Reflexões sobre liderança!

O tema liderança, pela sua relevância e essencialidade para a condução de qualquer tipo de agrupamento humano, sempre esteve no meu foco de atenção, sendo, portanto, um dos meus itens de leitura e reflexão permanentes. Aliás, pensando mais amplamente, diria que as lideranças estão por aí, nos mais diversos ambientes, e por elas todos somos impactados de uma forma ou de outra, com maior ou menor intensidade.

Com efeito, rebuscando os arquivos e acervos inspiradores que guardo ao longo do tempo, com o maior carinho, encontrei hoje um interessante registro que elaborei há exatos dez anos (e me pareceu tão recente!), a respeito de texto SOBRE LIDERANÇA elaborado por uma freira, Irmã Edeltraut, alemã radicada no Brasil. Tive o privilégio de conhecer essa freira em um seminário para executivos de que participei em São Paulo. Naquela época, ela atuava como diretora de um hospital municipal na cidade de Barbalha-CE. O referido texto, distribuído durante o evento, chamou a atenção de todos ao revelar que a sua autora, pessoa da área religiosa e de comportamento humilde, demonstrava profundo entendimento sobre o papel a ser exercido por um líder, nas suas variadas dimensões (na família, nas comunidades, nas organizações com ou sem fins lucrativos), ao tempo em que nos ensinava que bons valores, invejável inteligência e até mesmo sabedoria não estão restritos a poucos, aos mais afortunados ou a moradores dos grandes centros.

Para que possam perceber do que estou falando, selecionei alguns trechos do belo texto da Irmã Edeltraut, refletindo SOBRE LIDERANÇA, a seguir transcritos:

             “ Na nossa ótica, cada um de nós é um líder, seja em casa, entre os amigos, na empresa, onde quer que Deus nos tenha colocado. Isso nos dá um certo conforto. No entanto, isso nunca deve nos dar qualquer sensação de infalibilidade. Não somos infalíveis, mesmo como líderes.

            … Nenhum coração que busca coisas sublimes realiza algo superior se não encontrar eco num outro coração. Por isso, podemos dizer que não há riqueza maior do que ser gente, ser pessoa humana e usufruir do intercâmbio com outros seres humanos.

            … O líder é aquele que tem seguidores. É aquele que consegue convencer alguém de suas idéias. … A liderança é uma qualidade que se aperfeiçoa sem cessar e não tolera fraquezas.

            … Ser uma pessoa de visão. E a visão nasce da missão. Ter autoridade. Ter exemplo. Ter disciplina e domínio de si. … Não admite mediocridade, mantém sempre a simplicidade. … É uma grandeza de espírito, daí surge a retidão do líder no seu agir.

            … Há distorções nos relacionamentos, então o perdão é necessário para que haja uma reconciliação. Amar sempre.  O perdão é o conceito cristão mais antigo, mais profundo e mais rico que podemos imaginar.

            … Liderar é a arte de despertar nos outros a vontade de fazer. Seja um amigo da mudança, seja um entusiasta, arrisque-se realizando grandes coisas.

            … Concluo dizendo-vos que somos responsáveis pela transformação e pelo futuro do mundo. Devemos ser líderes onde quer que estejamos. “

Anúncios

Sobre JCDattoli

Este blog foi idealizado para compartilhar reflexões e discussões (comentários, frases célebres, textos diversos, slides, vídeos, músicas, referências sobre livros, filmes, sites, outros blogs) que contribuam para a realização e o crescimento do ser humano em toda a sua essência e nas dimensões pessoais e profissionais. Almejo que o ser humano se mostre cada vez mais virtuoso, atento e disposto a servir o próximo em cada momento da sua existência. Atuei profissionalmente por quatro décadas, com bastante intensidade, nas áreas pública e privada. Ocupei de cargos técnicos a postos de chefia e direção. Neste novo momento, pretendo ajudar pessoas a atingir outros patamares na vida – e na profissão. Dedicarei parte do tempo para ações sociais/humanitárias (acabo de retomar o projeto 'música para idosos'), além de assegurar espaços na agenda para reflexões e meditações. Gosto de ler, de praticar atividades físicas e de cantar-tocar violão. A família e as amizades são preciosas matérias-primas na construção do bem viver. Apesar das incongruências, desencontros e descaminhos humanos, tenho por missão dedicar-me mais e mais às pessoas como contributo para um mundo verdadeiramente melhor!
Esse post foi publicado em O ser humano no contexto das organizações, Sem categoria e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Reflexões sobre liderança!

  1. Arnaldo disse:

    Muito interessantge, /dattoli. /Me tocou especialmente a frase ” ser líder… é despertar nos outros a vontade de fazer “. Inspirar. Motivar. Nos tempos que vivemos no Brasil, infelizmente temos sentido a falta de líderes, sobretudo na política, que há anos no deixa órfãos e desesperançados. Pior, os “líderes” que temos nos trazem maus exemplos e fortalecem a crença de que o Brasil não tem jeito, não é um País sério, um bando de “vira latas” buscando cada qual levar a maior vantagem possível. Boa sorte nessas reflexões com esse blog!
    grande abraço
    Arnaldo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s