos que, como sabemos, temos sérias fragilidades por aqui. E é com a motivação proporcionada pela crise que surgem as mudanças necessárias, as quais em condições de normalidade são proteladas ou acomodadas. É assim mesmo que a humanidade funciona e avança. A minha esperança é que a oportunidade desta crise seja abraçada pelas instâncias constituídas e um novo tempo para o futebol brasileiro, virtuoso e livre das mazelas existentes e há muito reclamadas, seja efetivamente inaugurado. Vou esperar com otimismo!

E no ensejo dessas reflexões, é oportuno relembrar o que disse a respeito de crise o notório Albert Einsten, físico alemão que desenvolveu a teoria da relatividade geral (1879 – 1955), a seguir transcrito, cujos pensamentos estão disponíveis na Internet: 

A crise segundo Einstein

 “Não pretendemos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo. A crise é a melhor benção que pode ocorrer com as pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo sem ficar ‘superado’.

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis. Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito. É na crise que se aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la, e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar para superá-la.”

“Em momentos de crise, só a imaginação é mais importante do que o conhecimento”.     

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

Uma resposta para Reflexões sobre o desastre de ontem na Copa (7 x 1) – Crise e Oportunidade

  1. Sandra Fayad disse:

    Essa sua crônica é uma contribuição de grande valia nesta hora de variados sentimentos que dominam a população brasileira. De fato, é um momento de crise a ser trabalhado no sentido de busca da harmonia e da paz. O texto do cientista e filósofo, Albert Einstein, é inspirador e vem de encontro à necessária retomada de posição e redirecionamento de ações.
    Particularmente, e de forma simplória, penso que a equipe alemã se preparou para enfrentar um leão feroz, cheio de artimanhas e, quando se viu em confronto com a seleção brasileira, descobriu que esta não passava de uma formiga, fácil de esmagar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s