Sobre Sabedoria!

Quero falar hoje sobre sabedoria, ou mais precisamente sobre sabedoria humana, esta que é uma virtude a ser permanentemente buscada ao longo da nossa existência, em especial quando pensamos no bem viver e na virtuosidade do ser humano. Esse tema não é simples e se apresenta sob múltiplos enfoques. Se formos olhar, existem referências e abordagens sobre sabedoria desde a antiguidade, por exemplo, pelos pensamentos dos filósofos gregos, passando pelas escrituras bíblicas, seguidos pelas reflexões, conceitos e exemplificações elaboradas por muitos pensadores, filósofos, escritores e poetas, do oriente ao ocidente, ao longo dos séculos e até os dias atuais.

Para subsidiar as reflexões acerca do assunto, selecionei alguns comentários e pensamentos mais recentes tratando de sabedoria – e de ser sábio – que me pareceram bem elaborados e de grande valia, a seguir transcritos:

Comentários em dez tópicos sobre sabedoria de vida:

1 A sabedoria leva-nos a aceitar as coisas dentro de uma lógica pré-estabelecida pelo universo e tudo o que está acima de nossa compreensão.

2 > Há situações na vida que não tem conserto! É melhor jogar tudo fora e começar do zero. Isto é sabedoria – recomeçar!

3 > A sabedoria é aprender! Sempre é positivo aprender com as dificuldades. Os problemas são oportunidades de aprendizado. A vida será muito melhor se aprendermos com os problemas. Viver é enfrentar desafios. A vida é um constante aprendizado.

4 > O sábio descobre que não tem dinheiro para pagar as contas e dívidas. O que fazer? Ele aprende a cortar os gastos; Aprende a gastar de acordo com seus rendimentos; Aprende a ser humilde para negociar com seus credores; E aprende a buscar mais alternativas de um ganho maior.

5 > O sábio não joga no outro a responsabilidade por suas dificuldades.

6 > Ser sábio é manter sempre acordado e esperto para evoluir.

7 > Agir com sabedoria é perdoar sempre! Carregar ódio de alguém não é ser sábio.

Uma dica importante e fundamental: “Nunca odeie o que lhe traz algum problema, ele é somente o professor. Resolva a dificuldade e agradeça a essa pessoa pela oportunidade de evoluir”. Faz parte da capacidade humana e da personalidade ter ciúmes, inveja, mágoas e ressentimentos, mas não podemos deixar que esses sentimentos tomem conta de nossos corações. Precisamos liberar com o perdão! Ser amargurado não é portar-se como sábio. Perdoar é saber definir o íntimo e o caráter. Perdoar é sempre bom, por maior que seja a dor e o sofrimento. Perdoar é ter a consciência tranqüila.

8 > A sabedoria é compreender! Agir como sábio e ser compreensivo e ser generoso!

9 > A sabedoria leva-nos a realizações de sonhos. É fundamental estar de coração limpo, deixar no passado às mágoas e os ressentimentos e tudo o que impede de trabalhar para realizar nossos sonhos.

10 > A sabedoria é vencer na vida e nunca ser derrotado pelas circunstâncias.”

(Fonte: http://sandrocalhiari.blogspot.com.br/2012/09/a-sabedoria-da-vida.html).

 

O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.” (Cora Coralina, poetisa, 1889 – 1985).

 

“Ser sábio não significa ser perfeito, não falhar, não chorar e não ter momentos de fragilidade. Ser sábio é aprender a usar cada dor como uma oportunidade para aprender lições, cada erro como uma ocasião para corrigir caminhos, cada fracasso como uma chance para recomeçar. Nas vitórias, os sábios são amantes da alegria; nas derrotas, são amigos da interiorização.” (Augusto Cury, médico, cientista e escritor, no livro Ansiedade – como enfrentar o mal do século, Ed. Saraiva, pg. 49).

 

 

 

 

 

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em Frases célebres, Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Sobre Sabedoria!

  1. Celeste disse:

    Sabedoria é procurar estar de bem com a vida e viver cada momento como se fosse o último, perdoar e amar e outro como um irmão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s